• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor de arranque

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Boas, por vezes o meu motor de arranque faz 2 "tlack" e não pega:devilish:.

Vou retirá-lo fora, mas gostaria de saber que problema tem:blush:.

No PiqueniqUMM, tive esse problema, acrescido de outro com o borne negativo da bateria, mas já substituí o borne e fiz a limpeza dos cabos.

Necessito de dicas para saber se é coisa simples e eu possa resolver ou se tenho de ir a um electricista.

Obrigado.:)

UMM abraçUMM

j.aldeia

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
o melhor é levá-lo a um electricista e repará-lo todo, a reparação fica mais ou menos o preço de um em segunda mão (+/- 80 euros) mas com a certeza de que fica novo. o mais certo é que com o passar dos anos a lama e a agua foram deixando as suas marcas...

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Isso é da bobine de chamada custa cerca de 35 € e podes ser tu a substitui-la

Registo
8 Jun 2006
Amigo Aldeia
Deverá ser a bobine de chamada do M.A.(uma peça redonda sobre o M.A.)
Depois de retirado o M.A. é fácil de substitui-la.
UMM abraço
João
PS No entanto veja se os terminais estão bem apertados. Se o carro não quiser pegar, dê umas pancadas (não é necessário ser com uma marreta de 3Kg:p)com um ferro no M.A., geralmente volta a rodar de novo.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Para trocar a bobine de chamada nem é preciso tirar o motor de arranque,tem 2 porcas que a seguram da parte de trás de 7mm.Mas claro que com o motor de arranque tirado aproveita-se e dá-se uma boa limpeza e uma inspecção em todo ele.

Filipe Pinheiro

Registo
8 Jun 2006
Amigo Mário

"Efectivamente o que danifica as bobines é o excesso de condução de corrente no corpo central do M.A., portanto enterrar dinheiro em bobines sem resolver os problemas pela sua causa é um mau método de gastar dinheiro..." (sic)

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...:), ou seja, uma não invalida a outra e vice-versa. Não entendo qual a relação entre a tal "condução no corpo central" do MA e a bobine de chamada, uma vez que as suas funções e funcionamentos são totalmente dispares, embora contribuam os dois para, em conjunto, fazer com que o motor rode.

Enquanto o corpo central do MA (induzido/indutoras/escovas/”bendix”) tem a tarefa de fazer rodar o volante motor, a BC apenas faz avançar o referido “bendix” de modo a que engrene nesse mesmo volante.

A fragilidade da bobine de chamada reside no facto de ser um potente electroíman, com um enrolamento muito longo de fio fino, fechado numa embalagem hermética. Com a sua contínua utilização e sucessivos aquecimentos perde isolamento, nesse fio, e deixa de ter o puder de puxar (ou empurrar) o "bendix". A avaria acontece.

Por decididamente não encontrar esta relação e uma vez que o que deve estar avariado no MA do Aldeia, deverá ser a BC, ele terá que a substituir e para isso (e por principio) ele terá que gastar dinheiro :angry:.

Amigo Filipe:

Com o MA no lugar, como é que solta a BC ? E depois como é que a afina a forquilha ? Se calhar ando a ter trabalho demais à muitos anos !:D

UMM abraço para os dois
UMM excelente Domingo para todos!!!

João

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Amigo João, tal como o ******* disse a bobine de chamada é danificada pelo excesso de corrente, muitas vezes com agua a curto circuitar as escovas e coletores.
A bobine tem a dupla função de acionar o bendix num extremo, e no outro (a parte onde ligam os fios principais de corrente), fazer o contacto da alimentação do motor de arranque. Com o uso excessivo muitas das vezes com humidades, e com picos de corrente muito elevados, os contactos começam a ficar "roidos" acabando por deixar de passar corrente, no entanto faz a chamada na mesma para isso a pancadinha ajuda.
Outro pormenor é que o polo negativo da bobine vem do circuito do motor de arranque pelo que em caso de escovas rompidas a bobine pura e simplesmente não funciona.
No caso do Aldeia ao fazer o tlack a bobine está a funcionar os contactos é que já eram, nas bobines dos motores antigos a tampa era apertada por parafusos e dava para virar os contactos, atualmente é tudo cravado.
Ainda ontem tive de reparar o motor do Markilhas pois o isolamento e prisão das escovas não deixava sequer acionar a bobine.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
João claro que não anda a ter trabalho a mais;).No meu há pouco tempo tambem andava com os mesmos problemas no M.A. e tire-o para dar uma "vista de olhos".E pelo preço das peças montei logo uma bobine de chamada nova e um novo bendix(á volta de 50 eur as 2 coisas)
Só falei em tirar só a bobine de chamada porque é possivel.No meu a unica afinação que vejo lá são umas anilhas que tem no veio onde funciona o Bendix,que penso que sejam para limitar o avanço do bendix no volante do motor:blush:(claro que tambem vão ter influência na forquilha e piston até á bobine de chamada mas como a forquilha é de plástico acho que os 0,5mm(ou menos:thinking:) da tal anilha influencie o movimento do piston dentro da bobine de chamada:anger:.O meu motor de arranque é dos mais pequenos que têm multiplicação.Normalmente os do Cournil e AlterI são maiores e directos e fornecem menos rotação ao volante do motor,não sei se será o caso do seu e nesse caso nunca desmontei nenhum.
Tambem concordo que o enrolamento da bobine de chamada não tem nada a ver com o enrolamento do indutor do M.A.,a bobine de chamada tem 2 funções uma que é empurrar o bendix até ao volante do motor e outra que é fazer de relé para o M.A. se de um lado temos a forquilha que empurra o bendix aquando da alimentação da bobine do outro lado temos o atracar de um contacto electrico que vai "deixar" passar a corrente do cabo de alimentação para o indutor do M.A.,quando ouvimos o clack normalmente é só o bendix a avançar e o M.A. não ter alimentação para rodar.E aqui sim é que o Mário poderá ter razão que é um consumo excessivo de corrente por parte do M.A. que pode danificar prematuramente esse "interruptor" que está no interior da B.C.

