• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Luz da temperatura

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Olá a tdos,
Por favor ajudem-me, hoje quando circulava na A17 a 120 Km com o meu UMM TD, a luz avisadora de temperatura excesivamente elevada do líquido de arefecimento do motor ligou, parei imediatamente, fui ver a água e o oleo e estava tudo ok, aguardei cerca de 15 minutos, ponho o carro a trabalhar e já estava tudo bem, como estava a 3 km de casa cheguei sem problemas. É a 2ª vez que me faz a mesma coisa, o que será?
Falta referir que o ponteiro indicador de temperatura da água estava a meio, e um manometro auxiliar da FAE que tenho para o mesmo efeito, indicava 80º.
Por favor aguardo sugestões dos mais entendidos.

Cumprimentos
Manuel Almeida

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida

Registo
26 Out 2007
ola espera pela resposta do marcelo mas quase certeza deve ser alguma sonda avariada pedro alcanena

Registo
8 Jun 2006
Amigo Almeida

Quando se suspeita de um aquecimento, nunca se desliga logo o carro:angry:. Se fosse falta de água, mesmo a pouca que estaria lá dentro ainda circularia e, de certo modo dar-se-ia algum arrefecimento(y). Ao desligar mesmo o carro é que a temperatura já alta, ainda sobe mais:dizzy_face:. Certamente já notou que nos carros "modernos" ao vir do seu trabalho, todo descansado da vida, pára em casa, desliga tudo e só quando lhe vira as costas é que a ventoinha começa a trabalhar:). Desligou tudo/temperatura subiu/ventoinha disparou:cool:.

:astonished:"ATENÇÃO":astonished: Para além de não desligar e para que não se fique todo queimado com água a ferver, ao abrir um radiador, pode-se chegar a uma bomba e regar todo o topo do radiador/vaso de expansão, tubos de água e ninho do mesmo com água fria, durante um certo tempo. O vapor condensa-se e em grande parte deixa de fazer pressão. Mesmo assim abrir "SEMPRE" o radiador/vaso de expansão com um pano/casaco/pulôver/cuecas/as saias da patroa:D etc. Nunca se deverá "regar" diretamente o bloco. Penso que isso seja lógico:D

Quanto ao seu problema:p; de forma simplista ou existe avaria na válvula ou o fio da luz está a tocar na massa em qualquer lado.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Registo
30 Mar 2006
Pois isso é sonda marada...quase de certeza.
Mas podes ver se sim, pode ser outra coisa, correia da bomba de água folgada e patinar, se isso acontecer o motor aquece mas a agua do radiador continua fria.
Por outro lado tens de ver onde está a válvula do FAE, se for de encosto tudo bem, pode ser fiável se for ligado à mesma válvula do manómetro de origem esquece.
Outra dica é veres se o sistema tem água, isto vê-se tirando a tampa do radiador, não do vazo de expansão, é que se não tiver agua o manómetro da temperatura não sobe mas o motor está bastante quente e a válvula do Termo-contacto avisa.
Tens várias fases para fazeres testes.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Registo
8 Jun 2006
Lembrei-me de mais uma:p: Se o motor estiver quente e o radiador notoriamente mais frio (o seu topo), poderá haver problemas no termóstato (não abre ou abre deficientemente).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Concordo e sublinho tudo o que aqui já foi dito.
Se o motor aparentemente não estava sobreaquecido, quase de certeza que tens um problema intermitente na válvula de temperatura.
Como bem refere o João, o fio que liga à lâmpada avisadora pode estar a fazer contacto com a massa.
Tal como diz o Miguel, a correia que passa pela bomba de água se estiver folgada (patinar), o fluxo de liquido refrigerante é insuficiente e logo o motor vai aquecer.
Eu no teu lugar começava por ver o estado dos fios que ligam na válvula de temperatura.
Fica atento porque um sobreaquecimento nunca é coisa boa para o motor.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Olá,

Muito obrigado pelas dicas, Vou mandar ver tudo aquilo que referem.
Devo no entanto acrescentar que depois de ter chegado a casa e esperado aproximadamente uma hora, fui ver a água do radiador e estava ok, os tubos do circuito de água ainda estavam mornos, sinal de que a circulação de água funciona.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Almeida

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida

Top Inferior