• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

mais uma ideia

Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
pessoal ja alguem reparou nas molas da frente da hilux de 89? o brinco esta a taz e não a frente da mola, como nos nossos, assim não tem a "ancora" a bater em todo o lado, ja alguem pesnsou se é possivel fazer isso no umm sem projudicar a condução e prestações?

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Por acaso já tinha reparado nisso.

nas mistubishi L200 antigas a configuração é a mesma. não sei se o chassis do UMM permite a aplicação de uma intervenção profunda desse genero, mas que traria vantagens, sem duvida!

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
tenho que estudar o assunto, entretanto gente mais entendida a ver se fala...


UMM= Uma Maquina de Monte...
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.038
Localização
Portugal
boas companheiros
tb foi coisa que já pensei muitas vezes!visto que já me aconteceu varias vezes ficar com os brincos virados por em situações de cruzamentos eixos mais "puxados",o brinco ao bater em qualquer obstaculo ,virar se!
mas tinha que se rever o sistema de deslizamento "luva" das nossas transmissões!pois ao invês de abrir ao cruzar,teria era que fechar!
penso que se inverter a posição da transmissão,o problema das folgas na luva ainda iriam ser piores!
eu reparei que os dayatsun (os F 40) tb tinham assim montado ao contrario dos nossos!
mas fica uma boa dica para divagar sobre o assunto.

 

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Mensagens
1.112
Localização
Portugal
Não sei se dará para fazer essa adaptação e se seria viável, mas de certeza que iamos ficar com o UMM mais baixo 5 cm. Ou não?
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
quanto a luva creio que não ha problema, o suspenção fica a trabalhar precisamente igual, mas m vez de articulata a frente articula a traz e UMMAIA mais baixo porque? os brincos passam para traz podes por brincos grandes se quiseres e podes dar o arco as molas na mesma... deixas de ter é uma ancora na frente, fica a traz mas a traz não estorva nada, isto pelo que eu estou a ver, mas pode não ser bem assim, pode ser que alguem mais entendido se pronuncie...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Dar até dá,o Markilhas tinha esse sistema no seu cournil quando ainda tinha molas de laminas.O pior é fazer bem feito...teria que se soldar novos apoios nas longarinas á frente e deixar da mesma altura a que estão os brincos e atrás cortar os apoios de origem e aplicar novos apoios nas longarinas para deixar as molas na mesma posição.No meu ver o trabalho não justifica pois não se ganha angulo de ataque e se o problema é os brincos virarem há outras soluções menos trabalhosas e dispendiosas,ou então mete-se pneus maiores...:D
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
boas filipeumm, eu não acho que seja tão coplicado assim, estive ba ver e até parece simples, e nem faz falta cortar nem soldar, mas primeiro vou experimentar e depois falamos outra vez...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
quote:Originally posted by filipeumm

Dar até dá,o Markilhas tinha esse sistema no seu cournil quando ainda tinha molas de laminas.O pior é fazer bem feito...teria que se soldar novos apoios nas longarinas á frente e deixar da mesma altura a que estão os brincos e atrás cortar os apoios de origem e aplicar novos apoios nas longarinas para deixar as molas na mesma posição.No meu ver o trabalho não justifica pois não se ganha angulo de ataque e se o problema é os brincos virarem há outras soluções menos trabalhosas e dispendiosas,ou então mete-se pneus maiores...:D
da trabalho, o meu nao estava acabado, e ja tinha dado trabalho, pois o eixo tem de chegar mais a frente, e ficava um matacao atras.trabalho nesta situaçao da e bastante.

UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
bem pelos vistos mais uma ideia a esquecer... e não é que fui experimentar uma hilux e tudo e lá funciona bem! pá é pena... angulo de ataque ganhava e bem...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Darkmaster

bem pelos vistos mais uma ideia a esquecer... e não é que fui experimentar uma hilux e tudo e lá funciona bem! pá é pena... angulo de ataque ganhava e bem...

UMM= Uma Maquina de Monte...

Pois,mas a hilux tem as molas por cima do eixo...olha bem de lado e vê as diferenças nos apoios das molas nas longarinas da toyota vs umm...
 

