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motor limpavidros cournil

vitor1979

UMM
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30 Mar 2006
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boas estou com problemas na instalação do motor de limpa-vidros de origem no cournil.
ante estava lá um adaptado.
agora coloco lá o original e não dá para colocar as escovas limpavidros na posição delas. ficam paradas a meio do parabrisas.
tem alguma afinação?
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Penso ser possível afinares isso, mas sem o motor a frente vou estar a falar de côr...

O motor tem o ponto onde pára, voltando a esse ponto mesmo depois de desligar o interruptor, certo? Tens o eixo que sai de dentro do motor e que liga a uma placa perpendicular, que por sua vez vai ligar às hastes. Vê se o eixo que sai do motor tem uma porca a segurar essa dita placa perpendicular ou se ela é de encaixe. Tenta afinar aí...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

pinhas

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16 Set 2010
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E como o Alex diz, o veio desse motor tem a extremidade em rosca, mas depois tem um chanfro para encaixar a peça que faz ligação com os braços do limpa parabrises!
Terá mal colocado e fica a meio.
Tente da seguinte forma: desliga o motor dos braços, coloca as astes na posição normal de funcionamento o motor liga-o de forma a fazer um ciclo completo. Depois verifica se dá para encaixar nessa posição.

AbraUMM

Paulo Pinhao
FJ-59-26

 
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16 Fev 2008
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Bons dias....

Já agora faço uma outra pergunta, o meu motor está com intermitencias estou com medo que queime de vez, por acaso sabem onde se consegue encontrar motores novos, ja andei a procura e nao consigo encontrar....

cUMMprimentos
Diogo Bordalo
Servidiesel TT Team - UMM Cournil 2.5 Turbo
 

ravediver

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12 Mai 2006
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>> vitor - coloca o motor bem encaixado nas hastes horizontais (por dentro), faz um ciclo completo e depois tira os braços com as escovas (por fora) e coloca na posição certa.

>> bomba-lusa - o meu andou assim em tempos, foi ao electricista que limpou as escovas e afinou e veio de lá a trabalhar como novo.

(o motor do limpa vidros da dyane é igual ao do Cournil)
cUMMps

 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Marcos ça va mon ami? Espero que tenhas chegado bem a casa depois do passeio saloio!
Já tive esse problema, partindo do princípio que o funcionamento dos motores é sempre igual independentemente do carro e que o sistema de tirantes também com funcionamento semelhante, a afinação terá de ser feita sempre na porca de aperto dos tirantes ao motor por tentativa e erro até ficar perfeito.
Corrijam-me e ensinem-me se estiver errado e todos agradecemos.

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

ravediver

UMM
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12 Mai 2006
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;)
no Cournil, os tirantes têm um encaixe de posição fixa e a porca só serve para impedir que os tirantes saiam do sítio, ao contrário do parafuso do Alter 1 que é de encaixe cónico e aperto por porca.
apesar da extremidade onde aperta a porca no motor do Cournil estar partida, dá para ver a diferença de encaixes:
https://for-umm.pt/oldthreads/14200

pela minha prática de substituição da m#&@ do motor do limpa vidros, a sequência correcta é a seguinte:
1 coloca o motor no sítio, sem estar ligado aos tirantes e liga uma vez para ficar na posição
2 encaixa a peça que faz rodar os tirantes e aperta a porca de fixação
3 liga outra vez para ver se roda bem (por vezes se a porca fica demasiado apertada, o sistema fica perro)
4 se rodou bem e fez um ciclo completo, é só ir por fora e colocar os braços dos limpa-vidros na posição correcta
5 por vezes acontece que, com os braços no sítio, aquilo deixa de fazer o ciclo completo e ficam um pouco mais elevados; o que faço é fazer um liga-desliga e já estacionam no sítio certo (mistérios...)




 

njcruz

UMMzito
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19 Ago 2010
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quote:Originally posted by ravediver

;)
no Cournil, os tirantes têm um encaixe de posição fixa e a porca só serve para impedir que os tirantes saiam do sítio, ao contrário do parafuso do Alter 1 que é de encaixe cónico e aperto por porca.
apesar da extremidade onde aperta a porca no motor do Cournil estar partida, dá para ver a diferença de encaixes:
https://for-umm.pt/oldthreads/14200

pela minha prática de substituição da m#&@ do motor do limpa vidros, a sequência correcta é a seguinte:
1 coloca o motor no sítio, sem estar ligado aos tirantes e liga uma vez para ficar na posição
2 encaixa a peça que faz rodar os tirantes e aperta a porca de fixação
3 liga outra vez para ver se roda bem (por vezes se a porca fica demasiado apertada, o sistema fica perro)
4 se rodou bem e fez um ciclo completo, é só ir por fora e colocar os braços dos limpa-vidros na posição correcta
5 por vezes acontece que, com os braços no sítio, aquilo deixa de fazer o ciclo completo e ficam um pouco mais elevados; o que faço é fazer um liga-desliga e já estacionam no sítio certo (mistérios...)






Confirmo tudo o que aqui é dito, este feriado estive a dermontar o meu que deixou de funcionar, foi uma molinha que se soltou.

Mas o meu tem um outro problema, quando o desligo não vai ao sitio, fica na posição em que estiver.

O que será?




cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

 

ravediver

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12 Mai 2006
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não sei explicar o porquê mas tem a ver com as ligações eléctricas, se não estão correctas o motor não faz o ciclo automático, entra em contínuo e desliga no sítio onde está... precisa de opinião de entendido em electricidade!
cUMMps


 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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quote:Originally posted by njcruz


Mas o meu tem um outro problema, quando o desligo não vai ao sitio, fica na posição em que estiver.
O que será?

Tens o interruptor de origem ou já está alterado? No meu, uso uma ligação directa (aldrabice minha) que não traz os 12V ao sistema de retorno automático. O interruptor de origem usa 3 contactos, uma chegada 12V, uma saída contínua 12V, e uma saída 12V que liga e desliga com o interruptor.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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njcruz

UMMzito
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19 Ago 2010
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Não sei se está alterado, penso que
esteja de origem mas assim que tiver um bocado de tempo vou reparar no promenor dos fios.




cUMMprimentos,
Nuno Cruz

Cordenadas:
Lat.41º03'44,27"N
Lon.8º36'13,92"O

 
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