• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

motor limpavidros cournil

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
boas estou com problemas na instalação do motor de limpa-vidros de origem no cournil.
ante estava lá um adaptado.
agora coloco lá o original e não dá para colocar as escovas limpavidros na posição delas. ficam paradas a meio do parabrisas.
tem alguma afinação?

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Penso ser possível afinares isso, mas sem o motor a frente vou estar a falar de côr...

O motor tem o ponto onde pára, voltando a esse ponto mesmo depois de desligar o interruptor, certo? Tens o eixo que sai de dentro do motor e que liga a uma placa perpendicular, que por sua vez vai ligar às hastes. Vê se o eixo que sai do motor tem uma porca a segurar essa dita placa perpendicular ou se ela é de encaixe. Tenta afinar aí...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
E como o Alex diz, o veio desse motor tem a extremidade em rosca, mas depois tem um chanfro para encaixar a peça que faz ligação com os braços do limpa parabrises!
Terá mal colocado e fica a meio.
Tente da seguinte forma: desliga o motor dos braços, coloca as astes na posição normal de funcionamento o motor liga-o de forma a fazer um ciclo completo. Depois verifica se dá para encaixar nessa posição.

AbraUMM

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Registo
16 Fev 2008
Bons dias....

Já agora faço uma outra pergunta, o meu motor está com intermitencias estou com medo que queime de vez, por acaso sabem onde se consegue encontrar motores novos, ja andei a procura e nao consigo encontrar....

cUMMprimentos
Diogo Bordalo
Servidiesel TT Team - UMM Cournil 2.5 Turbo

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
>> vitor - coloca o motor bem encaixado nas hastes horizontais (por dentro), faz um ciclo completo e depois tira os braços com as escovas (por fora) e coloca na posição certa.

>> bomba-lusa - o meu andou assim em tempos, foi ao electricista que limpou as escovas e afinou e veio de lá a trabalhar como novo.

(o motor do limpa vidros da dyane é igual ao do Cournil)
cUMMps

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Marcos ça va mon ami? Espero que tenhas chegado bem a casa depois do passeio saloio!
Já tive esse problema, partindo do princípio que o funcionamento dos motores é sempre igual independentemente do carro e que o sistema de tirantes também com funcionamento semelhante, a afinação terá de ser feita sempre na porca de aperto dos tirantes ao motor por tentativa e erro até ficar perfeito.
Corrijam-me e ensinem-me se estiver errado e todos agradecemos.

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
;)
no Cournil, os tirantes têm um encaixe de posição fixa e a porca só serve para impedir que os tirantes saiam do sítio, ao contrário do parafuso do Alter 1 que é de encaixe cónico e aperto por porca.
apesar da extremidade onde aperta a porca no motor do Cournil estar partida, dá para ver a diferença de encaixes:
https://for-umm.pt/oldthreads/14200

pela minha prática de substituição da m#&@ do motor do limpa vidros, a sequência correcta é a seguinte:
1 coloca o motor no sítio, sem estar ligado aos tirantes e liga uma vez para ficar na posição
2 encaixa a peça que faz rodar os tirantes e aperta a porca de fixação
3 liga outra vez para ver se roda bem (por vezes se a porca fica demasiado apertada, o sistema fica perro)
4 se rodou bem e fez um ciclo completo, é só ir por fora e colocar os braços dos limpa-vidros na posição correcta
5 por vezes acontece que, com os braços no sítio, aquilo deixa de fazer o ciclo completo e ficam um pouco mais elevados; o que faço é fazer um liga-desliga e já estacionam no sítio certo (mistérios...)

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
quote:Originally posted by ravediver

;)
no Cournil, os tirantes têm um encaixe de posição fixa e a porca só serve para impedir que os tirantes saiam do sítio, ao contrário do parafuso do Alter 1 que é de encaixe cónico e aperto por porca.
apesar da extremidade onde aperta a porca no motor do Cournil estar partida, dá para ver a diferença de encaixes:
https://for-umm.pt/oldthreads/14200

pela minha prática de substituição da m#&@ do motor do limpa vidros, a sequência correcta é a seguinte:
1 coloca o motor no sítio, sem estar ligado aos tirantes e liga uma vez para ficar na posição
2 encaixa a peça que faz rodar os tirantes e aperta a porca de fixação
3 liga outra vez para ver se roda bem (por vezes se a porca fica demasiado apertada, o sistema fica perro)
4 se rodou bem e fez um ciclo completo, é só ir por fora e colocar os braços dos limpa-vidros na posição correcta
5 por vezes acontece que, com os braços no sítio, aquilo deixa de fazer o ciclo completo e ficam um pouco mais elevados; o que faço é fazer um liga-desliga e já estacionam no sítio certo (mistérios...)

Confirmo tudo o que aqui é dito, este feriado estive a dermontar o meu que deixou de funcionar, foi uma molinha que se soltou.

Mas o meu tem um outro problema, quando o desligo não vai ao sitio, fica na posição em que estiver.

O que será?

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
não sei explicar o porquê mas tem a ver com as ligações eléctricas, se não estão correctas o motor não faz o ciclo automático, entra em contínuo e desliga no sítio onde está... precisa de opinião de entendido em electricidade!
cUMMps

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by njcruz

Mas o meu tem um outro problema, quando o desligo não vai ao sitio, fica na posição em que estiver.
O que será?

Tens o interruptor de origem ou já está alterado? No meu, uso uma ligação directa (aldrabice minha) que não traz os 12V ao sistema de retorno automático. O interruptor de origem usa 3 contactos, uma chegada 12V, uma saída contínua 12V, e uma saída 12V que liga e desliga com o interruptor.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

njcruz

UMMzito
Registo
19 Ago 2010
Não sei se está alterado, penso que
esteja de origem mas assim que tiver um bocado de tempo vou reparar no promenor dos fios.

cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

Top Inferior