• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[Motor de arranque] a ficar marado!...Fotos...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas a todos.

O motor de arranque do meu UMM, foi todo reparado há pouco mais de dois anos, só que há algum tempo para cá, noto que alguma coisa de muito estranha se anda a passar com ele...!

De vez em quando, enquanto dou à chave noto que ele faz algum barulho a engrenar, parece que roda em falso!!

Outras vezes chega mesmo a arranhar, parece que não engrena o suficiente e ouço um ruído enorme de dentes a ressaltar!!

Será que a cremalheira do volante está a dar algum sinal?

Ou será que é novamente o motor de arranque a avisar que já teve melhores dias?

Seja o que for já sei que vem aí um bom biscate para resolver!!:dizzy_face:

Os sintomas têm vindo a agravar-se de dia para dia!!...:disappointed_relieved:

Tenho a impressão que o que pode ter estado na origem disto, terá sido um problema que tive na bomba injectora .
Esse problema levou a que os cilindros tivessem ficado completamente inundados de gasóleo, como não fazia ideia que tinha o motor cheio de gasóleo, fartei-me de dar à chave até o desgraçado do motor de arranque conseguir dar a volta ao motor!! ( Na altura pensei que seria a bateria fraca!!).

Só mais tarde é que vi o risco que corri ao ter feito o que fiz, felizmente o motor não sofreu nada!

Mas provavelmente o motor de arranque ficou com algum problema!! ( penso eu!!)
Já agora gostava de ouvir a opinião de quem possa ter uma ideia do que se passa!

Cumprimentos…

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Possivelmente tens o bendix nas couves:dizzy_face:
Os dentes da cremalheira do volante é quase impossivel pois isso cede sempre pelo elo mais fraco que neste caso é o bendix.

69brunumm

UMM
Registo
19 Jan 2008
verifica o estado da bateria,também tem influencia.
antes de pensares numa desgraça maior.

umm abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Deves ter problemas com o bendix. Pode até ser lixo e não deixa que avançe o suficiente. Mas possivelmente terás que comprar um novo, se já ouviste dentes a arrannhar talvez não valha muito a pena ficares com esse.

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Se pode-se escolher, preferia que o problema fosse da bateria!!
Mas da bateria não talvez não seja, por esta ser relativamente nova..!

De qualquer forma vou experimentar com outra para ver se há alguma diferença!

Quem me dera que fosse!!! …só de pensar no trabalho que dá tirar o raio do motor de arranque até me dá uma coisinha má!!!:disappointed_relieved::dizzy_face:

Obrigado pelas dicas…

Registo
1 Out 2008
olá mario.se andas de vez em quando por dentro da lama,pode ser sujidade no motor de arranque ?.ou problema na bobine de chamada.quanto á sujidade aconteceu comigo, mas foi tirado fora ,limpo e ficou bom, cummprimentos.

jsilva

Registo
26 Out 2007
ola
Ve se e o porta escovas de tras isso com as humidades nao se da bem e podem estar a ficar coladas tiras isso limpas tudo bem passas uma lixa fina nas escovas e montas tudo depois de estar bem limpo com gasolina ou similar ainda outro dia tinha um MA desses que nem sinal de vida dava limpei tudo bem limpinho porta escovas fora etc rolamnto de tras estava a fazer barulho meti novo montei pareçia novo da uma beca de trabalho mas ja sei se o levase ao eletricista aqui de Alcanena la tinha que abrir bem a carteira

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Boas Mário, também andei com uns azares no meu motor de arranque, também ouvi saltar em falso no volante, mas ao contrário do teu caso, no meu foi de um momento para outro que isso aconteceu. O meu mecânico disse que o Motor de Arranque andou desapertado, provavelmente devido às vibrações, e que uns rolamentos atrás tinham ficado todos gastos. Andamos à procura de um MA (Obrigado ao Jorge Portela que me desenrrascou um), achei que não desse para trocar esses rolamentos Pedro, onde os arranjaste?

Tenta ver se o teu MA não estará um pouco desapertado como no meu caso, e caso seja isso, até pode ser que ainda vás a tempo de o apertar e não estragar muita coisa.

No meu caso os sintomas eram semelhantes mas como te digo não foi uma situação que se fosse agravando, espero ter ajudado alguma coisa.

Cumprimentos

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A todos um muito obrigado pelas dicas e sugestões apresentadas, já vi que da bateria não é, por isso só me resta partir para a intervenção de retirar o motor de arranque e mandar fazer uma inspecção visto que ele foi reparado há pouco tempo e não tem tido muito uso...

Até poderei ter a sorte de ele estar apenas a desapertar-se... isso era ouro sobre azul!

Cumprimentos.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O motor de arranque já está na rua, foi preciso muita luta para tira-lo de lá, mas a muito custo lá saiu!!
:devilish:
Ainda o tentei tirar por baixo, mas estava a ver que tinha que cortar a longarina do chassis, ou o motor engordou, ou o chassis encolheu!!:disappointed_relieved:

Nem imagino como se tira o motor de arranque de um UMM de 93!

Se não gosta-se tanto do UMM, era desta que me vibrava dele, só o trabalho que dá a tirar o motor de arranque até dá vontade de comprar logo outro carro!!!...fonix..!:dizzy_face:

Onde é que já se viu um carro que precisa de tirar bancos, tablier, chaufagem e forras de acesso à cave do motor! Isto e só para apenas tirar o motor de arranque!!!

