• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor de arranque

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Bpas, malta!
O meu UD já teve no passado recente uma ou outra situação que me deixou ficar mal no motor de arranque onde se dá à chave e ouve-se o tac mas o não pegava mas ao fim de 2 ou 3 tentativas lá pegava.
Ontem fui à Maia e fiquei mal outra vez depois de desligar mas tac e mais tac e lá pegou à primeira.
Hoje dei-me mal ! Ao ligar a chave nem tac nem toc. Várias tentativas e nada.
Deixei descair para trás engatado e 2 volta às rodas e pegou logo.
Cheguei a casa, desliguei e dei à chave ! 3x consecutivas sem problemas.
Digam-me de v/ justiça isto é a bobine de chamada ou motor de arranque ?

UMM abraço
Pedro Reis

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Não chega corrente suficiente ao motor de arranque. O "tac" que ouves é a bobine a atracar mas a corrente n é suficiente para colocar o motor de arranque em funcionamento.
Experimenta verificar o cabo de corrente da bateria e a ligação deste ao motor de arranque... depois verifica tb o cabo de massa da bateria.
Isso para mim é um qq cabo mal apertado.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
POis bem, eu tambem acho que tenho o mesmo problema, mas noto mais quando o motor esta quente, ou seja o tal tac e nada de contacto. Apos tentar uma 3 a 4 vezes ele lá pega. Será mesmo problema de mau contacto? Lembro-e perfeitamente que quando "apresentei" o UMM aos meus amigos o primeiro comentario foi, "reza par aque nunca tenhas que tirar o motor de arranque fora!", isto deve-se à sua posicao localizacao certo? pois acho que é quase necessário retirar todo o motor, se estiver errado corrijam-me. O que estou a ver é que qualquer dia, nem a 3, 4 nem 5 poderá ser de vez...

Carripana on the way ...

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
No teu caso, Fante, deve ser diferente.
Quando ele falha a quente, mas a frio pega sempre bem, é mesmo preciso uma limpeza no motor de arranque.
Já tive isso no meu... e já retirei o meu motor de arranque aí umas 10 vezes ao todo... já estou expert no assunto, mas no caso dos Cournil é mais fácil pois tem uma tampa milagrosa ao lado dos pedais que ajuda muito ao acesso ao motor de arranque.

De qq forma é sempre bom primeiro verificar bem o aperto dos cabos todos, e só depois partir para tirar o motor de arranque.

Se precisares de ajuda nisso e fores da zona de Lisboa, apita.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Bem, foi toda a tarde no mec e lá se tirou o motor.
Na realidade é um pouco dificil mas 2 a trabalhar, um em cima e outro em baixo, não h+a nada que não se faça.
Não conseguimos aranjar casquilhos novos pois eles (2) tem um ligeira folga mas pelo substituimos os rolamentos.
De escovas e de limpeza interior estava novo.
Experimentamos fora várias vezes e não nos deixou mal mas é como o meu mec diz, deveria ter levado casquilos e ficava novo mas
não é por aí que está o problema.
Pode muito bem ser a bobina de chamada mas se voltar a deixar mal tiro-o fora outra vez e meto os casquilhos e a bobina.
De resto a nível de contactos estava tudo OK.
Fiquei maluco foi com o preço de um motor de arranque novo : 300€ !!!! Prefiro pagar 5€ a um gajo para me empurrar o carro
sempre que falhar.!!! hehehe!!!
Para agora está tudo OK vamos ver no futuro!
UMM abraço e obrigado pelas dicas !

Pedro Reis

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
A aqueles que já tiveram a experiencia de remover o motor de arranque, mesmo com um macaco elevatório é assim tão dificil? em termos de espaço de manobra ou por ser complicado de "separar" do motor?

Carripana on the way ...

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Fante, o sítio do motor é daqueles que uma pessoa pergunta "..com tanto espaço e foram meter
aqui o raio do motor!".
Pois fica mesmo na traseira do motor quase junto ao volante e caixa.
É complicado porque uma pessoa só não consegue dar conta do recado.
Há situações como o desapertar/apertar dos parafusos que uma pessoa em cima tem de dar uma
ajuda e outro na fossa a apertar.
Resumindo: é mais rápido que tirar a cx de velocidades mas mais dificil tendo em conta o
espaço para trabalho com uma zona de díficil acesso por cima e por baixo.
No meio disto tudo muitas asneiras se diz e se faz como o termos apertado o motor e o cabo
da corrente ter ficado trilhado por debaixo. Toca a desapertar outra x.

UMM abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pedro já me aconteceu o mesmo com ambos os UMM's (várias vezess).

As causas possiveis podem ser: a ligação á massa que saí do borne negativo com mau contacto, escovas sujas ou bobine de chamada marada. Trata de todos estes itens e ficas com o problema resolvido.

Na altura gastei cerca de 90€ numa bobine de chamada e bendix novos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
26 Out 2007
Por acaso o meu nunca se estragou mas e biscate e ja mudei uns poucos e e como o ******* diz so com luvas para nao esfolar a pele eheheheheh e umas asneiras tambem a mistura
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
O meu tambem teve manias...a ultima era com o motor quente não dava nada,dava á chave e nem se ouvia o clack.Tinha que ir com uma chave de fendas fazer ligação directa do borne do MA(onde liga o cabo da bateria) para o terminal da bobine de chamada.
Conclusão tinha o fio que liga á bobine de chamada muito velho e cheio de "zebre",por fim começou a derreter o isolamento.Fio trocado e nunca mais falhou:cool:

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Olá, por esxperiencia própria antes de tirares o Motor de Arranque experimenta o fio de corrente que vai à bomba injectora. Pois no meu caso era essa falta de corrente (devido a um corte no fio) que causava as falhas de arranque.

UMM AbraçUMM
Paulo Cebola

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Pedro já tive um problema muito parecido com o do teu UD, de vez em quando ao dar à chave só ouvia o tal tac...tac..., mas depois de tentar duas ou três vezes lá pegava, " felizmente nunca fiquei mal " até que um dia resolvi tirar o dito motor de arranque e mandei-o reparar numa casa em São João da Madeira, na altura paguei 75€ para colocarem casquilhos novos, rectificar a pista das escovas e bobine de chamada nova...
Posso dizer-te que o motor de arranque ficou como novo, no entanto o problema manteve-se!
Mas como nunca me vi atrapalhado ou aflito com o problema, deixei a coisa andar...!
...ironia das ironias um dia tive de trocar o canhão de ignição e o problema desapareceu, o que me leva a pensar que era a minha ignição que tinha mao contacto!
Aproveita e vê se está tudo bem com a tua ignição!
Boa sorte com isso.
Cumprimentos.

Top Inferior