• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

luz de pressão do oleo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas pessoal,

Desde que tive um pequeno azar na quinta do conde que o meu UMM acende a luz de pressão do oleo em relanti. assim que começo a aumentar a rotação do motor apaga, mas qd largo o acelarador volta a acender novamente.

Já misturei um pouco de gasoleo no oleo e deixei-o a trabalhar uns minutos para ver se limpava a bomba de oleo e o interior do motor. de seguida pus oleo novo e continua a faaer o mesmo.

Alguem sabe o que poderá ser? será que a bomba de oleo pifou? já tirei a valvula limpei-a e testei-a com um multimetro e parece boa.

já tou a perder a paciencia:dizzy_face:

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Antes de ir para cenários piores... Não tens o cartér um pouco amassado no sítio do chupador, coisa que limitaria a passagem do oléo? Já me aconteceu...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
8 Jun 2006
Amigo bpotier

Gasóleo no óleo para desentupir? E que tal umas injecções de valvulina nas rotulas dos joelhos para correr mais depressa…
Ao fazer isso terá a possibilidade de remover gomas existentes no interior do bloco, piorando tudo (entupindo ainda mais).

Realmente não me parece nada de bom(n).

A indicação de falta de PO (luz acesa a baixa rotação), indica que algo está mal, muito mal, ainda por cima indicando que teve um problema inicial (aquecimento??? Falta de óleo???).

Se a BO estiver boa, mesmo ao "ralenti" a PO gerada aí, deverá ser mantida (luz apagada) de modo a que o óleo chegue a todos os apoios da cambota e bielas/árvore de cames (excêntricos), veio dos martelos e demais peças móveis (caindo, por gravidade, o excedente no cárter e recomeçando o ciclo).

Se houve um “gripanço” por aquecimento, um ou mais bronzes de apoio adquiriram folga demasiada. Isso vai fazer com que a PO se escape por essa folga/as, acendendo a luz. Isto é mais visível quando o óleo fica quente, portanto mais fluido (não é isso que lhe acontece?).

Se tiver um bom mecânico:p, e como remedeio, ele poderá avaliar a situação(*) e substituir os bronzes das bielas (por bronzes da mesma medida), que geralmente são os que sofrem maior desgaste, isto sem tirar o motor fora. Repito que este procedimento (à moda antiga) é um recurso, apenas uma tentativa de poupar dinheiro, sendo o trabalho feito apenas com a retirada do cárter e da cabeça. Nessa altura poderá ser vista/substituída também a BO.

Para além de ouvir outras opiniões, não exclua a possibilidade de avaria na válvula indicadora, assim como um entupimento no filtro de óleo, embora não me pareça que seja o caso(n).

Tente não andar com o carro nesse estado, pelo menos, não deixe acender a luz por tempo prolongado, mantendo a aceleração.

UMM abraço
João

(*) Quando digo avaliar a situação, refiro-me à possibilidade que há em determinadas circunstancias, avaliar se a folga virá das bielas. Assim como reconhecer o estado da cambota.

N

NA-22-83

Guest
Bpotier, não queres contar qual foi o teu " pequeno azar " ???

Poderá ser mais fácil perceber o que se passa.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
o que aconteceu foi,

resumindo...

Fiquei enterrado com o chassi acente no solo de uma ribeira durante 1 hora e meia, ao ser puxado o UMM tombou para o meu lado arrastando com a lateral no chão e de seguida voltou logo a posição inicial ficando direito. este tombar e voltar a ficar direito durou 1 segundo +/-, o que para mim e para a minha namorada pareceram horas.

O umm tava desligado.

O umm nunca me aqueceu nem faltou oleo

Registo
8 Jun 2006
Amigo bpotier

Mesmo com o motor a trabalhar, o ter inclinado tanto durante um curto espaço de tempo, não me parece que tenha relação com o que lhe está a acontecer neste momento.

O motor esteve a trabalhar durante o tempo em que ficou na ribeira?

A malvada luz acende ao ralenti, com o motor/óleo frio? Ou apenas acende quando o motor está ao ralenti, mas quente?

O filtro de óleo está em bom estado?

UMM abraço

João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
era assim que ele tava

O filtro vai ser substituido este fim de semana. teve a funcionar durante +/- meia hora, depois deixei-o ir abaixo e não ligou mais porque o motor de arranque estava cheio de areia.

