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MOTOR - FOTOS e PEDIDO de IDEIAS

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva a todos.

Vou tentar ser breve mas já sei que acabo por escrever sempre muito mais do que o que queria… :)
Ora bem. O meu UMMonstro, tem uma fuga de água algures. A cada 100 km perde 5 litros de água. É muita água…, assim tenho um bom amigo que se disponibilizou a ajudar-me. Ele tem um motor de uma 505 turbo que lhe chegou e que era destinado a substituir o motor atmosférico de uma 505. O motor veio com poucos kilometros e com garantia. Isto à 7 anos atrás. Entretanto já esteve à chuva num pátio, já foi marco de xixi de cão e pisa papeis. Agora chegou até mim.
O meu UMM continua a rolar e faço percursos pequenos. Sempre com o cuidado da água. Quando aquele estiver pronto é tirar o meu e meter aquele. Já duas pessoas o conduziram e não acreditam que o problema da água seja no motor porque o trabalhar dele é bom e tem o bom comportamento de sempre. O que é certo é que à vista desarmada não se dá pela fuga de água e entre estar a gastar dinheiro à procura de algo que até pode realmente ser no motor e ficar muito caro ou aceitar um motor à parte para “brincar”, optei pela segunda hipótese.
O meu bom amigo trabalha para competição automóvel e tem os meios para me ajudar, mas queria a opinião do pessoal sobre o que se pode fazer com isto.
Segundo ele posso mandar ver se está tudo bem com a bomba injectora e meter uns injectores bosch em que lhe aumenta uns 10 cavalos.
Não estou a pensar gastar muito dinheiro. O trabalho é meu e tenho a ajuda de um engenheiro. Por isso só vou gastar dinheiro com peças.
A ajuda que queria do pessoal é ideias sobre o que posso fazer para melhorar sem ter que gastar balúrdios em coisas novas. Por exemplo, não posso adaptar um intercooler mais eficiente que o nosso? Ou se vale a pena pensar num turbo diferente?
Não quero “kittar” o motor para dar velocidade. Apenas quero um motor mais “redondo” e disponível em baixas e médias rotações. Mas sempre agradável de conduzir.
Aliás..., é impensável aquele motor poder ser “kittado” para muita velocidade… Eu fiquei palerma a olhar para aquela arvora de cames. Um verdadeiro colosso de robustez. Depois de ter o coração do bicho desmontado, percebe-se que é um belo e robusto motor. Mas não é feito para aceleras do asfalto…

Um pequeno pormenor…
Devido a ter ficado mal acondicionado quando estava ao tempo. Entrou água para o 1º cilindro e já se viu que uma polidela não chega para o reparar. Das duas uma, um rectifico e gasto muito dinheiro em pisntons novos ou mando encamisar.
Que desvantagens há em mandar encamisar??? Aquilo fica como deve ser?

Bem…, cumprimentos a todos e fico à espera da ajuda da malta mais experiente. (e não só)… :)

Abraços.
Paulo Guimarães


Orgulhosamente Português !

 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

Paulo como deves saber eu de mecanico nao tenho nada..poderei simplesmente dar algumas sugestoes ou opinoes sobre o ke ja passei..mas isso fica pra outro dia(é tarde)

por ora vou-te deixar uma foto..pra veres se o teu bloko está assim...se estiver é pork tens uma fuga de agua pela junta de colaça



UMM abraço
madeira
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by Palu



Um pequeno pormenor…
Devido a ter ficado mal acondicionado quando estava ao tempo. Entrou água para o 1º cilindro e já se viu que uma polidela não chega para o reparar. Das duas uma, um rectifico e gasto muito dinheiro em pisntons novos ou mando encamisar.
Que desvantagens há em mandar encamisar??? Aquilo fica como deve ser?

Bem…, cumprimentos a todos e fico à espera da ajuda da malta mais experiente. (e não só)… :)

Abraços.
Paulo Guimarães


Orgulhosamente Português !



