• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor morreu

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas,

A minha máquina voltou a fazer das suas.

Depois de uma reparação de €1.000 à bomba injectora no verão e de ter finalmente instalado os travões de disco à frente, eis que a máquina começou a aquecer.
Diagnóstico: cabeça estalada e motor morto.

Como tinha um 2.3 atmosférico com caixa de 4, agora tenho duas opções:

- substituir o 2.3 por outro;
- substituir o 2.3 por um 2.5 turbo e meter-lhe uma caixa de 5.

Como o uso que lhe dou é mais em estrada do que no mato, se a diferença não for muito grande, se calhar compensa. Já pedi orçamento para as duas opções.

Qual é a vossa opinião?

Obrigado pela ajuda.

UMM abraço,

Marcelo

0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...

Life is diving. The rest is just surface interval.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se o teu carro é de caixa de 4v de ferro alterar para caixa de 5 de aluminio vai-te dar muito trabalho,terias que emendar todos os apoios do motor e da caixa.Se for "só" junta e cabeça eu optava por reparar esse motor partindo do principio que o resto do motor está bom claro,seria a opção menos problematica e menos dispendiosa.
Mas claro,isso com um 2.5td e caixa de 5 ficaria um jipe totalmente diferente para melhor,mas é tudo uma questão de numeros.Há varios membros que ja fizeram essa alteração aqui no forumm,eles que expliquem melhor:D

Boas Festas ...pelo corpo todo...

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Marcelo Viva,

Eu fiz uma alteração mais ou menos parecida com o que tu queres fazer no teu UMM.
O meu motor 2.3 já cansado, acabou por morrer afogado. Entretanto coloquei lhe um outro motor 2.5 de uma peugeot 505.
Devo dizer que estou batante satisfeito, em relação ao motor antigo, nada tem a haver.
Só alterei os apoios do motor, os da caixa nao foi necessario porque coloquei a mesma caixa de 4 (ferro).
Obviamente que tive de trocar algumas peças, como poli de ventoinha pola ao centro do motor, tubos de radiador, trocar o apoio do alternador passalo para o lado direito do motor.
Algum trabalho devo dizer mas estou satisfeito!!
Já agora não posso deixar de realçar algumas chamadas de atençao aqui no forum onde me ajudaram bastante, como as das correias, inicialmente tinha colocado apenas 2 e deveriam ser 3, nunca mais lá ía.
Troca de motor esta foi a minha experiencia, sem perceber muito de mecanica lá me safei,com a ajuda de uns amigos e claro de umas mine´s á mistura...

Boas Festas
Mário Oliveira

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Mário,

O 2.5 que meteste no teu UMM foi atmosférico ou turbo?

A ideia da caixa de 5 é apenas porque como faço muito mais estrada do que mato com ele, deixava de andar com o motor sempre com um esforço tão grande. Aquilo tem um força descomunal mas a 80km/h já parece que vai explodir. Se fosse só para andar no mato não queria outra coisa, mas como não é, está desaquado das minhas necessidades.

Mecanicamente não serei eu a executar a transformação por falta de conhecimentos. Em princípio será entregue ao Jorge Vilhena aqui de Azeitão. Ele trabalhou na MOCAR durante toda a vida dos nossos UMM's e conhece as máquinas de olhos fechados.

Nesta fase ainda estou à espera de orçamentos para os dois cenários: i)subsituição do motor, ou ii) substituição do motor e da caixa.

Vamos ver no que dá.

Obrigado.

UMM abraço e UMM Feliz Natal,

Marcelo

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Marcelo,

O motor 2.5 é atmosferico...
Agora, parece me que tens o teu UMM em boas mãos, se o Srº foi mecanico toda a vida na mocar, há-de de perceber do assunto.
Em relação á caixa, na minha modesta opinião deverias colocar uma de 5v, mais a mais vais utiliza lo em grande parte na estrada.

Um abrço

Mário Oliveira

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boa tarde

Penso que foi num post teu que tive uma acesa troca de palavras e tentei demonstar por A+B que esse custo de reparação da Bomba injectora não compensava.

