• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motor Cournil 2.5 turbo

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
boas pessoal, muito tenho lido sobre motores aqui no forum, e acho que quanto mais leio mais confuso fico :D, não a verdade é que tenho aprendido muitas coisas que desconheçia totalmente, ora a minha duvida é a seguinte o meu Cournil tem um motor 2100 turbo apicado, sei que tiveram de cortar um pouco da chapa para caber o turbo, mas n sei ao certo se sofreu mais alterações..

Muito se tem falado aqui, que é presiso mudar carter bomba de água e outras coisas em alguns motores , o que eu queria saber era o que deveria ter mudado se é que presisa ser mudado algo neste motor ???? até agora ele tem se portado muito bem e já agora eu tenho uma bomba Lucas, e penso que poderia ter mais rendimento com uma bomba bosch, digo isto porque o meu turbo canta pouco ou melhor quase nada, e o escape deita pouco fumo logo parace tar muito cortado.

Gostaria de ouvir algumas opiniãoes,


cUMMp a todos .



 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
2100 turbo? O do alter 2000 ou um turbo adaptado no 2100 do cournil?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
Penso que é o motor do Alter , mas amanha ja tiro a duvida...
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas
se tem um motor 2.1 turbo esses motores são provenientes dos peugeot 605 de 1989

verifica no motor a identificação, para ver se é alguma destas:

XUD11ATE (P8A) - 110cv - bomba da lucas
XUD11ATE/W - 110cv - Bomba da bosch
XUD11ATEY (PHZ)- 110cv - Bomba Egr

se o teu motor foi colocado nos apoios originais do cournil ele não tem inclinação lateral como no AlterII para o lado esquerdo (visto de frente), por isso a bomba de óleo (chupador) não foi necessário dar-lhe meia volta no cárter, agora se está o motor inclinado para a esquerda e se tens essa dúvida podes retirar a tampa do carter e verificar se realmente o chupador da bomba está bem posicionado.
Mas se cortaram a chapa para o turbo lá entrar é porque tens o motor sem inclinação, mas se poderes coloca umas fotos do motor com vista de cima e por baixo.



cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal


[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.534
Localização
Portugal
Ou tem o motor atmosférico com um turbo aplicado.....

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
Assim que possa vou postar umas fotos, mas penso que o Dias deve ter razao, no motor esta la o nunero 115, segundo o topico aqui do forum é um 2.100 , mas eu depois meto umas fotos.... Então e a questão da bomba bosch o que dizem ...

cUMMp
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
O 115 refere-se ao 2100 original dos cournil, e devem lhe ter aplicado um turbo...
Põe aí fotos para a malta preceber o que anda aí!
Se ainda tiveres o radiador de origem (pequeno) deves ter uns problemas de aquecimento ao puxar por ele com muito calor, não?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
Boas pessoal, ainda não tive oportunidade de tirar umas fotos mas assim que posso tiro e meto aqui. obrigado a todos .

cUMMp
 

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
Mensagens
501
Localização
Portugal
elah?? aplicar turbo?? da?? é complicado??

tambem gostava de aplicar... como se faz?
ou melhor que material é pressiso?

abraço

espanhol5
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Cuidado com aplicações de turbos em motores atmosféricos. Há quem faça mas não é muito aconselhado, e tem que ser uma coisa MUITO bem feita, e mesmo BEM FEITA tem que se ter muito cuidado. As cabeças dos pistons de um atmosférico são diferentes das de um turbo.
A diferença dos motores não é só no turbo... são os pistons, cabeça, injectores, e o comportamento do motor em termos gerais.
Já soube de quem tenha feito a alteração e os motores até trabalharam bem, mas nunca soube de nenhum motor com essa alteração e que tenha durado muito tempo... alguém mais bem informado que explique... mas a meu ver não acho uma opcção viável.
 

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
ainda não tive oportunidade de meter aqui umas fotos do meu motor mas tenho a certeza que levou um 2,1 turbo completo nao foi aplicação de um turbo ...
Mas assim que poder meto aqui umas fotos....



Hugo Martins
UMM Cournil 84
 

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
Aqui ficam umas fotos do motor, alguem sabe que motor é??? tem la os seguintes numeros P152.... pela tabela aqui do forum e um 2.1 certo ?
Mas tem turbo ,...












Hugo Martins
UMM Cournil 84
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Não sei a que tabela te referes... mas por esta https://for-umm.pt/oldthreads/7630 tens um 2.5 turbo... E injectores de enrroscar, 2.1 não é de certeza, pois nesse e no 2.3 são apertados por granpos, não enrroscam directo na cabeça...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
Boas alex realmente tens razao eu é que li mal a tabela...
o meu pai bem dizia que era um 2.5... mas eu da outra vez pensava que era 115 que tava la dai a minha duvida...

Mas para 2.5 acho que ta a puxar pouco quer dizer puxa bem mas devia puxar mais sera o turbo atrazado????? ou da bomba injectora ???é que a que tenho é uma lucas, não deveria ter bosh ????

Cada vez gosto mais deste forum :D

Hugo Martins
UMM Cournil 84
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Tem atenção que apesar de teres um turbo, se continuares com caixa de 4 e diferenciais curtos, o teu Cournil anda menos que o Alter.
Ficas com força mas sem a mesma velocidade de ponta.
É assim que tenho o meu Cournil Turbo... força mas sem velocidade de ponta.
 

hrpm669

UMM
Registo
11 Mar 2009
Mensagens
229
Localização
-
Sim nuno, força ele tem so acho que podia estar mais solto em baixas, talvez seja o turbo, muito se tem falado aqui nos kkk24 e 16, eu tenho que ver que turbo é aquele, provavelmente é o das 505 que vinha com o motor...


cUMMp

Hugo Martins
UMM Cournil 84
 
Top Inferior