• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

motor 2300

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa noite pessoal,
Adquiri à algum tempo um Cournil de 84, que estava a bom preço, mas agora não sei se não tem um SE NÃO!
Depois de andar um pouco com ele e experimentar-lo, decidi fazer a dita revisão, pois não tinha referências do antigo dono:
Óleos, filtros, valvelina, reapertos, e alguns tubos de radiador. lubrificação de copos, limpeza do motor para ver se tinha alguma fuga, pois estava um pouco babado de motor.

Agora reparei que o UMM engrenado em 2.ª e destravado, na rampa da garagem não se segura, soluça um pouco. Não sou perito em mecânica e por isso peço esclarecimentos sobre o que possa ter.

Espero não ter uma supresa, agora que só detectei uma fuga na junta do carter!

Obrigado. Abraço

Paulo Pinhão
FJ-59-26

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Uma fuga no carter nao é nada de especial, até depois de levarem juntas novas e silicone ficam assim, e quanto a isso da segunda é muito subjectivo.

Depende tudo da rapam que for.

Coloca mais pormenores como por exemplo o fumo que sai do respiro do motor.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Pelo que referes de o UMM não se aguentar em 2a destravado poderá ser falta de compressão no motor, por causa de segmentos gastos.
Mas faz como diz o "showtime" e verifica se sai fumo pelo respiro do motor... aí terás mesmo a confirmação, se tal acontecer.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
A própria fuga na junta de carter já indicia que anda compressão a passar para o mesmo obrigando o óleo a sair por onde pode... conheço bem esse problema!

Com o motor a trabalhar retira a vareta, se começar a sair óleo é mais um dado para concluíres se o motor está cansado ou não. Mesmo que esteja, desde que tenhas cuidado com os níveis de óleo ainda é bem capaz de fazer uns quantos KM mais.

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Olá pessoal, pois hoje meti o Cournil na estrada, ele aguentou-se bem, um pouco de cheiro a óleo, niveil ok e água ok também.
quando o parei depois de fazer uns kms sem desligar o motor saiu um pouco de fumo pela parte da frente, vinda do motor, não sei bem de onde.
O filtro do ar quando foi mudado tinha o pré-filtro com óleo, e hoje saía ar pela abertura do filtro.
Acho que tenho de pensar em gastar mais um pouco de € com o motor!

Abraço

Paulo Pinhão
FJ-59-26

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Já que perguntas o que deves fazer, então vou dar a minha opinião.

Para já, acho que deves continuar a fazer uso do teu cournil, uma vez que já tem a revisão feita, só tens que te manter atento aos níveis de óleo e água do motor.

Se tudo se manter dentro do normal talvez nem tenhas que gastar dinheiro em reparações desnecessárias!;)

Por isso toca a meter gasóleo na máquina e explora todo o potencial do teu UMM, enquanto o fores usando sempre o vais ficando a conhecer melhor e ficas por dentro de todas a manhas e outros eventuais problemas que ele possa ter, até mesmo aqueles que possam estar escondidos!

Boa sorte.
Cumprimentos.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Já que temos o mesmo motor numa máquina parecida (o meu cournil é porta curta) nas mesmas condições, digo-te o que faço com o meu. Deixo andar. Ele come óleo, eu dou-lhe óleo para ele comer. Ainda não morreu, mas sei que a saúde não é a melhor... É como eu... havia de beber menos mines, mas a esta hora.... Desde que não falte óleo, vai andando, tendo sempre na consciência quer qualquer dia vai ser preciso refazer o motor...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
poix é Alex o teu "assador de castanhas" assim foi chamado no passeio da figueira não deixa ninguem ir a traz dele. mas enquanto andar na se mexe.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O mal dele era a B.I. atrasada, já não fuma um décimo do que viste na figueira. Felizmente!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Olá bom dia pessoal, em primeiro agradeço os vossos posts.
Como solicitaram, submeti o motor a outros testes.
Sim, sai fumo pelo respiro do motor, e também pela vareta do óleo.
Com estas indicações tenho de tratar do motor, amanha vou comprar STP e ver qual o resultado, apesar de não estar muito esperançado.
Mais uma vez obrigado.

Paulo Pinhão
FJ-59-26

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
boas alex o fumo branco era bomba injectora atrasada?
Ainda bem, não sabia que poderia causar esse problema.

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Olá boa tarde amigos,
Preciso de mais uma opinião vossa:
Se colocar Lubrificante STP no motor, não vou conseguir resolver, ou pelo menos encobrir a compressão do motor
E mensionei o STP porque o Slick50 fica carote!!!!
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Podias tentar uma lata de Restore, mas acho que não te vai safar...

Há testes de gajos a dizer que tapa as fissuras e que reduz o consumo de óleo, mas não sei.

Abraço
Vitor Rato

Top Inferior