-----------------------------------------------------------------
Viva a todos.
Vou tentar ser breve mas já sei que acabo por escrever sempre muito mais do que o que queria
Ora bem. O meu UMMonstro, tem uma fuga de água algures. A cada 100 km perde 5 litros de água. É muita água , assim tenho um bom amigo que se disponibilizou a ajudar-me. Ele tem um motor de uma 505 turbo que lhe chegou e que era destinado a substituir o motor atmosférico de uma 505. O motor veio com poucos kilometros e com garantia. Isto à 7 anos atrás. Entretanto já esteve à chuva num pátio, já foi marco de xixi de cão e pisa papeis. Agora chegou até mim.
O meu UMM continua a rolar e faço percursos pequenos. Sempre com o cuidado da água. Quando aquele estiver pronto é tirar o meu e meter aquele. Já duas pessoas o conduziram e não acreditam que o problema da água seja no motor porque o trabalhar dele é bom e tem o bom comportamento de sempre. O que é certo é que à vista desarmada não se dá pela fuga de água e entre estar a gastar dinheiro à procura de algo que até pode realmente ser no motor e ficar muito caro ou aceitar um motor à parte para brincar, optei pela segunda hipótese.
O meu bom amigo trabalha para competição automóvel e tem os meios para me ajudar, mas queria a opinião do pessoal sobre o que se pode fazer com isto.
Segundo ele posso mandar ver se está tudo bem com a bomba injectora e meter uns injectores bosch em que lhe aumenta uns 10 cavalos.
Não estou a pensar gastar muito dinheiro. O trabalho é meu e tenho a ajuda de um engenheiro. Por isso só vou gastar dinheiro com peças.
A ajuda que queria do pessoal é ideias sobre o que posso fazer para melhorar sem ter que gastar balúrdios em coisas novas. Por exemplo, não posso adaptar um intercooler mais eficiente que o nosso? Ou se vale a pena pensar num turbo diferente?
Não quero kittar o motor para dar velocidade. Apenas quero um motor mais redondo e disponível em baixas e médias rotações. Mas sempre agradável de conduzir.
Aliás..., é impensável aquele motor poder ser kittado para muita velocidade Eu fiquei palerma a olhar para aquela arvora de cames. Um verdadeiro colosso de robustez. Depois de ter o coração do bicho desmontado, percebe-se que é um belo e robusto motor. Mas não é feito para aceleras do asfalto
Um pequeno pormenor
Devido a ter ficado mal acondicionado quando estava ao tempo. Entrou água para o 1º cilindro e já se viu que uma polidela não chega para o reparar. Das duas uma, um rectifico e gasto muito dinheiro em pisntons novos ou mando encamisar.
Que desvantagens há em mandar encamisar??? Aquilo fica como deve ser?
Bem , cumprimentos a todos e fico à espera da ajuda da malta mais experiente. (e não só)
Abraços.
Paulo Guimarães
Orgulhosamente Português !