
no Cournil, os tirantes têm um encaixe de posição fixa e a porca só serve para impedir que os tirantes saiam do sítio, ao contrário do parafuso do Alter 1 que é de encaixe cónico e aperto por porca.
apesar da extremidade onde aperta a porca no motor do Cournil estar partida, dá para ver a diferença de encaixes:
https://for-umm.pt/oldthreads/14200
pela minha prática de substituição da m#&@ do motor do limpa vidros, a sequência correcta é a seguinte:
1 coloca o motor no sítio, sem estar ligado aos tirantes e liga uma vez para ficar na posição
2 encaixa a peça que faz rodar os tirantes e aperta a porca de fixação
3 liga outra vez para ver se roda bem (por vezes se a porca fica demasiado apertada, o sistema fica perro)
4 se rodou bem e fez um ciclo completo, é só ir por fora e colocar os braços dos limpa-vidros na posição correcta
5 por vezes acontece que, com os braços no sítio, aquilo deixa de fazer o ciclo completo e ficam um pouco mais elevados; o que faço é fazer um liga-desliga e já estacionam no sítio certo (mistérios...)