• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Luzes suplementares

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Mensagens
825
Localização
Portugal
Alguem me sabe dizer como é que se monta(esquema) faroi de nevoiro e farou de manobra???sff
Obrigado
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Farol de nevoeiro terá que ser ligado às luzes de médios, e o farol de manobras independente, mas n te esqueças que este último é ilegal em estrada.

Qualquer um dos dois liga-os através de interruptor interior e sempre a passar fusível e por relés, um para cada de ambos.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Procura pelo forumm por "esquema de farois" pois acho que alguem já pôs um boneco disso.

O farol de nevoeiro so pode ser ligado e desligado com os medios/maximos acessos.E dentro do "cockpit" tens que ter um avisador laranja(se for atrás)
O farol de trabalho pelo que sei é legal,mas o seu comando só pode ser feito no proprio farol,estes farois normalmente trazem um botão incorporado.Tenho ido com um UMM á IPO que tem farol de trabalho e tem passado sempre;).
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiro :p
Partilho da opinião do Nuno e do Filipe.
Em relação ao farol de trabalho/manobra, existem Centros de IPO que implicam caso não exista interruptor interior e sinalizador luminoso, outros não obrigam a que assim seja.
Só são autorizados farois de trabalho com interruptor no próprio farol e com vidro "martelado" - espalhador (tipo farol de nevoeiro).
Não são autorizados farois com vidro liso (farois de longo alcance) aplicados na traseira da viatura.
Convém respeitar a legislação para não seres premiado com a folhinha vermelha por causa de um farol mal escolhido ou mal instalado.
A questão dos relés que o Nuno fala é fundamental.
Lampadas H3 de 55W ligadas directamente sem relé e fusivel de protecção.. não há manete que resista!!!
Qualquer coisa apita!
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Segundo sei na traseira não podes ter nenhuma luz branca excepto a de marcha-atrás, por isso qq farol de manobras para trás não é legal.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Nuno - Nunumm

Uma pergunta sera que se podem ter farois de manobra traseiros mas devidamente tapados com as proteccoes plasticas que vem com os farois? estilo as "capas"?

Tenho essa duvida.

Carlos Pires

 
Top Inferior