• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor para UMM alter II 2.5 D de 90

arturpinto

Iniciado
Registo
1 Jan 2011
Pessoal gostaria de saber se um dia mais tarde se e possivel colocar outro tipo de motor no meu Tractor....

Um motor mais silencioso
Um motor com turbo
Um motor mais recente

Tipo um motor de pegueot ....tipo um 2.2 HDI com 140 cv. (Jumper)

é possivel? se for ...para que preços serão, ou existe outras alternativas

Abraço UMMistas

Artur Pinto

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Possível, tudo é possível, desde que haja dinheiro e engenho... Mas a alteração mais "fácil" é por um TD 2100 que equipou os alter 2000

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas amigos,

Pois a questao não é a diiculdade de adaptar lá outro motor porque no UMM espaço é coisa que nao falta, o verdadeiro problema é legaliza-lo, e eu para andar com outro motor e andar sempre a espera que me apreendao o carro já que o uso diariamente, prefiro andar com o velhinho indenor barulhento mas trabalhador.
Peço desculpa pela intromição mas nao quis deixar e dar a minha opiniao.

AbraçUMMs
JLeal=)

L

LTmaverick

Guest
mete ai um da hilux hehe

I commend your courage, but I will show you no mercy!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
JLeal, não compreendi essa observação sobre apreensão do veículo por causa da muda do motor.
Que eu saiba, o nº do motor no DU deixou de ser importante.
Desde que o carburante não mude (diesel para GPL ou Gasolina ou vice-versa) e a cilindrada não seja superior, não há qualquer problema.
Não sei onde foste buscar essa preocupação!
O DU do meu UD apenas refere ao nº do chassis e aí é que a porca torce o rabo!

Abraço

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Pois Kingstar penso que estas muito enganado, se poseres um motor que nunca foi averbado em nenhum umm vais ter chatisses porque para meteres um motor de um carro de outro genero nouto carro que nunca o teve nem nenhum da sua especie podes mesmo ficare com o carro apreendido, e para averbares ess motor tens de ter estudos de um engenheiro mecânico e os devidos projectos, agora se esse mesmo carro com chassi igual saiu com outro motor de cilindrada equivalente ou menor ai sim podes aplicar com menos problemas. E mais uma coisa, o nº de motor vai voltar a ser inspecionado em breve, e esse mesmo nº tal como cilindrada e outras referencias que nao aparecem no livrete do carro estao presentes nos docomentos da IMTT e se eles quiserem podem e implicam com isso.

Abraço
JLeal=)

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
E como fazer para obter documento de venda de uma oficina que já não existe há uns bons 10 anos?:thinking:

Registo
18 Jul 2010
ola o motor e uma peça suplente ou seja pode ser mudado em qualquer altura desde que não altere o combustivel não seja de cilindrada superior e que esteja omologado... para esse tipo de viatura ou seja haver um ja legalizado com essas caratristicas, se assim não for podem apreender a viatura por as caratisticas não coresponderem com o decomento da viatura.abraços moreira

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Pode ser isso tudo mas uma coisa é certa : o livrete, agora DU, não vem desde há uns anos com o nº do motor mencionado, coisa que antigamente era sempre revisionada pela BT.
Agora só vem o nº do chassis nada mais e é nisso que o IPO pega.

O facto é que muita coisa mudou e vai mudar.
Comecem a contar os meses ou par de anos em que no IPO vão ver se os pneus ultrapassaram o prazo de validade.

Abraço

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas.

Concordo contigo Kingstar a tendência das legalidades é para apertarem cada vez mais qualquer dia passar um carro na IPO será um milagre quase.

abraçUMM
JLeal=)

Registo
18 Jul 2010
não posso estar mais de acordo mas...o pessoal sabe que mesmo para alterar a medida dos peneus tem que já haver um umm omologado com essa medida de pneu agora imagina alterar o tipo de motor potencia marca etc abraços moreira

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Viva.
Tal como já foi dito por alguns, qualquer alteração num veículo automóvel com peças que não estão homologadas para o mesmo é ilegal. O motor pode perfeitamente ser substituído por outro desde que o que lá se põe esteja homologado para aquele veículo.Tudo o resto será conversa.
cumps.

jarbas

UMM
Registo
16 Mai 2007
boas
e um dos grandes exemplos nos nossos UMM's é as mudanças para travoes de disco....ha pessoal aqui no forum que ja teve problemas com isso, e no entanto é bem melhor em termos de segurança que os de tambores.
Mas verdade seja dita por vezes nos IPO's o que hoje nao passa amanha se for outro inspector ja passa.

abraços

Subi ao monte para ver o meu UMM passar,depois de ele ter passado....... desci!!!!!!!!!

