• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor BMW

hugomsd

UMMzito
Registo
7 Abr 2010
Boas Pessoal
Aguem me pode dar umas informações sobre os UMM que vieram com motor do 525.
Já ouvi falar disso e fiquei interessado em aplicar um, já alguem fez essa alteração?
É que não sei se é fácil ou muito complicado.

cUMMprimentos,
Hugo Duarte

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Boas , tens que comprar uma caixa de velocidades do 325 IX , depois fazer a bolacha e o veio de adaptação da caixa de velocidades BMW á de transferencias UMM depois é fazer os apoios do motor.

Agora se me perguntares acerca de homologaçoes ha pano para mangas...

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
Nao sei de onde vem essa da caixa do BMW 325 IX!??
Mas deve ser o facto desse modelo ter tracçao integral que te induziu em erro!
O motor e caixa sao do 525 TDS bem como toda a electronica.
Podes consultar o topico do carro aqui:

https://for-umm.pt/oldthreads/5680

Abraços fortes
RaminiUMM

hugomsd

UMMzito
Registo
7 Abr 2010
Obrigado Pessoal
Espero haver mais comentários para ver o desenrolar da história

cUMMprimentos,
Hugo Duarte

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Essa é uma alteração que deve dar muito trabalho e muita despesa, para teres uma ideia, o UMM do Pedro Silva foi direitinho à fábrica mãe da BMW alemã juntamente com uma equipa de engenheiros da UMM para fazerem a aplicação e adaptação do tal motor do BMW 525tds.

Aqui entre nós é muito fácil dizer que aquele UMM anda e muito bem com esse motor, mas por trás disso de certo estarão muitas e longas horas de trabalho...

Já vi esse UMM de perto, e para te dizer a verdade fiquei com a impreção de que até as longarinas do chassis foram alteradas na zona do compartimento do motor, já nem falo na questão da cabelagem que está repleta de módulos, sensores, um sem número de fusiveis relés e centralinas...

Se estás realmenta a ponderar avançar com essa ideia, fala primeiro com o Pedro, não arranjas ninguém melhor do que ele para te ajudar a esclarecer todas as tuas dúvidas.

Um abraço.

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
O motor tem muita electronica... dá trabalho!

A Servidiesel já montou um motor desses, e dizem que lhes deu agua pela barba em termos de electrónica!!!

O Bruno Baiona, tem um UMM com esse motor, ele também pode dar uma achega!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

hugomsd

UMMzito
Registo
7 Abr 2010
Pois...
Estava cheio de pica,mas axo que estou a perde-la... principalmente pela parte da electronica, se fosse só motor e caixa era uma coisa, mais apoio menos apoio, a coisa ia.
Agora a electronica, para não faltar nada só comprando uma instalação completa...
Estou a começar a ponderar.

cUMMprimentos,
Hugo Duarte

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
A caixa do "IX" esta correcta se for o BMW 525 a gasolina.

Como em todos os UMM's que foram ate a alemanha todos os UMM's levaram com "motor e caixa de velocidades" BMW.
Adaptacoes a caixa de transferencias UMM foram feitas.

Portanto nao e' "impossivel".
Agora quanto a parte "electronica" que tiver unhas para tocar guitarra e um pouco de cabeca ate aproveitava toda a cabelagem de um veiculo inteiro como "DADOR".

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Raminiumm: a Caixa do 325ix penso que seja mais facil de arranjar do que a do 525tds(a nao ser que retires a caixa e o motor do mesmo carro)! so disse isso pq pode nao ser facil arranjar um carro completamente dador...e sim arranjares um motor aqui e outro acola! as caixas do 325ix e do 525tds nao sao completamente iguais mas dao perfeitamente!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92

hugomsd

UMMzito
Registo
7 Abr 2010
O grande problema que aqui se põe é saber o que faz falta do BMW da parte electronica...

cUMMprimentos,
Hugo Duarte

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by hugomsd

O grande problema que aqui se põe é saber o que faz falta do BMW da parte electronica...

cUMMprimentos,
Hugo Duarte

Não te procupes com o que fáz falta!

Como já percebes-te, para seguires em frente com este projeto vais ter que arranjar também uma cabelagem de um BMW, o problema será anular funções da cabelagem sem que tenhas problemas de erros na centralina!

Imagina a quantidade de erros que a centralina iria detetar por não detetar no UMM o ABS, os vidros electricos, os espelhos electricos, o catalizador,o comp***dor de bordo, etc...etc...

A meu ver este poderá ser um dos maiores desafios a contornar com a instalação elecrica, ou não!!!...pode até nem ser como penso, porque disto não percebo nada...

Vá, força com isso, os outros UMMs que gosam desta motorização também tiveram de ser adaptados, por isso acredito que caso mantenhas esa vontade também o consigas...

Abraço.;)

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Seguindo o topico,

NAda e' impossivel.
Por vezes o nivel de amadorismo (sem ofender ninguem) e contra mim falo e' logo a partida um grande obstaculo.
A grande ajuda e' estarmos perto de profissionais que fazem isso enquanto o "diabo esfrega" um olho.