Boas Paulo,em relação em por uma camisa acho que não tens problemas nenhuns,uma vez que o motor pelos vistos foi reparado antes de ser vendido a esse teu colega,podes só por essa camisa que está em mau estado sem ter que rectificar o bloco,isto claro se a ferrugem não tiver comido o bloco_Os pistons se estiverem em bom estado podes manter os mesmos.Agora para dar mais uns cavalitos,para mim só mechendo na injecção,ou trocando por uma bomba injectora bosch ou dando um toque a essa,e claro nos injectores tambem terias trabalho a fazer,e se quiseres tambem podias por um turbo Garret:p,e depois afinadinho por quem saiba ficavas com uma boa máquina.
Mas atenção, eu a ti dava uma boa inspecção a todas as peças desse motor e falava com alguem experiente para dar uma opinião,pois como dizes esse motor esteve parado muito tempo e mal acondicionado e pode haver prái surpresas escondidas:disappointed_relieved:

Mas tem atenção,se calhar ainda gastas menos a arranjar o teu motor do que esse!Mas isto é só um palpite:8ball:


Filipe Pinheiro
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

Paulo devo começar por dizer ke tb sou da opniao do Filipe
deve fazer a festa mais barato com o motor ke tens

e se lhe puzeres o turbo garret mas sem intercooler e de preferencia uma cx de filtro do Ar dos atmosfericos ...melhor e se essa entrada de ar for feita por um bom snorkel(com o minimo de curvas possivel e diamentros certos)....uiiii

e sem duvida ke uma BOMba boch sobrealimentada te dárá mais resposta..mas aproveita e calibra os injectores dessa provavel Bomba

e uma boa linha de escape dá-te ainda mais "resposta";)

sobre dizeres ke tens uma fuga de agua e nao se nota no Motor...pois ainda bem ke nao notas é sinal ke ainda nao deu o Berro

mas contudo 5 litros de agua aos 100 é muito!!! nao faz fumo Branco?..ja viste o bloko (vem se tem esse babar de agua ke esta na foto acima)
já viste a torneira da sofagem?
todos os tubos estao bem apertados ou nao tem rupturas?
normalmente perde-se muito mais agua em andamento ke ao relentie
terás de ver isso bem..mas como de kuaker forma tens de mexer num Motor ou noutro..abre a colaça ao ke tens e pode ser ke encontres o Motivo

UMM abraço
madeira
 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva meus caros Madeira e Filipe.

Antes de mais quero agradecer a vossa atenção. Vocês são muito experientes e as vossas opiniões são muito importantes. Já agora seja lá o que fizer vou postando a evolução da situação com fotos dos passos e material usado. Pode ser que venha a ser útil a mais alguém.

Ora bem…, eu prefiro não mexer no meu motor nesta fase por duas razões. A primeira é que terei de ficar sem o UMMonstro e ele continua a ser útil para levar a minha bike mais a da Maria. É que não sento (já foi…) o meu carro diário porque faço muitos kilometros ao dia repartidos por várias deslocações em cidade, ainda vou pegando nele.
A outra é porque é a forma menos abusiva da boa vontade de um amigo. Ele tem o espaço e os meios, mas a empresa dele é de desenvolvimento de motores e caixas para competição. Já é muito bom ter um canto com o motor aberto e a ajuda dele. Não queria ir para lá com o “tanque”…

Madeira na tua foto deu para perceber que essa “baba” é originada por água com ferrugem. O meu não tem essas marcas. Apenas marcas de algum (pouco) óleo babado porque quem faz as mudas sou eu e por vezes com alguma azelhice, e salpicos de lama seca.

Quanto aos injectores e afinação da bomba, é algo que pretendo fazer.
Quanto ao turbo Garret…, o que vem a ser isso? É possível arranjar usado? Ou haverá algum outro semelhante que até se possa questionar tentar usar? É que um turbo novo…, vai muito para lá do que pretendo gastar…
Quanto aos pistons, estão em muito bom estado. Aliás se não fosse aquele cilindro lixado o motor estava óptimo. Não tem “calo” de desgaste nem nada. Vê-se que não tem muitos kilometros.
E porque falaste na caixa de ar dos atmosféricos? Isso deve ser fácil de arranjar. Eu estava mesmo era a pensar num intercooler mais eficiente…

Sobre as tubagens e chaufagem realmente pode ser por aí. Mas já mudei a válvula (torneirinha do quente e frio) e parece estar tudo bem. Só se for pelo radiador que estava feio e com lama..., mas penso que seja mais ou menos normal.

Bem…, como sempre escrevo e escrevo e escrevo… ;)

Esta semana não vou poder mexer mais, mas quando o fizer ponho mais umas fotos se achar que são motivo de interesse.

Abraços.

Paulo Guimarães


Orgulhosamente Português !

