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luz de pressão do oleo

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas pessoal,

Desde que tive um pequeno azar na quinta do conde que o meu UMM acende a luz de pressão do oleo em relanti. assim que começo a aumentar a rotação do motor apaga, mas qd largo o acelarador volta a acender novamente.

Já misturei um pouco de gasoleo no oleo e deixei-o a trabalhar uns minutos para ver se limpava a bomba de oleo e o interior do motor. de seguida pus oleo novo e continua a faaer o mesmo.

Alguem sabe o que poderá ser? será que a bomba de oleo pifou? já tirei a valvula limpei-a e testei-a com um multimetro e parece boa.

já tou a perder a paciencia:dizzy_face:
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Antes de ir para cenários piores... Não tens o cartér um pouco amassado no sítio do chupador, coisa que limitaria a passagem do oléo? Já me aconteceu...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
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8 Jun 2006
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Amigo bpotier

Gasóleo no óleo para desentupir? E que tal umas injecções de valvulina nas rotulas dos joelhos para correr mais depressa…
Ao fazer isso terá a possibilidade de remover gomas existentes no interior do bloco, piorando tudo (entupindo ainda mais).

Realmente não me parece nada de bom(n).

A indicação de falta de PO (luz acesa a baixa rotação), indica que algo está mal, muito mal, ainda por cima indicando que teve um problema inicial (aquecimento??? Falta de óleo???).

Se a BO estiver boa, mesmo ao "ralenti" a PO gerada aí, deverá ser mantida (luz apagada) de modo a que o óleo chegue a todos os apoios da cambota e bielas/árvore de cames (excêntricos), veio dos martelos e demais peças móveis (caindo, por gravidade, o excedente no cárter e recomeçando o ciclo).

Se houve um “gripanço” por aquecimento, um ou mais bronzes de apoio adquiriram folga demasiada. Isso vai fazer com que a PO se escape por essa folga/as, acendendo a luz. Isto é mais visível quando o óleo fica quente, portanto mais fluido (não é isso que lhe acontece?).

Se tiver um bom mecânico:p, e como remedeio, ele poderá avaliar a situação(*) e substituir os bronzes das bielas (por bronzes da mesma medida), que geralmente são os que sofrem maior desgaste, isto sem tirar o motor fora. Repito que este procedimento (à moda antiga) é um recurso, apenas uma tentativa de poupar dinheiro, sendo o trabalho feito apenas com a retirada do cárter e da cabeça. Nessa altura poderá ser vista/substituída também a BO.

Para além de ouvir outras opiniões, não exclua a possibilidade de avaria na válvula indicadora, assim como um entupimento no filtro de óleo, embora não me pareça que seja o caso(n).

Tente não andar com o carro nesse estado, pelo menos, não deixe acender a luz por tempo prolongado, mantendo a aceleração.

UMM abraço
João

(*) Quando digo avaliar a situação, refiro-me à possibilidade que há em determinadas circunstancias, avaliar se a folga virá das bielas. Assim como reconhecer o estado da cambota.
 
N

NA-22-83

Guest
Bpotier, não queres contar qual foi o teu " pequeno azar " ???

Poderá ser mais fácil perceber o que se passa.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

 

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Mestre
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26 Mar 2006
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o que aconteceu foi,

resumindo...

Fiquei enterrado com o chassi acente no solo de uma ribeira durante 1 hora e meia, ao ser puxado o UMM tombou para o meu lado arrastando com a lateral no chão e de seguida voltou logo a posição inicial ficando direito. este tombar e voltar a ficar direito durou 1 segundo +/-, o que para mim e para a minha namorada pareceram horas.

O umm tava desligado.

O umm nunca me aqueceu nem faltou oleo

 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo bpotier

Mesmo com o motor a trabalhar, o ter inclinado tanto durante um curto espaço de tempo, não me parece que tenha relação com o que lhe está a acontecer neste momento.

O motor esteve a trabalhar durante o tempo em que ficou na ribeira?

A malvada luz acende ao ralenti, com o motor/óleo frio? Ou apenas acende quando o motor está ao ralenti, mas quente?

O filtro de óleo está em bom estado?

UMM abraço

João
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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era assim que ele tava



O filtro vai ser substituido este fim de semana. teve a funcionar durante +/- meia hora, depois deixei-o ir abaixo e não ligou mais porque o motor de arranque estava cheio de areia.

