• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Molas arqueadas.... agora não cruza!! :(

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Amigos,

como o titulo indica, dei cabo de tudo..

passo a explicar:

uso no jipe 2 tipos de pneus, jantes 15" com pneus 31x10.5-15, pneus de estrada, e jantes 16" com pneus 7.50R16, estes ultimos com piso SAT para monte.

em ambas as situações, em cruzamentos de eixos mais complicados, os pneus roçavam bastante nas caves das rodas, situação bem mais incomoda co os pneus de 16", como é obvio.

Levei então o carro a uma casa de molas no intuito de me subirem o carro para poder comportar pacificamente os pneus, e de facto fizeram um bom serviço, ou seja, altura não lhe falta, mas a suspensão deixou de funcionar. não cruza com cruzava.

O que fizeram?

Foi dado arco nos 4 feixes, sendo que nos feixes da frente foi acrescentada mais uma lâmina em cada um, cerca de 2 mm mais grossa e foram mantidos os brincos de origem. Foi ta,bem soldada uma pequena chapa onde aperta o brinco, para, segundo me explicou o mecânico, impedir que o brinco vire ao contrario. (envio uma imagem em anexo de um outro UMM a explicar onde foi soldada esse “batente”, espero que esteja perceptível).
#

Nos feixes de trás, foram substituídos os brincos, foram feitos uns ligeiramente maiores aos de origem.
Conclusão: o jipe ficou sempre um saltitão de frente, não cruza os eixos como cruzava.

O mecânico disse que com o tempo iria ficar mais mole, mas desde que de lá saí que continua na mesma.

Alguém me pode ajudar a encontrar uma solução para isto ficar em condições?

Há por aí uns brincos meios articulados, será que isso funciona?

Será que é a chapa soldada que me está a limitar a suspensão?

Agradeço qualquer ajuda que me possam dar, estou mesmo a ficar desesperado com isso, não posso ir com o jipe a passeio nenhum, pois fica-me em todo o lado..

Cumprimentos

Filipe Cardoso

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Primeiro, tens um alter 2 certo?

Segundo, Tem barra estabilizadora?

Terceiro, retira esse feixe de molas a mais a frente que so embrutece as molas ficando o jipe o tal saltitao.

Quarto, tira uma foto a essa tal chapa.

Quinto, mete la so as rodas de tras numa buracada grande e tira umas fotos a ver se o gajo pelo menos atras mexe a molas.

Sexto, caso nao mexa tira lhe as molhas de descanso atras.

Septimo e ultimo, quanto e que pagaste mais ou menos?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter 2000
16-06-2000

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
ora vamos lá então:

1º Tenho um Alter 2 Turbo

2º Tenho barra estabilizadora, mas ando sempre com ela desapertada, numa atitude desesperada de melhorar o cruzamento, mas o comporatmeneto mantem-se o mesmo.

3º se retirar a lamina adicional, irá fazer com que o restante feixe volte a pasmar mais rapidamente, pelo menos assim me explicou o mecanico

4º Não tenho aqui fotos da chapa, mas ela está soldada precisamente no sitio onde está a seta a apontar a seta amarela, que é aquele traço vermelho

5º Só amanha

6º só amanha

7º paguei 165€ por tudo

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Isso é normal Pasarinho, com o tempo acalma. Quando espertei as molas do meu vermelho também ficou assim.

Duvido muito que os batentes tenham alguma influência nisso podes deixá-los ficar.

Retira a barra fora durante uns tempos. Outra coisa que ajuda é desapertares as porcas dos parafusos dos brincos com o UMM assente com as rodas no chão e em carga, ou seja na posição normal e voltares a apertar logo de seguida.

Também já ouvi dizer que dar uma volta pelo monte sem os amortecedores também ajuda a acalmar as molas, contudo a fazer isso tens que ter muito cuidado!

De momento não retires as laminas, espera uns 2 meses e depois diz qualquer coisa.

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Subscrevo as palavras do Amigo Aldeia, neste momento o que o teu UMM precisa é de um pouco de trabalho mais duro, só dessa forma é que as molas começam a ficar um pouco mais macias.

Se por acaso tiveres dois amortecedores por roda, começa por usar apenas um, talvez seja melhor experimentar o carro com apenas um amortecedor, antes de partires para o ensaio sem os amortecedores!!!

Pelo menos assim ficas com o carro mais seguro...

Cumprimentos.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Obrigado a todos.

apenas tenho 1 amortecedor por roda..

se acham que a solução passa por aguardar, ok, vamos a isso. Mas a intervenção já foi no inicio de Dezembro, ou seja já passaram cerca de 4 meses.. é normal??

cumprimentos

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já é algum tempo, mas faz o que te disse.

