• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Manda a àgua fora

brunomss

UMMzito
Registo
19 Set 2009
Mensagens
108
Localização
Portugal
O meu pai tem um UMM de 88, o 2.5 turbo.

Há algum tempo atrás o carro teve um problema na cabeça do motor pois o motor deitava a àgua fora e o meu pai mandou reparar a cabeça. Foi rectificada, levou umas tampas novas, etc...

Agora a cabeça do motor foi montada e quando o carro começou a trabalhar tudo parecia bem, não fazia fumo, estava certinho, até que começa novamente a deitar a àgua fora.

O que eu gostaria de saber é se alguém já teve este problema.

Isto é sintoma de cabeça estragada? Ou o problema pode vir de outro lado que não a cabeça?

Obrigado.

Bruno
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.192
Localização
Portugal
Normalmentenesse problema està acossiado à junta da cabeça com fugas. digo isto porque acredito que a cabeça esteja boa. a junta deixa passar compressao para o circuito de agua,, daí a fuga. notas o tubo que vai da bomba de àgua ao cimo do radiador muito duro?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Poderá ter uma camisa rachada no bloco...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

brunomss

UMMzito
Registo
19 Set 2009
Mensagens
108
Localização
Portugal
Obrigado a todos.

O mal já está descoberto.

A cabeça foi mal arranjada.

Volta tudo ao início, desmontar para reparar e voltar a montar
 
Registo
19 Abr 2010
Mensagens
201
Localização
Portugal
Aproveito este tópico aberto porque com no meu acontece o mesmo, o tal tubo da agua que vaí da bomba ao radiador fica duro. Posso continuar andar com o jipe assim ou estou a estragar mais coisas?
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
celiaeUMMze, provavelmente tens a junta de cabeça danificada, não deves andar com ele assim porque podes danificar gravemente a cabeça que neste momento ainda poderá estar em bom estado, ou seja sem fissuras. Pode acontecer após o motor ter estado muiyo tempo parado ou simplesmente porque aqueceu demasiado.

Será mais grave se tal como sai pressão do motor para o circuito de refrigeração também estiver a entrar agua para os cilindros.

A reparação não é muito cara se a cabeça estiver boa. Aproveita e muda também o termostato ou então retira-o fora.

cUMMprimentos;
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
CeliaUMMZe, já muito se falou aqui no tópico sobre o problema de sobreaquecimento dos UMMs mais em especial cuidado com os Cournil.
O Cournil tem uma baia de motor rectangular quase sem espaço para o ar circular.
Quando em movimento não há problema de maior mas parado, no para-arranca, como não tem fonte de arrefecimento sobreaquece embora a ventoinha esteja sempre a funcionar.
Motores Peugeot são assim mesmo. No meu Cournil de há 12 anos atrás foram 3x que aconteceu.
O ideal é analizar bem se o termostato está a abrir bem e pensar em adaptar uma ventoinha extra à frente do radiador.
Se ainda não te acendeu a luz da temperatura estás com sorte mas quanto mais cedo substituires a junta melhor. Isso é sempre um conserto num mec por volta dos 250€ mas se souberes alguma mecânica poderás fazê-lo.
Espero que não precises de rectificar a cabeça.
Depois de montada, andar com calma os primeiros 500 km e depois reapertar.
Um conselho de ex-Cournileiro : adaptação de uma ventoinha e evita muitas surpresas !



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 
Registo
19 Abr 2010
Mensagens
201
Localização
Portugal
Desde já obrigado, o termostato aonde fica, sabem me dizer?
Imagino, que esteja á saida da bomba de água para o radiador algures, pois não é visivel, ou eu não o vejo, se souberem é mais facil para ir lá direto.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.129
Localização
Portugal
Boas!

Se morasses no algarve fazias o mesmo que eu, TERMOSTATO FORA hehehe, no meu cournil o que não vai ser muito usado se é que me faço entender fora!

Eu aqui ando meia duzia de metros ja tenho o motor quentinho porque não se passa uma rotunda sem sair em 3ª a mandar fumo hehehe!!!

O termostato está por cima da bomba de agua, é onde liga o tubo que vem por cima, tiras esse tubo e vez la dentro

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Sem termoestato o consumo de combustível é maior e o motor tende a ter um desgaste anormal porque não anda à temperatura correcta. Se fosse uma peça cara ainda compreendia, ainda à pouco tempo troquei o termoestato do Alter II e o novo apenas me custou 8€.














