• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

lucas ou Bosch? A eterna discussão UMMista

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Tópico para discussão da bomba a escolher...

As Bosch ou as Lucas. Qual preferem?
Vantagens e desvantagens de cada uma delas?

Cummps

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Lucas

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
..." Conheciam tanto o Talisca como eu o D'artagnan..."

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Voto na Bosch.

Na minha opinião perde um bocado em velocidade de ponta, mas os ganhos em baixas são enormes.

Sinto que os consumos também baixam com a Bosch.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O ideal seria ter uma bomba com as vantagens das duas!

Na minha opinião e pela experiencia que tenho há vantagens em ter uma bosch e em ter uma Lucas, tudo depende do uso que cada um dá ao UMM!

Gosto da BI bosch pela simplicidade de afinações, pela fiabilidade, pelo bom desempenho em baixas e por dar um trabalhar mais silencioso ao motor.

Esta é uma BI boa para quem fáz muito off-road por disponibilizar mais binário em baixas rotações.

Gosto da Lucas pelos consumos e pelas prestações conseguidas em altas rotações

Esta bomba também se consegue mexer para trabalhar bem em baixas, mas o que se consegue com ela sem mexericos em altas é algo que numa bosch se fica muito a traz!

Esta é apenas a minha opinião para quem como eu usa o UMM maioritariamente em estrada.

O meu UMM em estrada rolava com relativa facilidade nos 150 kms hora coisa que nunca mais voltou a fazer depois de ter colocado a BI Bosch!

O jipe acelera bem e chega rapidamente aos 120 kmh, mas depois parece que lhe falta outra velocidade, tem força, não morre nas subidas mas também não estica a velocidade nas descidas coisa que acontecia muito facilmente com BI lucas que nas descidas me levava o jipe até aos 160kmh.

Para concluir.
Para o uso que dou aos meus UMMs a lucas tem mais vantagens.
por isso.

LUCAS

Cumps

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Ja experimentaste afinar bem a tua bomba bosch mario? rotaçao maxima Lda etc?

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Bom Ano Novo companheiros
eu tb partilho a opinião,que para tt,bomba bosch,para estrada bomba lucas!
NOtei que com a bi bosch,perdi velç.ponta,mas ganhei binário! consumo aumentou,e a pressão de turbo também sobe mais!
é verdade que não devo ter aquilo bem afinado! tenho os injectoes a 180 bar.e se me descuido o motor vai facilmente mais de 1 bar!

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

O Quê se passa com muitos UMM e que são aplicadas bombas Bosch provenientes de outros carros e não são afinadas no carro. As bombas são montadas por um mecânico que se for preciso nem no ponto certo as deixa.

Eu não ganho nada em defender Bosch Lucas etc simplesmente posso relatar as experiências porque passei e nunca fiquei com um carro com menos ponta numa Bosch mas perco muito tempo em afinações.

O meu cournil quando andava com Lucas tinha vontades próprias de manhã quer com a bomba stock quer com a bomba já com débito etc... Quando meti uma Bosch o carro ficou com a mesma ponta que era na rotação máxima e ficou com um trabalhar mais certo de manhã e muitos mais cavalitos.

Alguem daqui tem uma Lucas a andar mesmo bem que queira levar aos rolos para se comparar?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by show_time

Boas!

Ja experimentaste afinar bem a tua bomba bosch mario? rotaçao maxima Lda etc?

Ola Mauro, na boa verdade não posso dizer que tenha explorado a maior parte do potencial da BI bosch, até porque também não dediquei muito do meu tempo a testar afinações.
Estou longe de ser um (expert) na matéria!

A bomba que apliquei no meu UMM veio de um outro que estava a trabalhar muito bem, saiu de um motor XD2S cheio de power.

Na altura para não ter que andar a inventar muito comprei o conjunto completo de bomba tubos e injectores, foi tirar de um e meter no outro.

Desta forma evitei algumas surpresas mas mesmo assim ainda demorei um pouco a conseguir encontrar o ponto ideal de trabalho da bomba mas assim que o encontrei resolvi deixar ficar como estava.

Digamos que encontrei uma afinação que me deixa satisfeito.
tenho o jipe com um trabalhar sereno sem libertar fumos e com uma preção do turbo dentro do aceitável (1bar máximo).

Das varias tentativas que tinha feito para colocar o jipe a conseguir maior velocidade de ponta deparei-me com uma exagerada preção do turbo, trabalhava sempre a 1,3bares, para mim nem pensar, já para não contar com excessivo fumo negro coisa que detesto ver no meu UMM!

Quando tinha a Lucas a preção do turbo não chegava sequer a 0,9 e o jipe respondia muito bem ao que lhe era exigido, era um pouco mais pastelão até a preção do turbo se fazer sentir mas assim que o ponteiro chegava a 0,8 o jipe ultrapassava todas as barreiras sem dificuldade alguma.

