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Manutenção dos eixos

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Hoje como era o dia do trabalhador, dediquei-me ao UMM e revi e fiz a manutenção dos eixos, mais propriamente rever os rolamentos e colocação de massa consistente nova, deixo aqui uma pequena foto reportagem para uma melhor visualização do estado de todos os componentes, eu por norma faço esta intervenção no minimo de 6 em 6 meses, tudo depende do trato que lhes dou em mato ou TT, ao fazer-mos esta operação prolongamos a vida util dos rolamentos.

Foto reportagem

Após a colocação do veiculo em segurança, retirar o pneu e o embraiador



Retirar o freio do semi-eixo e por fim o cubo de tracção





Nestas últimas fotos já dá para ter uma ideia do estado da massa lubrificante

retirar a bomba de travagem



aliviar a anilha de travamento da porca exterior e desapertar as porcas






cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Após retirar as porcas e as anilhas retirar o cubo de roda livre,
por fim retirar o vedante do cubo e retirar também os rolamentos, caso esteja o vedante ou os rolamentos com deficiências devem ser substituidos



Depois de uma limpeza á manga de eixo foi altura para experimentar as novas porcas compradas no peças land rover, estas porcas são do LR SIII
têm uma diferença a nivel de espessura mas assentam muito bem sem prejudicar o seu funcionamento.





Limpeza do material







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Fante

UMM
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5 Out 2008
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Excelente tópico para quem gosta de meter as mãos à obra.


Carripana on the way ...
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Lubrificação com massa de litio e montagem





colocação da 1ª anilha junto ao rolmento, porca e um ligeiro aperto



colocação da 2ª anilha e da 2ª porca, apertar bem a 2ª porca e por fim dobrar a anilha para efectuar o travamento da porca.







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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Colocação do cubo tracção, freio do semi-eixo, bomba de travão e embraiador.









Está assim concluida a revisão ao eixo dianteiro.

Como tenho à retaguarda semi-eixos flutuantes tambem fiz uma vistoria, mas neste caso não foi feita limpeza porque os rolamentos andam sempre lubrificados, na montagem levam massa e passado algum tempo a valvolina do diferencial passa a melhorar a lubrificação, este sistema foi feito por forma a ficarem os rolamentos sempre lubrificados.






Tive de substituir alguns parafusos da falange do semi-eixo porque estavam moídos nas pontas




Espero ter ajudado os menos experientes nesta matéria.


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eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Pelo menos por mim valeu:)

Chegaste a meter alguma junta ou silicone ao apertar o cubo?
No meus cubos meti apenas silicone de juntas....mas fiquei com dúvidas se devo desmontar e meter um junta:rolleyes:
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by eunema

Pelo menos por mim valeu:)

Chegaste a meter alguma junta ou silicone ao apertar o cubo?
No meus cubos meti apenas silicone de juntas....mas fiquei com dúvidas se devo desmontar e meter um junta:rolleyes:


Boas Hernani
Tanto no diferencial dianteiro como no traseiro eu coloco selicone .

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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Dias

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ravediver

UMM
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12 Mai 2006
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-
Muito boa esta ilustração de um aspecto relativamente básico da manutenção dos nossos UMM's e sugiro que mais membros façam outras foto-reportagens semelhantes pois a variedade de modelos é grande e assim poderá ser compilado um verdadeiro manual de manutenção UMM!
Realço aqui 2 pormenores interessantes: a utilização correcta da chave de porcas do LR, que custa 10 a 12 euros e impede que se escafiem as porcas grandes ao tentar tirá-las a martelo e escopro (ver o resultado no tópico de recuperação do JJ) e os parafusos que prendem a tampa do cubo (novos parafusos com o mesmo passo de rosca? Ou substituição das roscas porque algures no passado foi preciso desbastar parafusos gripados?)
CUMMprimentos

 

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
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Boas,

Ravediver, concordo plenamente e estas foto-reportagem ajudam imenso quem, como eu, apenas se começou a dedicar à mecânica com os UMM.

No entanto, estou com esse problema nos parafusos que prendem a tampa do cubo que referes. Estou a pensar desbastar-lhes a cabeça apenas no diâmetro da rosca para soltar a tampa e sacá-los girando com um alicate. Mas gostava de confirmar com o pessoal do fórumm se estes parafusos têm enroscam na tampa e no cubo ou só no cubo. Se for só no cubo tudo bem, posso avançar, se for também na tampa não sei como me safo... dicas?

1 abraço
Zé Almeida


Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159
 

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
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Lisboa, Portugal
Boas Mário,

Estou a falar dos primeiros parafusos a sair, parecem-me de cabeça sextavada interior, medida entre 3 e 4 mm porque já vinham moídos, são os mais estreitos. Tenho uns que saem, outros não. Parece-me que estás a referir-te aos parafusos maiores que se retiram na fase seguinte...


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batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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Kyrgyzstan
aqui o menino pegou numa broca de cobaldo e pimba, mas não aconselho!!!
Arranja como o mário disse uma chave maior e da-lhe umas marteladas até ela prender, depois tiras, para colocar é igual, mas se quiseres substituir os parafusos por novos há no forum quem os venda.
boa sorte

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve
 

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
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Lisboa, Portugal
Já lá meti uma torx à força, mas o material era fraco e deixei lá metade... nesse não me safo sem meter a broca. Falas de uma chave sextavada 1/8? Portanto, não é 3 nem 4 mm, certo?

No entanto, fiquei sem perceber: estes parafusos também enroscam na tampa ou passam a tampa e só apertam na peça seguinte(cubo?)?


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jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
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Furando com uma broca do diâmetro da rosca e não da cabeça, com jeitinho até apanhar o final do cone e início da rosca... ainda vou tentar outra coisa antes de meter a broca, que é comprar uma torx em condições e experimentar.

Os parafusos estão muito presos... achas que WD40 pode ajudar, visto o aperto ser tão fundo?



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