De facto acabei por não dizer o resto das minhas razões, e agora vens com este post a confiormar o que suspeitava.

Ficaste com uma bomba Injectora recondicionada, numa casa especializada, mas o resto (a alma) já estava com sinal de doença.

Era isto que eu pretendia dizer quando falei no outro post.
Agora de que te serve. Se calhar numa oficina de malta batida em motores indenor, tinham logo visto quen não era só a bomba injectora doente....

Abraços e bom Natal

Vitor Rato

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Olá Vitor,

Foi precisamente numa oficina de malta batida em motores indenor que me disseram que a melhor opção seria reparar a bomba e os injectores em vez de trocar o motor, uma vez que ele dava sinais de estar de boa saúde.

Acho que problemas com as bombas injectoras são coisas que acontecem, quer os motores estejam bons, quer não.

Agradeço sinceramente a opinião e a ajuda de todos para encontrar uma solução que não me obrigue a ver-me livre do meUMM por excesso de custos.

UMM abraço e UMM Feliz Natal,

Marcelo

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Tudo o que seja alterações como descritas num dos posts anteriores, são coisas a somar à conta da oficina, e por conseguinte a esvaziar a carteira.

No teu caso optava por 2 hipoteses.
- Reparação do Motor actual (feito por quem sabe e ofereça garantia) - foi o que eu fiz com o meu que ficou com o motor descomandado por prisão do carreto da Bomba Injectora por falta de lubrificação (manobra feita por um artista antigo dono da máquina).
- Comprar motor recondicionado com garantia.
- Ponho de parte ir a um sucateiro buscar algo que não se sabe o que lá está. Dou o exemplo de uma cabeça que fui buscar para um corsa D que tive e só tive foi problemas, pois para os sucateiros as peças estão sempre boas e quando um gajo vai a montá-las, lá vêem com a desculpa se esta não dá troco por outra... e assim sucessivamente.

Posto isto não te posso ajudar mais, sei o que sentes pois passei pelo mesmo. No meu caso foi um atrasado mental que lhe tinha retirado o tubo de lubrificação do carreto da BI (onde circula a corrente dentada da distribuição) e quem pagou a factura fui eu.

Só por amor e gosto (e claro porque podia dispender dinheiro é que fiquei com ele senão quase que o entregava na oficina, pois a diferença foi pouca).

Mas lá está o motor foi reparado como deve ser por alguem competente e honesto, e até hoje nunca mais tive nada.

Só mesmo os orçamentos vão ser factores de decisão
Espero que te safes.

No teu caso também tens a variável que é teres uma bomba injectora repara da e afinada e não sei se dará para o 2.5 (desconheço totalmente), mas é um factor a levar em conta, pois não faz sentido gastares o dinheiro a reparar a bomba e agora não servir para outro motor e depois mais cedo ou mais tarde lá vêm novamente problemas de Bomba injectora.

Isto é o que penso e o melhor que sei. A decisão é tua e penso que será com base em valores e garantias oferecidas quer na reparação, quer na compra de outro motor.

Abraço
Vitor Rato

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Marcelo

Tens que pensar friamente senão vais "morrer na praia". :disappointed_relieved:

Fazer a alteração de motor e caixa não te fica barato.
Além da compra do motor + caixa, vais ter valores de mão de obra elevados, em virtude de se tratar de uma alteração que dá trabalho.

Estando a tua caixa boa e a bomba injectora praticamente nova, nem pensava duas vezes e avançava com a reparação do teu motor.

Uma cabeça AMC nova + junta + algum material necessário + mão de obra deve andar por alto nos 1.000,00€.
Claro que este valor é indicativo e pode variar mediante o estado geral do teu motor.

Uma coisa é certa, é de longe preferivel ter um motor mais limitado mas de confiança do que um motor supostamente pujante mas que não sabes como está.

Fala com várias pessoas experientes para formular a melhor decisão.

Boa sorte!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Eu no teu caso para nao ter grande chatice e andar bem em estrada metia-lhe um motor 2.5atm que há ai aos pontapés e deixava a tua caixa e todo o resto e ficavas com a maquina muito mais solta

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Top Inferior