Filipe Pinheiro

Registo
8 Jun 2006
Desculpem, vou-me flagelar:dizzy_face:e entrar em jejum durante 1 mês. É imperdoável(n):angry::clown:
Esqueci-me dos contactos existentes na BC para estabelecer a ligação ao MA.
Acreditem que não é por desconhecimento, é pura distração.
Humildemente e de corda ao pescoço
UMM bom Domingo para todos
João

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
a bobine de chamada pode estar a trabalhar e faz o tal "tlack"(a chegar o bendix a frente)mas depois nao faz mais nada por que o motor pode ter as escovas gastas ou presas, nao fazendo contacto com o rotor,logo nao roda.ou seja axo que pode ser das escovas....

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo Paulo

Ao mesmo tempo que faz avançar o "bendix", a BC estabeleçe contacto (tem no seu interior dois terminais que serão unidos por uma patilha) para fornecer a tensão da bateria ao MA. Essa patilha e os dois terminais geralmente são "comidos" devido a grande corrente exigida pelo MA e a patilha deixa de bater nos tais dois terminais ao mesmo tempo. Com sorte, habilidade e acesso a parafusos e peças de cobre, por vezes consegue-se reparar esse interruptor, tendo atenção à zona de bakelite onde está montado que é frágil.

Também poderá ter escovas gastas ou presas, mas essa zona geralmente dá menos problemas.

UMM abraço

João

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
o meu ja esteve assim, nesses terminais onde a bobine de chadama toca e acciona o MA.
o que eu fiz foi rodar 180º os bornes e virar a chapa ao contrario:D,pois a chapinha que faz o chante nos 2 terminais so toca em metado dos bornes,e ela propria tambem fica "comida do lado do contacto".
e uma maneira de desenrascar a Tuga:D:D:D

Paulo Alves

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas, por vezes o meu motor de arranque faz 2 "tlack" e não pega.
Aldeia quanto a esta situação o problema que existe no teu motor de arranque é das escovas.
Se fosse problema da bobine de chamada ela não fazia o dito barulho " tlack", ao fazer este barulho a bobine de chamada está a empurrar o bendix para se acopular no volante do motor ..caso a bobine de chamada não funcione esta não poderá empurrar o bendix e o motor de arraque estaria a trabalhar com uma rotação mais elevada quando damos o contacto.
O melhor a fazer será mudar as escovas do motor de arranque e se for feita a reparação em casa isso é barato.
Quando se muda as escovas do motor de arranque visto este estar aberto aconselho a fazer uma boa limpeza ao seu interior .... o qual pode ser feita com gasolina ou petróleo depois deve limpar retirar as bobinas indutoras e induzidas para uma melhor e mais facilitada limpeza, depois passar uma lixa fina no colector e limpar as ranhuras do colector, de seguida fazer a montagem dos componentes do MA e colocação das escovas. Ficará o motor de arranque práticamente novo.
CUMMprimentos

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado a todos! Vou desmontar o MA este fim-de-semana e depois vejo. O mais certo é levar a um electricista da minha confiança, a não ser que as operaçes sejam simples de executar. ë que ainda não vi as "tripas" a nenhum MA.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Julgo não ser necessário ires a um electricista podes fazer esse trabalho em casa e além do mais estás a aprender a fazer reparações fáceis de fazer..
deixo aqui umas fotos que tirei de um motor de arranque um pouco mais antigo mas a funcionalidade é a mesma... as fotos não serão de boa qualidade por terem sido tiradas com o telemóvel ... por isso as minhas desculpas...

Este MA tinha 4 escovas, mas a maioria principalmente nos ligeiros têm 2 escovas.

CUMMprimentos

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado mais uma vez. Em principio, neste fim-de-semana ponho-me á aventura e posto aqui a evolução da reparação.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Parti ao ataque mas apareceu-me um imprevisto:

o motor de arranque até foi facil de desapertar e sacar,

contudo o espaço é pouco e o motor enorme e não há forma de sair!

tenho que desapertar os tubos do óleo que saem debaixo do filtro de óleo ou não tenho hipótese.

Assim as minhas perguntas são:

posso desapertar à vontade ou tenho de ter algum cuidado em especial?
é necessário purgar o circuito depois?
vou borrar tudo de óleo não vou?:D

obrigado a todos pela ajuda.:p

UMM abraçUMM

j.aldeia

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Para tirar o MA em regra não é necessário retirar mais nada.... o teu MA está situado do lado do condutor ? Se estiver tenta ver se no interior(cabine), perto do pedal do acelerador está uma abertura com 4 parafusos e tentarás retirar por aí.
CUMMprimentos

Top Inferior