 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas
pois eu axo que vais ficar numa situaçao parecida com a minha...(ficar com um motor pendurado por um piston\clindro)
eu experimentava lixar bem esse cilindro e limpar bem o piston,se ele nao ficar com marcas tipo covinhas punha ums segmentos novos e estava fixe.
se isso ficar com marcas e que e pior,podes mandas rectificar e poes os 4 cilindros novos.(muito caro)
se o cilindro estiver mau mas o piston bom mandas encamisar a medida desse piston.(nao sei quanto e mas deve ficar bastante mais barato)

sao so ideias:)
(se precisares de um pistom diz pode ser que tenha para aqui algum da medida que precisas,nao te garanto e que eteja a 100%,mas para desenrascar deve dar)

abraço


Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo Paulo:

Se calhar já não vamos a tempo :astonished:, de qualquer modo aqui vai:
Se tem esse motor desmontado, arranje um pistão novo (usado mas em bom estado) da mesma medida desse.

Leve a um torneiro/rectificador o bloco, a cambota, um par de cada conjunto de bronzes (2 meias-luas de apoio de cambota e 2 meias-luas apoio de biela) e os 4 pistons, marque, no seu interior o novo/usado.

Peça a quem o atender para medirem nessa altura a cambota nos apoios e apoios de biela, assim como a ovalização das 3 camisas que estão boas. Se a informação que lhe derem for de que não precisa rectificação (nem cambota, nem camisas, a coisa não está muito feia):cool:.

Nesse caso, pediria para colocarem apenas uma camisa nova (substituindo a que está picada) e despolirem as outras 3 (talvez tenha a sorte de rectificador lhe dizer que despolindo, essa camisa fica boa!). De qualquer maneira, por princípio, tem parte do problema resolvido. Seguidamente comprava bronzes novos de cambota e biela de medida igual à que já tinha, assim como as meias-luas de afinação longitudinal da cambota, juntas, segmentos etc.:angry:

Os pistons deveriam obrigatoriamente ter sido marcados ao terem sido desmontados (?).:blush:
Quando começar a montagem mantenha a posição relativa camisa/pistão que vier da rectificadora. Certamente também os lavou muito bem retirando, aquela goma preta à sua volta! Se o fez, fez mal:angry:. Essa goma é o resultado de carbonizações que aderem às paredes dos pistons, em sítios de maior folga, portanto ajudam a vedar o sistema :D(não se preocupe muito, se não dá em maluco).

Antes de montar os pistons na oficina, eu tentaria arranjar a melhor balança possível (digital):astonished: e pesaria essas 3 peças em relação à que arranjou usada, todas estas 4 peças terão que ter o mesmo peso. Se tiver que tirar algum peso retire-o do interior do pistão (por exemplo, letras que estejam vazadas em alto relevo). Atenção que este trabalho é importante e difícil de descrever. Terá que usar de bom senso utilizando um pequeno borquim eléctrico equipado com uma roda de esmeril, retirando de igual maneira em vários sítios sem NUNCA tornar demasiadamente finas as paredes da peça, por estar a desbastar insistentemente num único sitio, ou em sítios que danifiquem a integridade da peça!!! :dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face: Use e abuse do seu bom senso.

O trabalho será facilitado se o pistão “novo” for mais o mais pesado, se forem os outros três, terá que ter mais trabalho e muito mais cuidado !!!

Esperamos ter chegado a tempo

UMM abraço

João

PS se quiser depois falamos da cabeça (do motor !)
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas João
vi que fez referencia a equilibrar o peso dos pistons.
ao retirar peso tem que se fazer de forma a que o os pistons fiquem equilibrados,ne?!(tirar de forma homogenea,nao tirar so de um lado).

e outra coisa que diferenca e que axa toleravel entre pistons?em gramas?(1g,2g,5g,10g,50g:))
eu vou ter que fazer um processo desse genero e queria ter uma ideia,de ate que ponto tem de ser precisa essa operaçao.

obrigado

Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo Paulo:

Como referimos no anterior "post" e uma vez que não estamos a reparar/preparar um motor preformante/rotativo, temos uma margem entre mãos, relativamente grande. Ainda por cima estamos a trabalhar num motor a diesel, onde as tolerâncias entre camisas e pistons é mais fina, com maior atrito, onde pequenas diferenças são absorvidas naturalmente, neste caso não se deverá passar de uma diferença de 1 ou 2 gramas, pistons pesados sem os segmentos e seus cavilhões e sendo estes (os cavilhões) pesados à parte (e rectificados se necessário, interiormente). Muitos conjuntos de reparação de qualidade inferior têm, originalmente, pistons com diferenças de 5, 6 ou mais gramas :angry:.