A minha melhor amiga...
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
O retirar o termostato é apenas mascarar um problema e não o resolver.
Se o UMM aquece algo está errado, e de facto ao se retirar o termóstato ele deixa de aquecer, mas apenas porque a água passou a circular livremente no motor todo, quando originalmente deve circular apenas numas partes e quando aquece, o termóstato abre para deixar passar água para outras partes e assim manter sempre o motor na temperatura ideal de funcionamento que nas nossas máquinas é de cerca de 85º-90º.

Quando essa peça n existe, o que gerou o problema do aquecimento continua lá, mas o motor deixa de aquecer, e pensamos... "altamente... agora é sempre a abrir..." ERRO... o motor está quase sempre a trabalhar frio (cerca de 60º-65º), nunca chegando à temperatura ideal, o que dá um desgaste acrescido a todos os componentes interiores.

O motor trabalhar com excesso de temperatura, a curto prazo arruina apenas a junta da cabeça (desde que se pare logo, claro)
O motor a trabalhar sempre a frio a médio/longo prazo dá cabo de muitos componentes internos.
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
O showtime tem de fazer sempre espectáculo fazendo aquilo que não deve!lol
Retirar o termostato é deixar a água circular livremente entre o radiador e o motor.
É tudo muito fácil mas quando se tem de encostar a barriga ao balcão para pagar as resparações dos motores pensa-se 2x.
Fica mais barato, por segurança, meter um termostato novo (abertura aos 81ºC acho eu) e meter uma ventoinha extra com ligação automática ao chegar à temepratura x ou via manual internamente através de um botão para o efeito.
É pena eu não já não ter o meu FD porque se na altura soubesse o que sei hoje não o tinha deixado ir ao meu bolso por 3x consecutivas com juntas queimadas e cabeça rectifica.

Abraço
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Já agora.
No caso de um veículo não possuir o radiador da sofagem, isso pode alterar de alguma forma o uso do termostato?
Ou deverá manter-se tudo na mesma?

Abraço
Bruno
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Bruno, em nada a sofagem tem a ver com o uso do termostato.
Para mais que, os UMMs tem um manípulo por debaixo do guiador de lado que abre e fecha a tampa do canal de ar que entra pelo capot.
Esta função tem apenas a de se querer ou não mais calor dentro do habitáculo.
A temperatura da água que lá passa é sempre igual.

Abraço
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
Retirar o termostato, num motor diesel com tendência para o sobreaquecimento com o Indenor XD2 e XD3 não é prejudicial. O termostato induz uma perda de carga no circuito de refrigeração que se traduz num défice no rendimento de permuta de calor entre motor/liquido de refrigeração uma vez que o liquido está a altas temperaturas mais tempo dentro do bloco e a capacidade de refrigeração do radiador aliada a baixa rotação da ventoinha mecânica não consegue compensar, daí que facilmente se queimam juntas de cabeça...

...considero que tanto se mascara o problema com ventoinhas eléctricas como com a retirada do termostato... o problema, esse está mesmo na raiz da concepção...

Sugiro que nestes motores especificamente se faça um teste, no inverno com e sem termostato e se verifique quanto tempo demora o ponteiro da temperatura a chegar ao mesmo valor, os resultados são deveras surpreendentes... mais surpreendentes ainda no verão em que o termostato só atrapalha mesmo e é meio caminho andado para um investimento em junta.

Se queremos compensar a deficiência de lubrificação a baixas temperatura poderemos baixar a graduação do óleo, por exemplo passar de um 15W40 para um 10W40, um óleo com melhor eficiência lubrificante a baixas temperaturas.

Para evitar problemas nas válvulas, ao trabalharem mais vezes a mais baixa temperatura é sempre importante uma boa afinação, se necessário com uma folga muito rigorosa para frio.


cUMMprimentos;

 
Registo
19 Abr 2010
Mensagens
201
Localização
Portugal
No meu caso ao fim de 4 ou 5 minutos com o motor a trabalhar sem andar com ele, coloco o dedo dentro do reservatório da agua e já se sente a agua quente, assim como o ar a entrar pela sofagem ligeiramente quente. Com isto deduzo que a valvula está a funcionar ou não têm.!? Agradeço a opinião de todos, 1º vou verificar se tem valvula e se está a funcionar.
Para ver se está a funcionar penso que se a colocar dentro de um tacho com agua no fogão, vou conseguir ver se abre ( de perferencia com um tremometro para ver a que temperatura abre)
Também sou da opinião se trás valvula é porque deve ter, e estar a funcionar, e retirá-la é resolver um problema a curto prazo e criar outro a longo prazo!!!! è a ideia de quem percebe muito pouco ou nada de mecanica.
 
Top Inferior