Bonjour, ontem finalmente o Lusitano foi dar uma volta para esticar as peles. E de conversa com o meu amigo/mecanico que tem como lema "TUDO É POSSIVÉL DE SE FAZER DESDE SEJA BEM FEITO" veio à conversa um motor mais moderno e com melhores prestações. Ele que está agora a entrar na mecanica dos UMM's (a cobaia é o lusitano), desconhecia estes motores nos UMM's mas falei-lhe que era algo muito complicado e caro de fazer, que alem da bolacha da cloche era preciso muta mais coisa, mas que infelizmente não lhe soube dizer porque não eonctro dados comcretos so tal.
Assim voltamos ao cyber espaço e começamos a investigar outras possiveis hipoteses para aplicar outro motor. O que não está facil. Ele colocou-me a hipotese de colocar a mecanica toda de um Patrol de 4 cilindros, mas não é uma opção para mim. quero manter tudo e apenas trocar o motor. Então desde ver motores indenor 3000cc de 6 cilindros em linha até a de colocar um motor de um 306 1900cc TDI se colocou, mas voltas e meias voltas as hipoteses que encontramos foram. O motor 2500 td que vem equipado nos peugeot 605 SVDT/ citroen XM, ou o motor mais antigo que é o do CX 25 rd turbo 2 (palllas), na altura o motor diesel a bater o recorde de velocidade ponta que salvo erro tinha 120cv.
O do peugeot 605 pelo que li é um motor com 110 cv e com uma mecanica mais basica, o que optimo para as nossas maquinas, que quanto menos electronica tiver melhor.
O do pallas, não consegui dados concretos a não ser que são bastante fiavéis.
A pergunta que fico é:
Alguém do forum tem dados concretos sobre estes modelos que possa servir de apoio. Estou disposto a colocar o meu UMM no tubo de ensaio e começar a esmiuçar a coisa. Nem que faça uma replica dos que tem o motor dos BMW's.
A ideia é que envolva custos mais reduzidos em comparação ao que se diz sobre o 2.1 TD e também ficar aqui tudo registado para futuros UMMistas que queram fazer o mesmo.
PS: os motores 2500 TD do 605 por aqui são caros, mas nos "nuestros hermanos" há muito disso e com preços nas sucatas muito bons e garantia de 6 meses.