• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motor Citroen XM 2.5 TD - 2ª geração

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.192
Localização
Portugal
Conhecem esse motor? A sua aplicação difere muito do 2.1 td?

Fiz uma pesquisa muito rápida na net, não vi grande coisa, embora fiquei com uma ligeira impressão que é mais problemático que o 2.1. Ao nivel da tecnologia é mais complexo pois é mais recente, imagino que a bomba seja electrica, mas talvez se possa aplicar uma diferente...

Já sei que os 109 cv di 2.1 chegam bem, mas os 129 cv do 2.5 permitem outra "ligeireza" aos "matacões" que tanto gostamos.

Se conheçem o motor em questão digam da vossa justiça, p.f.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.132
Localização
Portugal
Boas!

Esse motor sempre me fez um bocado de confusao porque nunca vi nenhum em nenhum carro aplicado para poder comparar tamanhos caixas etc... e porque os outros sao XU e este DK5 pelo que penso ser bastante diferente. Haverá algum mecânico no forum que o conheça?

O que é certo é que melhor deverá ser basta olhar para

2.1 Turbo D 1994–2000 I4 12V XUD11 BTE 2088 cc 80 kW (109 PS; 107 hp) @ 4300 rpm 250 N·m (184 lb·ft) @ 2000 rpm
2.5 Turbo D 1994–2000 I4 12V DK5 2446 cc 95 kW (129 PS; 127 hp) @ 4300 rpm 285 N·m (210 lb·ft) @ 2000 rpm


 

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Mensagens
747
Localização
-
Boas, eu conheço esse motor...monta nos 605 SVDT, código THY a injecção é electrónica, tal como os 2.1 td de 2º geração, MAS NÃO SÃO COMMAN RAIL mas já é um EDC de 2º geração com sensor massa ar a diferença é que os 2.1 td tem electrónica EPIC (LUCAS) EDC 1º geração.
Este 2.5 td tem electrónica Bosch, mas também houve com bomba bosch mecânica, (nos 1º modelos) São motores mais raros de encontras e pelo que conheço deles não são fáceis de aplicar no UMM, como fiabilidade o 2.1TD é melhor :):)

O 605 montou este motor, mas a peugeut, utilizou mais o 2.1td, até porque a tendência a partir da década de 90, era baixar a cilindrada ao motores e aproveitar a evolução electrónica compensar o aumento de potencia, e passarmos a ter motores mais leves com melhores prestações e a cima de tudo mais ecológicos...a actualidade assim o comprova.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
E' tal e qual diz o TEBI, deve de ser.
Embora ca em Inglaterra somente tenha visto 605 SVDT's somente com motores 2.1td.
Independentemente de serem de injeccao electronica ou nao electronica.

Como e' logico os 2.1td de injeccao nao electronica apareceram primeiro e eram montados ate 1993 (nao confirmado oficialmente)
A partir desta data passam a injeccao electronica e sao os comuns motores que podem ser vistos nos alteres 2000 como por exemplo do Pedro Marques - alterumm.

Mas 2.5 tenta saber que ano estas a falar ou que veiculo exactamente.

Carlos Pires
 

nuno2.8

Iniciado
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
11
Localização
-
quote:Originally posted by Aldeia

Conhecem esse motor? A sua aplicação difere muito do 2.1 td?

Fiz uma pesquisa muito rápida na net, não vi grande coisa, embora fiquei com uma ligeira impressão que é mais problemático que o 2.1. Ao nivel da tecnologia é mais complexo pois é mais recente, imagino que a bomba seja electrica, mas talvez se possa aplicar uma diferente...

Já sei que os 109 cv di 2.1 chegam bem, mas os 129 cv do 2.5 permitem outra "ligeireza" aos "matacões" que tanto gostamos.

Se conheçem o motor em questão digam da vossa justiça, p.f.

UMM abraçUMM

j.aldeia





boas não percebo muito de motores o que te posso dizer e que tenho uma xm 2.5 td de 1994 e e uma verdadeira maquina
conforto excelente
segurança excelente
consumo excelente
anda muito bem bem mesmo
um único se não(n)(n)(n)(n)
e que esta parada a 4 anos por ter partido o motor
e já corri e saltei a procura dum motor e nada só la fora Alemanha França etcccc
e depois de tanto procurar,procurar comprei um motor 2.1 para lhe montar e nada não da:devilish::devilish::devilish:
 
Top Inferior