TOMMY

UMMzito
Registo
26 Out 2009
Mensagens
126
Localização
Portugal
Boas.
Só tenho a dizer maravilhas deste sistema de "reverse shackle".
À uns anos atrás entre uma conversa que tive com um amigo que tinha feito o primeiro spoa cá na ilha (estou cá na ilha à 16 anos ele já tinha spoa no seu jipe antes mesmo de eu ter cá chegado) ele disse-me que tinha tirado a ideia da hilux do pai:
"se a carrinha do meu pai se tem as molas por cima dos eixos porque não poderá o meu santana ter ?"
-e eu respondi-nhe com uma pergunta:
"e porque não alteras-te também a posição dos brincos?"
- ele respondeu:
"acho que já chega de alterações"
Mas fiquei a "matutar" durante algum tempo porque sempre achei os brincos à frente como uma "ancora" e decidi fazer no meu samurai isto muito antes de aparecer os "kits" para esta alteração da calmini (http://www.puresuzuki.com/shackle_reverse.htmhttp://www.puresuzuki.com/shackle_reverse.htm).
Cortei, coisa que arrependo-me até hoje :disappointed_relieved:, os apois de origem. Coloquei as "orelhas" à frente, a base para os brincos atrás com correcção a "olhómetro":D devido ao tamanho excessivo dos brincos e tive que corrigir a base de apoio das molas no diferencial.
Ficou BRUTAL. Podia entrar depressa nas valas, covas que mal se sentia, mal se notava oscilação no volante e cruzava bem. Depois decidi fazer spoa e ficava a cruzar ainda mais mas como tinha o veio de transmissão de origem não havia estriado suficiente.
Uma coisa que apenas aconselho : NUNCA CORTEM OS APOIOS DE ORIGEM !


Bons trilhos :cool:

luis Tomaz
http://forum.tt-terceirense.com
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
bem sendo assim ficamos em que? aquilo resulta ou não? tommy, em travagem e estrada como ficou?

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

TOMMY

UMMzito
Registo
26 Out 2009
Mensagens
126
Localização
Portugal
Boas.
No meu caso ficou exactamente como estava de origem. Mas atenção que estou-me a referir a uns 900/1000kg, o UMM pesa mais do que dois Samurais por isso à que digo para NUNCA CORTAREM OS APOIOS DE ORIGEM.
Se repararem neste vídeo o jipe encontra-se com o dito homemade "reverse shackle" e com spoa:


No meu entender penso que em termos de resistência das molas vs barras de suspensão as molas levam vantagem porque ao bater nos obstáculos elas são apenas puxadas para trás enquanto no sistema de mola helicoidal as barras da suspensão levam com o obstáculo de frente o que leva a empenarem.
Mas quando tiver t€mpo para retornar ao acabar do samurai vou optar por sistema de mola helicoidal porque preciso de bom cruzamento para pouco uso do estriado do veio de transmissão.


** UPDATE **
Peço desculpa pela constante alteração da resposta mas descobri umas fotos da alteração que fiz ainda no "cru":












Bons trilhos :cool:

luis Tomaz
http://forum.tt-terceirense.com
 

TOMMY

UMMzito
Registo
26 Out 2009
Mensagens
126
Localização
Portugal
No que toca à travagem não notei diferença mas com a barra estabilizadora montada porque quando fiz o spoa e retirei a barra para melhor cruzamento a coisa ficava um pouco mais complicada na direcção. Guinadas rápidas e o "barco" ficava meio para o descontrolado mas com a barra montada ficava bom.


Bons trilhos :cool:

luis Tomaz
http://forum.tt-terceirense.com
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
esse prolema talvez se resolva com um amortecedor de direção não? o meu anda sem carra e com o amortecedor melhorou muito...
bem não ha como experimentar...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

TOMMY

UMMzito
Registo
26 Out 2009
Mensagens
126
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Darkmaster


bem não ha como experimentar...

UMM= Uma Maquina de Monte...
Boas.
Correcto, mas como disse aconselho a não cortar os apoios de origem nem a soldar nada definitivo em que seja difícil a sua remoção sem provocar alterações no chassi.







^^ Aconselho-te a ires por este sistema e assim até poderás ganhar entre 5 a 10cm de altura na frente, mas atenção na inclinação do brinco porque quanto mais na diagonal ele estiver, num cruzamento a mola poderá baixar muito e fazer com que o estriado do veio saia do sitio.



^^ Nesta peça aconselho um batente na frente do brinco para não o deixar ir para a frente. Se reparares os binco está para a frente e se passar muito poderá fazer em que numa pancada o brinco em vez de ir para trás vá para a frente quinando a mola e até mesmo partindo a mesma. Os samurais trazem uns batentes nos apoios dos brincos que evitam isto, depois coloco uma foto para melhor exemplificar.


Bons trilhos :cool:

luis Tomaz
http://forum.tt-terceirense.com
 
Top Inferior