• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor Peugeot/Citroen 2.1 TD

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Boa tarde,

Por curiosidade por um lado e por já andar a pensar nisto a algum tempo, gostava de vos perguntar se é necessário algum tipo de alteração para passar de um motor 2.5 turbo para um de 2.1TD igual ao que equipa os Alter II de 2000?

Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Andas desatento!

Vê o restauro da PETERTUMBLE! Faz falta alterar a coloche, ou então criar uma peça que faça a "ponte" entre a coloche e o motor.

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Pelo que sei é preciso mandar fazer uma falange para permitir o acoplamento da caixa de velocidades ao bloco desse motor, a linha de escape também muda, e há mudanças a fazer ao nível da parte eléctrica...

Isto é apenas o que sei, porque já vi um UMM que tinha sido sujeito a uma alteração dessas, pouco poderei acrescentar.

O UMM que falo teve inclusive de ser mexido nas chapas de protecção que estão sobre as caixas de velocidades e sob a shaufagem, foram alargadas para dar mais espaço ao motor.

Cumprimentos.

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Eu vi o restauro da Petertumble, mas como o bicho já trazia o motor não percebi muito bem se eles fizeram algum tipo de alteração.

Como tal precisava de saber, quase passo a passo pois estou a pensar meter um no meu. Não é algo que vá fazer já, pois primeiro há que tratar da ferrugem, mas queria-o fazer ainda este ano, ou no próximo, tudo depende dos €€€ que tenha disponiveis no momento. Mas se souber os procedimentos depois torna as coisas mais fáceis.

Obrigado pelas informações presentes e futuras.

Abraço

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boa tarde

Penso que é uma alteração um pouco pesada €€€€€.

Nem falo das alterações a nível mecânico com caixa de velocidades, e tudo o demais que terá de ser adaptado. Só anível de motor terás de adquirir um de confiança (coisa dificil). Se te vais meter num sucateiro todos são bons e trabalham bem e depois de montados é uma sorte que normamlmente não corre bem e assim sucessivamente....

Tens problemas de motor no teu bicho que te faça avançar sem paraquedas numa aventura destas ???
É que se me disseres que o teu motor está todo lixado ainda compreendo, agora se estiver bom e for só trocar por trocar, (bem sei que o 2.1 é mais económico, mas vais andar para aí uns 10 anos para amortizar o dinheiro investido na alteração).

Cada um é que sabe as linhas com que se coze, mas que vai custar um pouco €€€ lá isso vai....

Abraço
Vitor Rato

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Nao sou a pessoa mais indicada para te responder a tua pergunta mas acho que em algumas coisas te posso ajudar!

O motor 2.1 nao é so chegar e montar!

Tem que levar a coloche para conseguir adaptar às caixas normais, tens que ter em atençao a rotaçao do motor que nao sei se é a mesma, o tamanho, a instalaçao electrica.

Até tudo parece normal. Depois tens que ver tudo o resto, bomba de vacuo, bomba de direcçao assistida, radiador, escape etc etc... tudo isto sao alteraçoes que têm que ser feitas.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter 2000
16-06-2000

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
é aquela alteração que nos trazia para um mundo de motores mais actuais!
não ponho em causa os nossos motores, mas...em termos de prestações vs consumos....
são motores mais à fente!

pelo que sei....um dos principais obestáculos é logo a coloche que faz a ligação motor caixa de velocidades...que tem preços...elevadíssimos!!
pois os motores 2.1 td nem são assim tão caros quanto isso...

mas..acho que a comunidade se devia aplicar em tentar arranjar algum tipo de motor mais actual que desse, de forma viavel, para as nossas máquinas nunca parerem!

:)

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Bem, obrigado pelas informações. Estou a ver que vai sair caro.

Se calhar vou mandar abrir o motor e mudar algumas coisas e deixo-me de loucuras:)

Mais uma vez, obrigado:)

Abraço

Registo
26 Out 2007
Ola
Olhem quando começar o restauro do meu longo Vulgo Zebra vou postando fotos depois vou ver como e o sistema de coloche etc etce vou pondo aqui mas e uma beca dificil

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
ou.....
é sempre porreiro poder contar com alguém que já tem o trabalho feito que se disponibiliza a ajudar..................