Outras preparações/reparações existem, em que a tolerância é zero. Todas deveriam ser assim :cool:.

Como se diz nesse “post”, ter-se-á que usar de muito bom senso, isso por si só implica que se distribua de forma regular o muito pouco que se irá tirar…

Paulo, não sei se já reparou, mas geralmente o interior dos pistons de qualidade (na parte de dentro da saia), têm um anel sobressaído onde é feita essa rectificação na fábrica por meio de torneamento.

O objectivo de todo este trabalho, muitas vezes esquecido, é a obtenção de um motor “redondo”, “equilibrado”, isento de vibrações, causadoras de avarias graves.

UMM abraço

João
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas João
no meu caso tenho que aproveitar um pistom que tem um bucadinho de uma saia partida.entao estava a reflectir sobre o que meteu no post anterior e secalhar vou tirar um bucadinho aos outros pistons para equilibrar a coisa.que axa?
a saia que se partiu foi uma parte nao muito grande vou tentar descobrir que diferenças ha para os outros...mas aqui pode haver outro problema ,tenho de os limpar muito bem,pois tem algum carvao agarrado,ne?!
obrigado pelos esclarecimentos.

Paulo Alves
 
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Amigo Paulo:

Será que aqui no forUMM não consegue um pistão decente, igual e da mesma medida dos outros e sem estar partido??? :blush:

Pessoalmente, eu não utilizaria esse, a não ser que o bocado que falta seja realmente muito pequeno, mesmo muito pequeno e após cuidada observação!

O tipo de liga (complexa) utilizada na fabricação dos pistons é muito resistente à abrasão (desgaste), mas muito pouco dada a impactos. Geralmente ao lado dessas fracturas existem “cabelos”, ou seja, rachas imperceptíveis que se manifestam, com resultados nefastos, quando em funcionamento. Tudo depende de como esse bocado foi partido! Terá a peça caído ao chão? Foi dentro do motor onde estava anteriormente montado, durante o seu funcionamento?

Se esse piston caiu ao chão, é provável que esteja rachado, para além do bocado que falta. Se perdeu esse mesmo bocado, em funcionamento (especialmente na “saia”), talvez tenha havido um “gripanço” pontual com a seguinte sequência; aquecimento excessivo; dilatação; gripagem e fractura nesse ponto pelo sitio mais vulnerável (saia).

Quanto à limpeza dessas peças, é conveniente lavá-las, mas deixar estar os resíduos escuros que lhes estão agregados, salvo aqueles que se depositaram nas caixas dos segmentos (especialmente no seu fundo), que deverão ser removidos.

Paulo, compreenda que é extremamente difícil lhe dar uma opinião, mais certa, nestas circunstâncias. É como diagnosticar um doente, por sinais Morse, algo se irá perder pelo caminho, e muito fica por falar…
;)
Já agora, de onde é que o meu amigo é?

UMM abraço/disponha sempre:cool:

João
 

stretx

UMM
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primeiro quero pedir desculpa ao Paulo Guimarães pela evasao que esto a fazer ao seu topico:blush:

quanto ao pistão,nao consigo encontrar um com o mesmo diametro,pois o que eu tenho tem o diametro de 94.28mm,medida de rectificaçao entrecalar que quase nenhum mecanico usa,pelos vistos:).
ja vi aqui no forumm,ja estive a xatear o Sr.Silvino e nada, so encontrei para o turbo,mas sao diferentes dos atmosfericos,logo a comecar pelo cavilhao que e de 32mm em vez de 30mm como o meu.
o bucadinho ainda e relativamente grande comparado a uma coisa minima:astonished:.
ele partiu a saia porque bateu na cambota:blush:(n),isso aconteceu nos primeiros tempos que tive o UMM,ja tinha planeado um snorkel para o bixo mas a trajedia aconteceu antes...engoliu agua e empenou 2 bielas,uma de tal forma que o pistom bateu na bambota e partiu um bucadinho(n)...

Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo Paulo
Geralmente não gosto de ser o portador de más noticias, no meu caso tentaria arranjar um jogo de pistons para uma 3ª(?)rectificação.
UMM abraço
João
P.S. As minhas desculpas ao Paulo Guimarães, pela invasão do seu "post" inicial, mas este tipo de conversa é como as cerejas... E por vezes não damos conta.
 
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