• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Médios VS Máximos

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Boa noite.

Tenho menos intensidade de luz nos máximos que nos médios, troquei os fios, fiquei com menos nos medios e mais nos máximos, mas neste caso, os médios sao mesmo fraquinhos!

Uso lampadas de 55/60w, tudo ligado com relés e fios de 2,0 mm.

O que causará isto?

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

Registo
30 Mar 2006
Vê os pontos de massa e o estado dos fios.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Instalação nova!
Relés novos, fios novos, terminais novos!!!

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Poderá ser um problema de secção de um dos cabos?
O que dá menos luz, ou o da massa... ou então contactos fracos em algum lado.

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Os dois faróis tem massas independentes, novas, a unica massa q està em comum é a dos relés, que n imagem aparece sendo os fios laranja, será disso?

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
André, depreendo que os relés cortam/ligam a corrente para os farois, certo?
Assim, a massa dos farois vai directa, e a corrente é que passa nos relés, correcto?
Se assim for, se for um problema de massa, nada tem a ver com os relés, pois esta vai directa. Precisas de massa no relé apenas para ele funcionar.
Assumindo que não é um problema de massa (mesmo assim, verifica os contactos onde a estás a ir buscar), experimenta a trocar todas as ligações nos relés (dos medios para os maximos) não vá ser o relé com problemas...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Por acaso não terás trocado a ligação na lampada?

Quando ligas os medios não acendem os maximos tambem, embora fracos?

UMM abraço
Samuel Sousa

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
se trocar as ligações nos relés, fico com medios muito fracos.

a massa do farol é comum tanto aos maximos como aos médios e vai logo a uma das porcas que apoia a grelha que cobre o radiador, ou seja se a massa é comum, há um dos circuitos que tem menos força, é isso que eu n percebo.

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
André, foi o que escreveste acima que me levou a pensar que as massas eram independentes.
Se são comuns aos medios e maximos, não podes ter nenhum problema na massa, visto que um deles funciona bem.
Dizes que se trovcares os fios nos relés, ficas com os medios fracos e maximos bons? mas o fio entre o relé e o farol é o mesmo, certo? Se assim for, não tens nenhum problema na cablagem entre os reles e os farois, pois ao fazeres a troca no rele, e o fio passar a funcionar bem, provas isso.
Assim, leva-me a concluir que deves ter um rele a funcionar mal ou subalimentado...
Troca os restantes 3 fios de relé, ou seja, em vez de trocares só o fio que vai ao farol, troca tambem o que tras corrente ao relé, e já agora o de massa e alimentação do proprio rele. Se o problema "passar" de um relé para o outro, o problema está "para trás" do relé, se se mantiver no mesmo relé, tens um rele defeituoso ou não dimensionado para a corrente que lhe é exigida...

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
OBRigado.

eu já troquei a alimentação dos relés, e acontece o mesmo, um dos filamentos da lampada não funciona bem.

A alimentação quem vem aos relés directa da bateria é toda nova tambem, passa na caixa de fusiveis que está na imagem.

A unica parte que não foi trocada são os fios quem vem do comutador.

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Samuel,
Não, quando passo para máximos os médios apagam e vice-versa

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Andre,
Se trocares os fios dos reles acontece o mesmo em que lampada, na mesma? O Problema mantem-se no mesmo relé ou passa com os fios para o outro relé?
É simples, se passa com os fios, é um problema de cabos, se fica com o relé é um problema no relé.
Se for um problema do relé, substituis o mesmo, se o problema "passar" com os fios para o outro relé, o teste que tens de ir fazendo é com um bocado de cabo de secção jeitosa (tipo 075mm2 ou mais), vais reforçando cada um dos fios que vai ao relé para veres qual te provoca o problema.

Julgo que o relé tem:
Massa para alimentação do relé
Corrente para alimentação do relé
Entrada de corrente
Saida de corrente para a lampada

ligas esse bocado de cabo que te digo assim:
-ligado na massa da bateria e na entrada de massa do relé, se não melhorar:
-ligas o cabo na corrente da bateria e na alimentação de corrente do rele, se não melhorar:
-ligas o cabo na corrente da bateria e na entrada de corrente do relé, se não melhorar:
-ligas o cabo na saida de corrente do relé e na lampada.

Algum deles há-de ser.

É um teste rápido e mais simples do que parece...

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Bem, depois de reler o que escreveste, ocorre-me que podes ter as ligações no relé mal feitas.
O relé é um interruptor, nada mais. Quando alimentado (com massa e 12V) liga os outros 2 terminais, se lhe retirares a massa ou alimentação de corrente ele desliga os outros 2 terminais.
Assim, deves ligar a alimentação negativa á massa tal como fizeste, e na alimentação positiva do relé deves ligar o fio que vem da manete.
Nos outros 2 ligas a corrente directa da bateria e a saida para a lampada, pois a lampada deve ser alimentada com corrente directa da bateria (com o fusivel no meio, logicamente).

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
amigo taranto, troca isso pelos numeros do relé caso saibas.

mas ambos os relés estão ligados da mesma forma e só um é que funciona mal.

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
hummm
Ok, no pin 85 ligas a massa (alimentação negativa do relé)
No 86 ligas o fio que vem da manete (alimentação positiva do relé)
No 30 ligas o fio que vem da bateria e passa pelo fusivel
No 87 ligas o fio que vai para o(s) farol(ois)

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
olá, acho que já encontrei a causa do problema, com ajuda claro.
os relés são apenas de 30 amperes!

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Não me parece que seja.

30 amperes chega e sobra para duas lampadas de maximos ou minimos.

Para saberes basta calcular a Intencidade de corrente necessaria para tal usas a seguinte formula,

P=UxI
Onde P é potencia em Watts
U = Tensão neste caso 12v
e I a intensidade de Corrente (A)
Assim para os medios calculado que tens um rele para as duas lampadas temos uma potencia de 110W

110=12xI <=>I=110/12 <=> I=9,16 A quer dizer que com 30 tens margem mais que suficiente.

Tens de ter o problema noutro lado.

Normalmente isso é resistencia nos fios, mede a corrente na chegada das lampadas.

UMM abraço
Samuel Sousa

Top Inferior