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
quote:Originally posted by jarbas

boas
e um dos grandes exemplos nos nossos UMM's é as mudanças para travoes de disco....ha pessoal aqui no forum que ja teve problemas com isso, e no entanto é bem melhor em termos de segurança que os de tambores.
Mas verdade seja dita por vezes nos IPO's o que hoje nao passa amanha se for outro inspector ja passa.

abraços

Verdade... mas isso é como o polícia que decide perdoar uma multa por se andar com uma matrícula não homologada ou, bem pior, por se andar sem cinto...

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Pode ser tudo verdade, mas não vamos começar a sofrer por antecipação. Quando chegar a altura das ipo`s logo se vê, deverá haver maneira de se legalizar um outro motor, digo eu….
É como a situação das motas, à inspecções para as motas, não inspecções para as motas o pessoal teima em bater na mesma tecla, na minha opinião nós é que somos culpados de existirem certas e determinadas leis sem fundamento , só para encher os cofres do estado.
Eu troquei o coração ao cournil de 2.3 para 2.5,, portanto aumentei a cilindrada, já conta com duas inspecções nunca os inspectores me falaram do motor.
Nesta ultima inspecção ou seja reinspecção o os valores de travagem foi um caso serio, foi mesmo a queimar, o conselho que o próprio inspector me deu foi de colocar travões de disco.
Tbm acredito que haja diferenças de centros para centros, assim como dos referidos inspectores e quando se tem uma cunhazita ………………

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Boas fico aqui o meu contributo a esta duvida.

http://www.portaldocidadao.pt/NR/rdonlyres/5856AE83-4FAF-42CF-9409-956B0B41213F/0/Lei_22A_2007.pdf

a alinea C) do Art. 109 do DL.n.º 22-A/2007, sobre as infracções tributaveis

" d) Transformar ou utilizar veículo tributável transformado,mudar o chassis ou alterar o motor, desde que tais operações impliquem a sujeição a imposto ou a taxa de imposto mais elevada"

ou seja desde que a cilindrada seja igual o inferior, não há crise, como normalmente os motores não costumam trazer a cilindrada por cima, é tranquilo, por isso é que o nosso amigo Mimoso vai à inspecção e ng lhe diz nada.

Como foi referido o motor é mais um órgão de substituição do carro, logo parte-se do principio que não faz parte das mencionadas "alterações nas características do veículo". Mas por outro lado acredito que não nos aborreçam, a não se pela parte em que se cortam partes da carroçaria para a instalação!

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Isto é um desenterro completo mas faz parte!!
É sinal que se tenta procurar informações e que não procuro apenas que me esclarecam as dúvidas de mão beijada.

Isto das alterações tem que se lhe diga.
Alterar um motor por completo e sendo totalmente diferente do original, sem dúvida que vai dar problema. No caso dos umm temos a vantagem (ou desvantagem) de ter um carro que a Marca já não fábrica o que não será facil haver informações para o IMT como nos carros modernos. E como o DU não tem número de motor, dá asas a esticar um pouco mais.
Com isto o que pretende comentar:

Alter II 1989 "d'orige" tem designação no livrete Alter 4x4 D (B11D1L) e potencia de 53 kW, na inspecção, para as seguradoras e para as autoridades isto quer dizer que é um Alter Turbo ;) ou alguém consegue provar que não é?

Agora a sério o que diz no livrete os verdadeiros Alter II Turbo?

Há exemplos de atmosfericos que levaram motor turbo e andam sem ter chatices, ou há sempre aquele frio na barriga quando vai ao IPO?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Com a infeliz perseguição que existe, muitas das vezes sem nexo, por parte das autoridades em alegar qualquer alteração da característica do veículo é fácil saber que motor é que tens de lá ter, não vem escrito no caso dos UMM em nenhum lado o número de série do motor que corresponde à matrícula, mas o código do motor está na folha de homologação que corresponde à matrícula e por aí é fácil chegar ao xd3p no caso dos atmosféricos, mas como tem sido usual "eles" aprendem em posts como este que estou a escrever agora...

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by NMoutinho

Alter II 1989 "d'orige" tem designação no livrete Alter 4x4 D (B11D1L) e potencia de 53 kW, na inspecção, para as seguradoras e para as autoridades isto quer dizer que é um Alter Turbo ;) ou alguém consegue provar que não é?

Agora a sério o que diz no livrete os verdadeiros Alter II Turbo?

Há exemplos de atmosfericos que levaram motor turbo e andam sem ter chatices, ou há sempre aquele frio na barriga quando vai ao IPO?

Ninguém consegue contribuir com mais nenhuma ajuda

Top Inferior