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Motor 2100 ou 2300 ?

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Mestre
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26 Mar 2006
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Ola a todos

Continuo a restaurar pouco a pouco o meu cournil, com sorte em algumas coisas e em outras nem por isso, este fim semana fui rodar o motor para ver se não esta colado,e não esta até aqui tudo bem.
Pior fiquei quando retirei a agua ao radiador e saio junto com a agua uma linda bola de oleo lá de dentro, é quase certo que deve ter a junta da cabeça queimada.
Agora fiquei num impasse será melhor reparar o meu motor que é um 2100, que para alem da junta queimada deve ter bem mais outros problemas ou será melhor comprar uma peugeot 504 ao que sei esta a funcionar e retirar o motor 2300 da mesma ???

Que me dizem ? O que é que fariam ??


Cumprimentos a todos
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Nada como tirar a cabeça do teu para ter uma ideia do que precisa,mas se for um motor que esteve parado muito tempo normalmente sai mais caro reparar esse do que comprar um motor 2.3,e se souberes o estado desse tal motor e sabes que esta bom é a maneira mais rapida e mais em conta de por o UMM andar.E claro o 2.3 é um bocado melhor que o 2.1 em prestações.
Mas nestes casos de restauro,o manter original tambem tem o seu valor...
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Tal como disse o Filipe... se é para manter de origem, para o valorizares, repara e mant~em o 2100... agora se vais alterar a teu gosto, coloca o 2330 quanto antes... vais notar bem a diferença, e para melhor.
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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sei de um 2100 que aparentemente tem meia dúzia de km.
quanto pode valer?
pediram 500 euros, mas ta mesmo novo e caro?
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas a todos

Pois eu quero manter o carro mais proximo do original possivel mas a o carro é para ficar para mim, vou avaliar bem a situação e saber quanto é que me fica a 504 não deve ser cara pois nem tem documentos, e ver tambem como esta a mecanica.

Pergunta alterar de 2100 para 2300 implica mais algumas alterações ( caixa velocidades ou outros) ? ou é chegar e colocar ??

Obrigado e cumprimentos para todos
 
N

NA-22-83

Guest
Olá Pedro Macau,

Em 1995, substitui o motor do meu Cournil ( 2.100 ) por um 2.300 vindo de uma 505 Reinforcé.

Atenção que só as Reinforcé são 2.300. As anteriores são 2.100 ( não sei os anos de produção ).

Pelo que me lembro, foi preciso uma chapa grande que liga a Cloche à Caixa de velocidades ( com a Marcha-Trás para a 5ª mudança ).

Quanto àsvantagens do 2.300 sobre o 2.100 ?

Muitas, e boas.

Menos ruido da Injecção, com Corrente em vez de carretos.

Mais velocidade ( embora pouca ).

Mais potência ( apesar de pouca, faz diferença )

Muito mais Binário ( essencial para TT ).

Claro que há muito mais para falar sobre este assunto, mas aqui no Forum não há espaço para isso. Posso falar contigo e explicar-te a minha experiência.

Quanto ao Original, é um assunto muito subjectivo.

Em poucos anos, poucos serão os UMM com peças originais.

Para mim, colocar um 2.300 no lugar de um 2.100 é continuar na origem da Marca.

Outra marca é que é alterar de fundo um Modelo.

Se quiseres a minha opinião, troca e não olhes a trás.

E para mim, é comprar um motor muito barato, desarmá-lo, substituir peças de desgaste, se levar pistons novos excelente, e o tal motor 2.330 do meu Cournil feito em 1995 ainda dura, com mais de 300.000 Km feitos a trabalhar na minha Empresa de Desporto Aventura.

Parece dificil a atitude, mas é simples e vantajosa.

PS: que aceitem a minha opinião aqueles que defendem a Originalidade total, porque eu também aceito as suas preferências.



Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

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Mestre
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26 Mar 2006
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ola a todos

Sim vou tentar comprar o motor da 504, e vou coloca-lo no cournil acho que deve ter bem mais vantagens, e de qualquer forma retiro o 2100, e pode ser que com o tempo e dinheiro extra o vá reparando para um dia mais tarde o recolocar no sitio.

Obrigado pessoal

Cumprimentos a todos
 
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