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Bonjour, ontem finalmente o Lusitano foi dar uma volta para esticar as peles. E de conversa com o meu amigo/mecanico que tem como lema "TUDO É POSSIVÉL DE SE FAZER DESDE SEJA BEM FEITO" veio à conversa um motor mais moderno e com melhores prestações. Ele que está agora a entrar na mecanica dos UMM's (a cobaia é o lusitano), desconhecia estes motores nos UMM's mas falei-lhe que era algo muito complicado e caro de fazer, que alem da bolacha da cloche era preciso muta mais coisa, mas que infelizmente não lhe soube dizer porque não eonctro dados comcretos so tal.

Assim voltamos ao cyber espaço e começamos a investigar outras possiveis hipoteses para aplicar outro motor. O que não está facil. Ele colocou-me a hipotese de colocar a mecanica toda de um Patrol de 4 cilindros, mas não é uma opção para mim. quero manter tudo e apenas trocar o motor. Então desde ver motores indenor 3000cc de 6 cilindros em linha até a de colocar um motor de um 306 1900cc TDI se colocou, mas voltas e meias voltas as hipoteses que encontramos foram. O motor 2500 td que vem equipado nos peugeot 605 SVDT/ citroen XM, ou o motor mais antigo que é o do CX 25 rd turbo 2 (palllas), na altura o motor diesel a bater o recorde de velocidade ponta que salvo erro tinha 120cv.

O do peugeot 605 pelo que li é um motor com 110 cv e com uma mecanica mais basica, o que optimo para as nossas maquinas, que quanto menos electronica tiver melhor.

O do pallas, não consegui dados concretos a não ser que são bastante fiavéis.

A pergunta que fico é:

Alguém do forum tem dados concretos sobre estes modelos que possa servir de apoio. Estou disposto a colocar o meu UMM no tubo de ensaio e começar a esmiuçar a coisa. Nem que faça uma replica dos que tem o motor dos BMW's.

A ideia é que envolva custos mais reduzidos em comparação ao que se diz sobre o 2.1 TD e também ficar aqui tudo registado para futuros UMMistas que queram fazer o mesmo.

PS: os motores 2500 TD do 605 por aqui são caros, mas nos "nuestros hermanos" há muito disso e com preços nas sucatas muito bons e garantia de 6 meses.

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá, O motor do peugeot 605 2.5 td, é o mesmo que equipa o alter 2 turbo.

UMM abraço
Samuel Sousa

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
quote:Originally posted by Samuel

UMM abraço
Samuel Sousa

Mesmo estes ultimos modelos? O motor que doi usado entre 1995 e 2000, o trubo D. Sei que é motor psa, tambem vem nos XM's

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha tenho aqui um alter 2000 que vem equipado com o 2,1td 12 valvulas do 605 do xantia e mais uns quantos carros o que da mais trabalho a meu ver e se comprares um motor 2,1 com centralina da pano para mangas a modificaçao se comprares um destes mas com bomba bosch que andam para ai entao ja e outra historia agora tens dxe fazer umas modificaçoes boas tanto na caixa como no chassi para ficar como deve ser esta semana vou meter umas fotos da coloche e pormenores mais serios da dita caixa de 5 do alter 2000

Pedro Marques

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by Camponês

quote:Originally posted by Samuel

UMM abraço
Samuel Sousa

Mesmo estes ultimos modelos? O motor que doi usado entre 1995 e 2000, o trubo D. Sei que é motor psa, tambem vem nos XM's

Destes anos com 2.5, não estarás a fazer confusão? O 2.1 PSA apareceu para aí em 91 ou coisa que o valha e o 2.5 ficou de parte. Estou a namorar um 605 SVDT de 93 com o 2.1. No XM a mesma coisa, antes dos hdi o maior motor diesel foi o 2.1.

"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Registo
26 Out 2007
o motor e o XUD 11 ate do 605 etc

Pedro Marques

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Pedro esse é o que tens no teu Zebra 2.1TD, o 2.5TD é do que o Mário diz, DK5ATE.

Encotrei este site em PDF sobre o xud11 (pag 8), não sei se serve de ajuda para os entendidos na materia, mas fica aqui a intenção!

http://www.citrotech.se/data/pdf/xm/manual/0_XM.000-00-10.pdf

Também estive pesquisei em sites franceses sobre o aquecimento dos 2.5, há quem diga que aquecem, há quem não, mas há quem diga que é por não lhe mudarem a bomba de agua a tempo e horas.

Top Inferior