Boas.
Só tenho a dizer maravilhas deste sistema de "reverse shackle".
À uns anos atrás entre uma conversa que tive com um amigo que tinha feito o primeiro spoa cá na ilha (estou cá na ilha à 16 anos ele já tinha spoa no seu jipe antes mesmo de eu ter cá chegado) ele disse-me que tinha tirado a ideia da hilux do pai:
"se a carrinha do meu pai se tem as molas por cima dos eixos porque não poderá o meu santana ter ?"
-e eu respondi-nhe com uma pergunta:
"e porque não alteras-te também a posição dos brincos?"
- ele respondeu:
"acho que já chega de alterações"
Mas fiquei a "matutar" durante algum tempo porque sempre achei os brincos à frente como uma "ancora" e decidi fazer no meu samurai isto muito antes de aparecer os "kits" para esta alteração da calmini (
http://www.puresuzuki.com/shackle_reverse.htmhttp://www.puresuzuki.com/shackle_reverse.htm).
Cortei, coisa que arrependo-me até hoje :disappointed_relieved:, os apois de origem. Coloquei as "orelhas" à frente, a base para os brincos atrás com correcção a "olhómetro"

devido ao tamanho excessivo dos brincos e tive que corrigir a base de apoio das molas no diferencial.
Ficou BRUTAL. Podia entrar depressa nas valas, covas que mal se sentia, mal se notava oscilação no volante e cruzava bem. Depois decidi fazer spoa e ficava a cruzar ainda mais mas como tinha o veio de transmissão de origem não havia estriado suficiente.
Uma coisa que apenas aconselho : NUNCA CORTEM OS APOIOS DE ORIGEM !
Bons trilhos
luis Tomaz
http://forum.tt-terceirense.com