Entretanto já limpei o motor de arranque e bobine de chamada e funciona perfeitamente
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by verdes rádios







Se houve um “gripanço” por aquecimento, um ou mais bronzes de apoio adquiriram folga demasiada. Isso vai fazer com que a PO se escape por essa folga/as, acendendo a luz. Isto é mais visível quando o óleo fica quente, portanto mais fluido (não é isso que lhe acontece?).



UMM abraço
João

(*) Quando digo avaliar a situação, refiro-me à possibilidade que há em determinadas circunstancias, avaliar se a folga virá das bielas. Assim como reconhecer o estado da cambota.


Pois eu partilho desta opinião do Amigo João.
Já me aconteceu o mesmo...entrei dentro de agua com o motor demasiado quente,tambem tinha oleo e não levou nenhum aquecimento por aí além e a partir daí a tal luz acesa ao relanti:dizzy_face:,não sei explicar teoricamente o que aconteceu lá dentro do motor:rolleyes: mas na pratica foi o que passou:anger:e a solução que arranjei no meu foi montar um motor turbo:D:Dmas mesmo assim ainda fiz uns bons km com esse motor atmosferico,mas já gastava mais dinheiro em oleo que gasoleo:dizzy_face::dizzy_face:(agora não é muito dificil mas na altura ainda o diesel não estava a 0,90eur:angry::angry:)
 
N

NA-22-83

Guest
Bpotier,

A mim também não me pareçe que a Aventura tenha afectado e originado esse problema.

Olha que pode ser a Valvula da Pressão de Óleo.

Num momento estão boas, noutro já não funcionam bem.

No meu antigo Cournil, a última que mudei também parecia boa, com poucos riscos, mas não acendia a luz com o Jeep desligado e acendia com o motor a trabalhar. Estava ao contrário, e era da Valvula.

Experimenta comprar uma nova. Também não é assim tão caro e fará sempre falta porque se estragam.


Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

 

NicolaUMM

UMM
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4 Mar 2007
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Boas ve se o oleo tem liga ainda.. no meu acon tecia o mesmo quando lhe dava calorrrr, quando ia a acelerar a luz apagava e quando parava no relantim acendia mas tipo intermitente conforme o trabalhar do carro.

o nivel do oleo tava la, o filtro novito e só acontecia quando andava durante algum tempo sempre em alta rotação.. depois lembrei-me de ver o oleo.. com 1500 km o oleo ja estava velho, mudei e ficou impecavel.
cumpts
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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as entradas em aguas(normalmente frias,comparativamente)
nunca sao boas para as ligas metalicas que num momento estao quentes e esfriao num instante (choque termico).
quando se dá o choque termico ha uma grande probabilidade de o material(ferro\liga\aço do bloco) retrair muito rapidamente e deixar de ter a sua forma original em casos mais graves chega a estalar,ai e que esta o calto entornado:cool:
se retrair e nao ficar com a forma original vai alterar as folgas de funcionamento o que pode levar a esses sintomas,pois o oleo escapa-se pelas "folgas" criadas pelo arrefecimento\contracçao
por isso esto de acordo com o nosso amigo João;)

se fosse como os Mercedes(naqueles que ja tem uma porrada de km´s em cima:))
metias uma roda dentada mais pequena na bomba de oleo e aquilo ficava com mais "ginja":D e superava a folga, como se costuma fazer(segundo um mecanico meu conhecido que trabalhou na Mercedes:cool:)
mas o nosso sistema e diferente nao da para fazer essa artimanha

Paulo Alves
 
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30 Mar 2006
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Gasóleo no Óleo!!!!! Isso nunca se faz…

Se tinha problemas ainda foste agravar mais, isto é, quando misturas-te gasóleo no óleo foste alterar a densidade do mesmo, quero com isto dizer que ainda ficou mais fino, para começar começa por mudar o óleo, e o filtro, depois quando dizes que mediste a válvula com o multímetro, não mediste nada na realidade, a válvula é um contactor que só com a pressão é que abre o circuito apagando a luz ora se foste medir ela estava fechada pois o motor estava parado. ora e que ela fecha sabes tu porque a luz acende. tens é que saber que pressão de óleo é que a bomba está a debitar e isso só com um manómetro de pressão de óleo.
Mas como já aqui foi dito é possível que tenhas já algumas folgas nas capas da cambota ou mesmo das bielas, mas começa pelo mais simples muda o óleo e o filtro mete um óleo 15W40 mineral tipo Castrol GTX o Shel Helix que pode ser que fique resolvido.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 
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