Entretanto já limpei o motor de arranque e bobine de chamada e funciona perfeitamente

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by verdes rádios

Se houve um “gripanço” por aquecimento, um ou mais bronzes de apoio adquiriram folga demasiada. Isso vai fazer com que a PO se escape por essa folga/as, acendendo a luz. Isto é mais visível quando o óleo fica quente, portanto mais fluido (não é isso que lhe acontece?).

UMM abraço
João

(*) Quando digo avaliar a situação, refiro-me à possibilidade que há em determinadas circunstancias, avaliar se a folga virá das bielas. Assim como reconhecer o estado da cambota.

Pois eu partilho desta opinião do Amigo João.
Já me aconteceu o mesmo...entrei dentro de agua com o motor demasiado quente,tambem tinha oleo e não levou nenhum aquecimento por aí além e a partir daí a tal luz acesa ao relanti:dizzy_face:,não sei explicar teoricamente o que aconteceu lá dentro do motor:rolleyes: mas na pratica foi o que passou:anger:e a solução que arranjei no meu foi montar um motor turbo:D:Dmas mesmo assim ainda fiz uns bons km com esse motor atmosferico,mas já gastava mais dinheiro em oleo que gasoleo:dizzy_face::dizzy_face:(agora não é muito dificil mas na altura ainda o diesel não estava a 0,90eur:angry::angry:)

N

NA-22-83

Guest
Bpotier,

A mim também não me pareçe que a Aventura tenha afectado e originado esse problema.

Olha que pode ser a Valvula da Pressão de Óleo.

Num momento estão boas, noutro já não funcionam bem.

No meu antigo Cournil, a última que mudei também parecia boa, com poucos riscos, mas não acendia a luz com o Jeep desligado e acendia com o motor a trabalhar. Estava ao contrário, e era da Valvula.

Experimenta comprar uma nova. Também não é assim tão caro e fará sempre falta porque se estragam.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
Boas ve se o oleo tem liga ainda.. no meu acon tecia o mesmo quando lhe dava calorrrr, quando ia a acelerar a luz apagava e quando parava no relantim acendia mas tipo intermitente conforme o trabalhar do carro.

o nivel do oleo tava la, o filtro novito e só acontecia quando andava durante algum tempo sempre em alta rotação.. depois lembrei-me de ver o oleo.. com 1500 km o oleo ja estava velho, mudei e ficou impecavel.
cumpts

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
as entradas em aguas(normalmente frias,comparativamente)
nunca sao boas para as ligas metalicas que num momento estao quentes e esfriao num instante (choque termico).
quando se dá o choque termico ha uma grande probabilidade de o material(ferro\liga\aço do bloco) retrair muito rapidamente e deixar de ter a sua forma original em casos mais graves chega a estalar,ai e que esta o calto entornado:cool:
se retrair e nao ficar com a forma original vai alterar as folgas de funcionamento o que pode levar a esses sintomas,pois o oleo escapa-se pelas "folgas" criadas pelo arrefecimento\contracçao
por isso esto de acordo com o nosso amigo João;)

se fosse como os Mercedes(naqueles que ja tem uma porrada de km´s em cima:))
metias uma roda dentada mais pequena na bomba de oleo e aquilo ficava com mais "ginja":D e superava a folga, como se costuma fazer(segundo um mecanico meu conhecido que trabalhou na Mercedes:cool:)
mas o nosso sistema e diferente nao da para fazer essa artimanha

Paulo Alves

Registo
30 Mar 2006
Gasóleo no Óleo!!!!! Isso nunca se faz…

Se tinha problemas ainda foste agravar mais, isto é, quando misturas-te gasóleo no óleo foste alterar a densidade do mesmo, quero com isto dizer que ainda ficou mais fino, para começar começa por mudar o óleo, e o filtro, depois quando dizes que mediste a válvula com o multímetro, não mediste nada na realidade, a válvula é um contactor que só com a pressão é que abre o circuito apagando a luz ora se foste medir ela estava fechada pois o motor estava parado. ora e que ela fecha sabes tu porque a luz acende. tens é que saber que pressão de óleo é que a bomba está a debitar e isso só com um manómetro de pressão de óleo.
Mas como já aqui foi dito é possível que tenhas já algumas folgas nas capas da cambota ou mesmo das bielas, mas começa pelo mais simples muda o óleo e o filtro mete um óleo 15W40 mineral tipo Castrol GTX o Shel Helix que pode ser que fique resolvido.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Top Inferior