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Melhorar desempenho motor Atmosférico

manuel80

UMM
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16 Ago 2008
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Portugal
Boas

Abro este tópico no sentido de criar uma discussão sobre como melhorar o desempenho do motor atmosférico, nomeadamente alteração de bombas injectoras/ injectores, aplicação de turbos ou outros.

Convém identificar soluções e origem dos equipamentos.

(Sim, eu sei que à empresas que vendem kits para isso, mas a intenção é acrescentar conhecimento aos utilizadores do forumm.)

cUMMpts.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Na minha opinião, tentar melhorar o desempenho de um motor atmosférico é uma perda de tempo!
Os ganhos obtidos com adaptações ou alterações de componentes são tão poucos que não justificam o investimento nem de tempo nem de dinheiro!
O melhor é partir logo para a adaptação de um motor turbo...
Cumps
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Se quiser um desafio, dá. Já conseguimos fazer um atmosférico fazer ver um turbo. Fazer obstáculos em segunda enquando os turbo íam a gritar em 1ª. Em auto-estrada é que não dá grande resultado. Exige afinações e motor com saúde. Mas é um desafio engraçado.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas

Isso com debito, avanço e afinação de válvulas fica porrerinho para o mato de triladas com bons buracos...

O meu de trial e atmosférico e vai se mexendo... Com calma

Cummps
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Isso é tudo muito lindo e claro que quem não têm cão caça com gato!
Mas um motor turbo apenas com um turbo de geometria variável faz muito mais sucesso que qualquer motor atm todo mexidinho!!!;)
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Passarinho, acho que estás equivocado... :)
Já andei em atmosféricos com muito mais vida do que alguns turbo. Andei num turbo bem roto que fazia uma subida na Trofa a gritar em segunda, e um atmosférico que meto a 3ª na subida. E o atmosférico tinha o motor a bater e a bomba lucas um pouco atrasada.

Outra situação. Já fui a um passeio de UMM's, acho que foi na Lourinhã. Já faz uns anos... Em que um atmosférico era em segunda e os turbo voltavam atrás para meter primeira. Isso é o que eu chamo de "vantagem". Fazer ver com o pouco que temos.

É claro que é um investimento e horas perdidas. Mas meter um motor turbo também o é. É mais certo mas não deixa de ser um investimento e horas perdidas. Só se a pessoa realmente quiser entrar numa de atmosférico e curtir o projeto é que fica-se pelo atmosférico.

Em suma, se esse motor estiver como o aço, eu aproveitava-o, dava um jeito e ía andando. Ganhando estofo para comprar um turbo e reparar-lo e por-lo como manda a sapatilha e trocava assim que o motor estivesse pronto. Aproveitava para juntar o radiador do turbo e todo o material necessário para a conversão enquanto goza o atmosférico.

Depende do objetivo...

Cumprimento.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

bitaum

UMM
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28 Dez 2009
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Boas,

Pelo que já sondei, nunca um atmosferico preparado se poderá comparar a um turbo mexido pelos mesmos especialistas. No entanto, importa esclarecer (ajudem sff) que o investimento possivel num atmosferico tambem é muito inferior ao que se fará num turbo. Mais que não seja pela simples logica de que existem menos componentes possiveis de alterar. Ou estarei errado?

Abraço
 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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Sim pelo menos num atmosférico o turbo não berra...

Já agora, em termos de percentagem, e a andar temos 50% de turbos ou esse numero é menor que os atmosféricos?

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve
 

manuel80

UMM
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16 Ago 2008
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Viva.
Quantas vezes vimos neste forum a mensagem "se o teu motor está bom, fica com ele", "é melhor reparar o teu, que comprar um sem saber como está"...
Este tópico é mesmo para esses casos.
Se tenho um motor atmosférico em condições, porque não meter uns pozinhos? A troca pelo motor turbo, não é assim tão económica e lá está... é sempre uma sorte.
Abraço e bons comentários.
cUMMpts!
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Amigos,

o que me dizem da aplicação e uma bomba bosch 10 mm (proveniente do 2300 TD) num atmosférico?

mesmo sem a ligação da sobrealimentação do turbo, é capaz de trazer resultados bastante positivos, não?

Penso que o Celso de Braga tinha uma aplicação idêntica no UMM dele, vamos ver se ele passa cá para deixar o feedback.


Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Manuel80,

Como ja deves de ter reparado ao longo to topico ate ao momento o pessoal e' unanime em relacao a opiniao.

Uma explicacao de um leigo:
O motor atmosferico foi desenhado para certos comportamentos, certo volume de fluidos no seu interior, concebido para aguentar determinada potencia.
E esse como qualquer outro motor se lhe for alterado os valores originais teras muita pouca durabilidade do motor, para nao falar que toda e qualquer alteracao mecanica feita ser baseada em "kits plug & go" o resultado sera o mesmo curta vid, isto se nao fizer "pum" nos primeiros instantes.

Como o corpo humano um motor tem bastantes sistemas que dependem uns dos outros, se alterares comportamentos ou valores a um dos varios sistemas logo perceberas que os restantes sistemas terao tambem de ser alterados...mas alterados ate valores suportaveis entre TODOS os sistemas.

O motor Indenor tem as suas limitacoes.

Nao especificaste se querias um motor mais "veloz" ou com mais "forca".
De todo a base atmosferica deva de ser considerada para qualquer alteracao para "velocidade".

Tens que abrir mais aqui no topico quais sao as tuas intencoes e possivel "budget" = orcamento.
Pois se fores a comprar umas "chinesisses" via internet...vai la vai.

Abraco e aguardo com interesse.

P.S. ADOREI o post do VIRIATO...mas adorei de verdade, isso e' que e' organizacao, admiro e um dia gostava de ver essa coleccao.
Haja dedicacao.



 

manuel80

UMM
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16 Ago 2008
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aloevera,

Eu no meu caso, tenho um atmosférico em estado razoável, no entanto ando à procura de um motor turbo para lhe montar.

Como o orçamento não é largo e também não há pressa na troca... no meu caso este tópico apenas serve de informação para ter soluções para dar mais alguma alma ao meu UMM, tanto em velocidade como em força (apesar de força ter ele com a caixa ZF).

Sobre o tópico, este é para servir de informação para a globalidade dos utilizadores, conheço algumas pessoas com atmosféricos e estão contentes, conheço outras que não... que lhes falta mais alguma coisa.

Bem sei que o motor atmosférico não é para grandes corridas, mas se poder ter um melhor desempenho com esta ou aquela alteração desde que mantenha a fiabilidade, porque não fazer? Tal como já se vê nos turbos a substituir o turbo tradicional pelos de geometria, por exemplo.

Não pretendo transformar de todo um motor atmosférico, mas sim tirar partido de todas as potencialidades dentro dos limites.

abraçUMM.
 

celsoumm

UMM
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24 Fev 2010
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ola tenho um Motor atmosférico,com Bomba Bosch 10mm de uma Iveco, em velocidade estou muito contente tem baixas muito agressivas e rápidas, em reta consigo acompanhar bem um turbo ate aos 120.sim esta com um avanço na bomba. ter o motor atmosférico só peca nas subidas. e no meu caso nos consumos, pois tenho o pé pesado. sim mudava para um turbo, principalmente por causa dos consumos. e o trabalhar é diferente :)

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
 

bitaum

UMM
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28 Dez 2009
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Celso, não queres desenvolver mais um pouco os pormenores dessa adaptação e afinações?
Abraço
 

celsoumm

UMM
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24 Fev 2010
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a adaptação é simples é aplicar a bomba e dar um bocadinho de debito, não fiz mais nada no jipe, atenção que pneus também ajudam depois de trocar por uns não recauchutados notei muita diferença

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
 

kanguru

UMM
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13 Abr 2009
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Boas
Vou falar um pouco da experiencia que tenho (pouca) de UMMs. Tenho dois alter atmosfericos basicos sem alteraçoes com bombas lucas, consumos exelentes, andam o que devem andar, fiaveis nunca tive qualquer problema de motor e aí vou falar do XB, que ja ficou duas vezes afogado, uma das vezes até parecia uma motobomba a deitar agua pelo escape. Ainda pega a primeira tanto frio, como em quente, andei num atmosferico com bomba boch aacho que so difere no consumo para mais bebado e andei num turbo bom fiquei impressionado mas nem tanto. Agora também depende muito do piloto.:)

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - [email protected] - 933893482


 
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