UMM abraçUMM

j.aldeia

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
E os amortecedores??Nao os trocaram ou pelo menos alteraram os apoios?
Devem ter subido muito o carro e agora está saltitão porque os amortecedores ficaram no limite:dizzy_face:
Experimenta a desapertar um amortecedor em baixo e tira-o do perno,depois vê se te "sobra" ou não muito curso,pelo menos 10cm tens de ter,ou então ele tem que estar no meio do curso na direcção do perno onde aperta.Com o carro em repouso com as 4 rodas no chão.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Obrigado, Filipe.

comprei uns amortecedores maiores, á frente uns Monroe Adventure, atrás uma marca rafeira, mas todos eles têm cerca de 58 cm abertos, o que chega e sobra. mas de qualquer forma o problema até nem passa por aí, uma vez que o comportamento é exactamente o mesmo com ou sem amortecedores. já fiz o teste... :(

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Boas Filipe

Eu quando dei esperto ás minhas molas, aproveitei mudei os amortecedores (OME a gás com maior curso) e coloquei uns parafusos limitadores e lubrificaveis nos brincos, ou seja, como são limitadores não apertam o brinco á longarina e lubrificaveis ajudam o brinco a trabalhar em conjunto com as molas.

Tenho a preocupação de verificar a massa dos brincos, mas em compensação o carro ficou muito suave. Uso pneu 7.50 e nunca roçou na chapa. Não sei se ajudei mas pode ser mais uma teoria :D

Os parafusos comprei ao Bruno no TerraX4, se quizeres tenho o numero dele ou podes perguntar ao Mr.Bones que se não me engano também tem parafusos desses no UMM dele o Brutus.

Abraço e não desesperes ;)

cUMMprimentos
FoxUMM
Sócio n.º 201 do Clube UMM

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Amigos,

para que se possam inteirar mais da minha situação, anexo fotos od serviço efectuado.

Nas primeiras fotos pode ser vista a chapa que foi soldada, na foto 5, 6 e 7 pode ser vista a lamina adicional, é a terceira a contar de cima para baixo.

nas ultimas fotos estão os brincos maiores que foram montados trás.

se após a visualização das fotos houver mais algum conselho pertinente, agradeço, pois como já recebi opiniões tão distintas, continuo sem saber o que fazer...

obrigado

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Concordo com o ******* nunca tinha visto um UMM com um mola de espeçura difrente no meio delas, o normal e penso que deve ser como manda a sapatilha as folhas de mola sao todas da mesma espessura a exepção das molas de espera.

AbraçUMM

JLeal=)

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas,

165 euros por tudo? Tinha ideia que espertar as molas custava cerca de cento e poucos euros por cada mola.

Estou com uma ideia completamente errada dos precos? Onde foi feito esse trabalho?

Obrigado pela vossa ajuda.

UMM abraco,

Marcelo

0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...

Life is diving. The rest is just surface interval.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by marcelumm

Boas,

165 euros por tudo? Tinha ideia que espertar as molas custava cerca de cento e poucos euros por cada mola.

Estou com uma ideia completamente errada dos precos? Onde foi feito esse trabalho?

Obrigado pela vossa ajuda.

UMM abraco,

Marcelo

Também achei barato!

Marcelo, em Viana do Castelo, espertar um feixe de molas custa 25€. Se tem que levar uma lâmina nova, conta com mais 25€ (50€ se for uma mestra). Isto se levares os feixes desmontados, caso contrário levam mais 25€ por desmontar cada feixe.

Não vás em conversas deles o UMM tem um peso muito equilibrado por isso se reforçares as molas, reforça as 4 e não só as da frente. Caso contrário 2 meses depois tens a trazeira arreada. Aconteceu comigo e com mais UMMistas meus conhecidos (atenção que esta dica é só para o pessoal da capota rigida, os de lona já não necessitarão do reforço por o peso é menor).

Em suma, se deixas ficar lá o UMM e se queres reforçar as 4 molas conta com 300€ de despesa (sem contar com alguma lâmina partida e a substituição de algum sinobloco).

Mas estes preços variam muito, é uma questão de pesquisa. Mesmo em Viana arranjo mais barato, mas não gostei do serviço.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Vi molas dessas mas num UMM caravana, esse entao tinha umas molas que mais parecia um camiao de transporte de terra!
Creio que te estao a aconselhar muito bem!

Alter II Longo Lona

Top Inferior