Estamos a debater "solucoes" mas ainda nao sabemos das "condicoes"...por exemplo financeiras.
Todos nos aqui no forum darmos opinioes sao mesmo "so isso" opinioes.
Se tens mesmo vontade de levar isso para a frente podes pensar em varias solucoes.

1 -Comprares uma centralina reprogramavel.
2 - Usares a centralina "de origem" que vem no motor e reprogramar a mesma, eliminando sectores etc..etc..

UMA centralina nao e' um bicho papao...agora poucos sabem "mexer" e com responsabilidade, claro que de um simples click podemos levar um motor a partir...mas isso vai do nivel de conhecimento e programacao de quem mexe em equipamentos.

Eu mesmo estou a passar por essa situacao e lembro que nao e' pegar num motor e "ZAS" espetar na baia do motor de um UMM.
La nisso o m******* tem razao...todo o comportamento do veiculo tem que ser pensado e repensado.

So tens que te definir se es um simples curioso (nada contra isso) que sonhas com outro motor.
OU
Se de verdade vais meter pes ao caminho e levar a cabo um "sonho" ou ambicao.

Mas vai falando que aqui ha pessoal que ainda nao se expressou que tambem te pode vir dar um pouco de luz.
"infelizmente" no futuro sera inevitavel que UMM's sobreviventes tenham que equipar-se com outra mecanica que nao UMM.

"nesse futuro" quem tiver motorizacoes "originais" tera uma perola (independentemente das prestacoes dos motores originais UMM)

Va fala que somos todos ouvidos.

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Podes sempre arranjar o do 524td que é quase o mesmo... mas sem electronica!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Pois...mas o do 524 nada se compara ao do 525...sendo este ultimo MUITO melhor! mas sem desdenhar tambem e uma hipotese pois ja sabemos que os umms sairam com o motor do 525tds(PETERTUMBLE), 524td(ALTERUMM), e o do 525i! Quem gostar/quiser o do 524...pode la coloca-lo!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92

Registo
25 Jul 2006
Boas , a caixa é mesmo a do 325ix pois só a caixa do IX é que tem suportes para a adaptação da caixa de transferencias e o bloco do motor do 2.5i é o mesmo do 2.5tds.

Quanto á eletronica como já são motores antigos é bastante simples pois o motor vem com a cablagem que liga á centralina e alem disso só tem mais duas coisas que é o acelerador eletronico e um sensor que foi aplicado no veio de transmissão traseiro.

O meu UMM foi montado o motor na Austria (no departamento diesel da BMW) não pela dificuldade de adaptação do motor mas porque a BMW é que propôs á UMM montar aquele motor no UMM Alter para ver se passava a sair de serie e fornecer motores á UMM.

Mas houve varios problemas dois deles fui eu que resolvi pois a caixa(525ix) tinha as relações muito curtas o carro só dava 145KMH ás 5500rpm ou seja a 120KMH já ia com uma rotação maluca então mudei para a do 325ix(já passa dos 170kmh ), depois o motor está colocado um bocado mais baixo do que devia, então o eixo batia no carter que já tinha sido soldado, a sulução mais rapida e simples foi limitar 3cm o curso da suspensão.
O outro problema que houve era o aquecimento pois quando o carro era da UMM queimaram varias colaças e quando o Eng. Pedro Cortez ficou com o ele alterou não sei o quê (julgo que abriu canais na junta) que o carro nunca mais aqueceu nem aquece.

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
Eu sobre alteraçoes e adaptaçoes posteriores nao sei nada, apenas disse o material que foi usado para na aplicaçao original feita na BMW!
Mas se ha outras soluçoes e melhores entao ja elucida melhor sobre qual a melhor opçao no caso de querer aplicar o dito motor.
Mas uma coisa e certa, se esse motor fosse rentavel e uma boa opçao a UMM teria trocado e nunca o fez!!!
Essa parece-me ser a informaçao mais importante a reter.
Tenho muitas duvidas em relaçao a invençoes, ate porque ja tenho visto varios projectos e todos dao problemas que as soluçoes originais nunca deram nem vao dar.

Abraços fortes
RaminiUMM

Registo
25 Jul 2006
Nuno não é bem assim eles podem não ter utilizado os motores BMW porque eram mais caros que os Peugeot.

Mas eu acho que o principal problema foi a distribuição dos UMM ser feita pelos concessionários Peugeot e se mudassem de marca de motor não iriam continuar a distribuir e assistir os UMMs o que colocava um grande problema á UMM:

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Não percebo muito de mecânica e muito menos de adaptações e alterações, já tive oportunidade de andar no UMM BMW do Pedro e sinceramente é qualquer coisa do outro mundo...para quem tenha possibilidades e os conhecimentos necessários para uma correta adaptação eu acho que vale muito a pena, o único senão é que se fica com um UMM mais apto para a estrada do que para a pratica do Todo Terreno.

Abraço

Marco Roque

hugomsd

UMMzito
Registo
7 Abr 2010
Boas
Obrigado a todos pelos comentários e ajudas...Continuem...
Para MRoque porque é que se fica com um UMM mais apto para a estrada do que para a pratica do Todo Terreno?

cUMMprimentos,
Hugo Duarte

Top Inferior