• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Luz nas portas

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Alguém tem um esquema como ligar os switches das portas para quando
abrem acender a luz interior ?

UMM abraço
P Reis

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas!
O comando na própria luz bem como dos switches normalmente é sempre feito pela massa e não pelo positivo.
O positivo deve estar permanentemente ligado à lâmpada. Quem a faz acender ou apagar é a massa, quer seja directamente no interruptor do plafonier ou pelos switches das portas.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Pegando neste velho tópico novamente, umna questão:

- OK entendi a massa nos switches das portas
Vamos aver o seguinte : se eu tenho a luz interior ligado com 2 fios uma massa + 1 corrente e
para ligar manualmente a luz ao correr o botão para o lado estou a dar massa à lampada.
OK até aqui!
Se eu ligo os switches a controlar a massa então deixo de ter controle sobre o botão do plafonier.
Para isso teria que ter um novo contacto de massa no plafonier de forma que a lampada esteja sempre em contacto com a massa dos switches, não é assim ?

UMM abraço

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Pedro, qual é a sua instalação electrica? É de origem? Já tem a instalação das duas caixas de fusiveis? Se sim, a instalação já vem preparada para isso.

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Fica tudo a funcionar como dantes se o botão do plafonier estiver a dar massa á lampada,com os switchs das portas vai fazer a mesma coisa,quando abres a porta estás a dar massa á lampada,quando a porta esta fechada o switch está "aberto" desligando a massa da lampada e consequentemente apaga.É claro que se tiveres uma porta aberta e a luz acesa com esse switch não tens comando sobre a lampada,ou seja não a podes apagar.Para teres a lampada ligada com alguma porta aberta aí terás que "cortar" o positivo da lampada.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Pedro, a instalação é de origem e é só de uma cx de fusiveis.
Até me admirei bastante como é possivel que toda a instalação esteja intacta e com fichas para
tudo. Instalei farois de nevoeiro e não tinha ficha para o botão da frente, pedi à Europeças que me tiveram a distinta lata de pedir 48,5€ pelo chicote completo e no fim afinal tinha lá no tablier tudo certinho mas desligado.
Bem, o plafonier que eu tenho é daqueles tipo Cournil que quando se desloca o botão para o lado faz encostar o contacto da massa.
Sendo assim e como eu pretendo ficar com controle manual interior, vou colocar um contacto extra
de massa que está sempre ligado à massa. Dali vêm 2 fios um para cada switch.
No switch fica ligado um fio curto de massa e o outro que vem do plafonier.
Ao abrir as portas abre e dá massa e ao fechar interrompe a ligacão.
Acho que desta forma com ou sem portas abertas tenho sempre controle no plafonier.
Já agora, o switch serve apenas como corta corrente não é ? Se sim vai funcionar!
Vou ver se arranjo uns na sucata jeitosos.

UMM abraço
Pedro Reis

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
No neves coloquei uns do AX e ficaram impec. Se quiseres mostro fotos.

Agora quanto ás ligações é que não me perguntes nada, não foi feito por mim mem percebo nada de electricidade. Mas tem as funções "normais" como qualquer outro carro.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas + uma x !
Aldeia, eu tb percebo pouco de electricidade mas tento fazer tudo sózinho sem recorrer aos profissionais.
Só em último recurso de mecanica porque não tenho condições para fazer os mesmos senão fazia-os. Azar de quem vive em apartamentos e mais azar ainda quando tenho meia dúzia de terrenos que dava para construir mas ...!! o eterno mas !!!
Pronto, já arranjei os switches num centro de reciclagem de carros que vendem peças ao público e tipos muito atenciosos!
Preço : 0 € Gajos porreiros!
Agora fico na dúvida : furar o tablier ou arranjar uma chapinha de inox em L e aparafusar por debaixo.
Sugestões, meus amigos ?

UMM abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu furei e ficou bem.....

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mas se optares por furar começa pelo lado do pendura,por causa do porta-luvas tem que ser no sitio certo,só para ficar igual dos 2 lados:blush:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Problema resolvido e instalado de acordo com a minha definição anterior das massas.
Tenho controle manual interno da luz tanbém.

Obrigado a todos.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

Top Inferior