Claro que aproveitei a deixa e já estou a tratar de trocar o tablier, vou por um dos mais recentes!

Mas vamos ao que importa.

As fotos do maldito!!

Cumprimentos...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O Cournil tem uma janela de acesso a essa zona junto a pedaleira! Queres trocar? (esta última já leva 8 dias de atraso...)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by MarioMachado

Onde é que já se viu um carro que precisa de tirar bancos, tablier, chaufagem e forras de acesso à cave do motor! Isto e só para apenas tirar o motor de arranque!!!

Isso é só para "nabiças" como tu e EU! Um mecânico que conheça o UMM tira o motor de arranque directamente, sem aceder ao interior. O que me restaurou o branco, sacou a caixa fora sem mexer no interior do UMM.

Mas isso é só para quem sabe. Os maçaricos lerpam:D.

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Realmente no que diz respeito a mecânica e seus afins sou e considero-me apenas um curioso, sei alguma coisa mas muito à conta aqui do nosso ForUMM, ou seja, fico-me pela teoria, o que até já não é nada mau...(y)

Agora falando com base na teoria, suponho que seja muito mais fácil tirar a caixa de velocidades do UMM sem desmontar nada do interior do que tirar o motor de arranque do sítio.!!

Uma pessoa pode desapertar toda a caixa de velocidades inclusive o motor de arranque;), a caixa sai, mas o motor de arranque fica lá em cima sossegadinho:astonished: e agarrado aos fios da bobine de chamada.

...esses fios são outra dor de cabeça para se conseguir aceder a eles!!!:devilish:

Ainda por cima a natureza não me prendou com mãos de ginecologista, o que torna tudo bem mais complicado quando o espaço é coisa que não abunda!!

Ainda consegui desapertar o M.A. sem mexer no interior do UMM,(y) o problema surgiu quando pretendia tira-lo de lá!!:disappointed_relieved:

O desgramado para baixo não sai (Ainda dizem que para baixo todos os Santos ajudam), o M.A. deve ter comido farinha de engorda, por isso teve mesmo que ser para cima...

Pelo menos agora sei que ficou devidamente reparado, se aguentar mais 20 anos já fico todo contente..:D

Cumprimentos…

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
boas!

Isso depende mesmo da prática da pessoa.. o electricista que me costuma dar assistência, retira o motor de arranque +- em uma hora... e já o vi retirar por cima e por baixo, sem precisar de desmontar nada no interior... Antes de descobrir este electricista, um mecânico retirou-me o motor de arranque... demorou 3 ou 4 horas para o retirar... saiu por dentro do carro, dobrou-me a chapa da chaufage (para não ter de desmontar o tablier), ficou uma valente merd@, nunca mais foi ao sitio e eu fiquei doente qd vi o estado da coisa! escusado será dizer q nunca mais assentou uma mão no meu jipe.

Curiosamente vou hoje buscar o meu jipe ao electricista... esteve a fazer a revisão ao motor de arranque! Espero que a próxima aguente pelo menos o mesmo que esta aguentou.. 3 anos!:D

Cumps e bom fim de semana!

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Com muito ou pouco custo o motor sai para cima e pelo "lado do capot":D,temos é que nos mandar literalmente lá para dentro e conforme os modelos desmontar a caixa do filtro de ar e para facilitar a chapa que canaliza o ar para a solfagem.
Isso com treino garanto-te que consegues tirar ou montar o M.A. em 20min...no mesmo dia tive que o tirar e põr umas 4 ou 5 vezes até chegar á conclusão que o bendix novo vinha com defeito:blush::blush:

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by filipeumm

no mesmo dia tive que o tirar e põr umas 4 ou 5 vezes até chegar á conclusão que o bendix novo vinha com defeito:blush::blush:

Livra!!!!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Tirar o motor de arranque quatro ou cinco vezes..!!!! É caso para dizer(“Jesus, Maria, José”), é preciso ter azar!:devilish:

…Já basta ter que o tirar uma vez de 10 em 10 anos!!:astonished:

Espero que o motor de arranque do meu UMM fique em condições logo à primeira, caso não fique já sei com quem vou falar…:p

Ainda gostava de ver um motor de arranque daqueles a sair por baixo.!! Lá isso gostava!;)

Cumprimentos.

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
quote:Originally posted by MarioMachado

Ainda gostava de ver um motor de arranque daqueles a sair por baixo.!! Lá isso gostava!;)

espero não estar a dizer nenhuma baboseira, mas tenho ideia que da outra vez estavam 2 pessoas.... uma por cima e outra por baixo (do carro :D), e o motor de arranque foi levantado e colocado na vertical, tendo saído depois por baixo!
Tenho de ideia que o meu é mais pequeno que esse que mostraste .... esse é igual ao meu antigo.

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Ruben filipe

UMMzito
Registo
14 Out 2010
Pessoal como por azar o meu MA pifou de vez.. so que tenho o alter de 93 e até agora ja me matei para tirar aquilo de la e devo ter demorado umas 5 horas e bebido uma grade de minis e despachado um volume de tabaco xD .. ja tou com medo só de pensar que o tenho de por la de novo =/

» UMM POWER!!! «

Top Inferior