Não digo que desgosto do desempenho do jipe com a bomba Bosch e para já vou deixar estar como está mas se algum dia tiver de voltar a mexer numa BI vai ser certamente para voltar a usar a Lucas disso não tenho dúvidas.
Cumps

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Da experiência que tenho com as Bosch quando tiro de um 2.3 para meter num 2.5 tem que se mexer no débito e Lda porque os motores são diferentes. Mexeste? Ou foi só ponto?

Cummps

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Bomba Bosch afinada por um curioso, pneus 31x10.5-15.

Quantos segundos dos 0 aos 150 km/h?

E não ia a descer...

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Tenho que em parte concordar com o Mário que a grande maioria são curiosos a montar Bosch.

O jipe do passarinho eu já o conduzi e está a andar bem, não é um UMM que mais anda mas tem um set up e um andamento muito bom ainda para mais para o estado do motor actual. O jipe dele e um exemplo dum umm com Bosch que facilmente passa dos 120. Eu já pus umm turbo com Bosch pressão de 0.8/0.9 turbo a fazer facilmente 150 hora. Acompanhava um ibiza 1400 muito bem.

Passarinho isso com 2bar fazia 200 hehehe e com um motor novo nem precisas acelerar xD

Estou a brincar contigo.

Vá malta chutem lá as vossas opiniões que é para isso que o fórum serve

Cummps

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mauro, esse vídeo foi criado em 2010 ou 2011. Na altura estava alimento pelo k16 original a 1,2 bar

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
O meu UMM com Bosh mexe-se bem. Dava 120/130 kms/h. o trofeu perdia no arranque lado a lado, mas depois ia-se embora.

Ele não precisa de andar mais, pois eu quero o UMM é para andar no mato! é preciso binario e não faltar gasóleo...

Afinações? deixo para quem sabe e para quem tem os cursos!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Pois! no fundo acho que é o que faz falta no meu xaruto! anda pouco e faz uma pressão de turbo maluca!
tem êmbolo de 1omm !

Pedro Pontes

Iniciado
Registo
20 Abr 2015
Boas Malta, como já sabem sou ainda novo nisto dos TT e nomeadamente no melhor TT de todos os tempos ....UMM lol, mas desde que tenho o meu UMM, faz mais ou menos 1 ano comecei agora a reparar que a minha bomba de injecção BOSCH parece que desferra, ou seja fico sem pressão julgo eu.

Isto coincidentemente, passa-se mais quando vou para o mato, areia etc com ele e puxo mais por ele e quando me meto novamente à estrada ele morre aos 80 ou 90km/h em rotações baixas tem um trabalhar muito incerto quase a ir a baixo.

Entretanto parando, desligando a ignição e indo dar umas bombadas na bomba ( empurrar o botão da bomba) quando volto a ligar ele está melhor mas mantem alguma dificuldade em chegar aos 120km/h que fazia no inicio antes de eu andar a puxar por ele no mato.

Mas aos 150km/h nunca chegou.

Tenho um UMM alter turbo XD2S

ALGUEM ME DA UMAS DICAS?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Pedro Pontes

Boas Malta, como já sabem sou ainda novo nisto dos TT e nomeadamente no melhor TT de todos os tempos ....UMM lol, mas desde que tenho o meu UMM, faz mais ou menos 1 ano comecei agora a reparar que a minha bomba de injecção BOSCH parece que desferra, ou seja fico sem pressão julgo eu.

Isto coincidentemente, passa-se mais quando vou para o mato, areia etc com ele e puxo mais por ele e quando me meto novamente à estrada ele morre aos 80 ou 90km/h em rotações baixas tem um trabalhar muito incerto quase a ir a baixo.

Entretanto parando, desligando a ignição e indo dar umas bombadas na bomba ( empurrar o botão da bomba) quando volto a ligar ele está melhor mas mantem alguma dificuldade em chegar aos 120km/h que fazia no inicio antes de eu andar a puxar por ele no mato.

Mas aos 150km/h nunca chegou.

Tenho um UMM alter turbo XD2S

ALGUEM ME DA UMAS DICAS?

Amigo Pedro, o teu UMM está a precisar de uma boa limpeza do pré-filtro que está dentro do depósito de combustível!!
Trata-se de uma rede metálica que fica colmatada e impede o jipe de responder a regimes mais exigentes, há inclusivamente quem já tenha retirado essa dita rede do interior do depósito para evitar esse tipo de problemas pois com o passar do tempo costuma dar problemas.
Fica a dica;)
cumps...

Registo
29 Abr 2012
Olá Pedro, é como diz o Mário e aproveita para verificar as tubagens e o filtro do diesel, se necessário troca-os assim ficas descansado .

Top Inferior