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Lubrificação

jpjonas

UMM
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12 Jan 2010
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Como está a chegar a melhor altura das chuvas e lamas que as nossas maquinas tanto gostam , venho aqui perguntar qual a melhor maneira de lubrificar caso seja necessarios as peças que mais sofrem com a lama e agua , por exemplo como lubrificar os cubos das rodas cruzetas (não sei se são lubrificaveis) ponteiras etc .


Abraço
JP

Estou a ficar infectado com o virus UMM
 

jpjonas

UMM
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12 Jan 2010
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Então ninguem lubrificas as maquinas :thinking::D

Quando se tem classe a velocidade não importa
 

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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jpjonas, bom dia.

Olha é assim, na minha modesta opinião um UMM quer andar sempre bem lubrificado. O seu proprietário pode é não ter o tempo necessário para tal função, mas isso já é outra historia.
Existem peças que requerem mais lubrificação que outras.
Por ex.: Falas nas cruzetas, umas são de lubrificação e outras não. Dizes que, (não sei se são lubrificáveis).
Pois bem, as que são tem um sitio especifico para colocares massa, chama se copo, mas para isso tens de ter uma bomba de lubrificação.
Não esquecer os terminais de direcção de fácil acesso. E mais no fim de cada passeio ou volta caseira, se o umm andar bem metido na lama uma lavagem não se perde nada.


No meu caso que tenho um cournilaço a cada passeio que faço, no dia a seguir retiro os tambores e lavo tudo bem lavadinho e depois bem lubrificado.
Antes de começar a época LAMEAR parafino todo, é como está neste momento, todo parafinadinho e lubrificadinho preparado para domingo, um passeiozito com uns amigos.

Mas espera mais um cadito que existe pessoal com bem mais conhecimento de umms na sua lubrificação
.


Mário Oliveira - Santarém
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
dependendo da utilização que faço e da época do ano lubrifico a máquina bastas vezes e ao mesmo tempo retifico os niveis das caixas e diferenciais, na época do inverno se circular todos os dias, seja ele em mato ou estrada costumo lubrificar de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas, ultimamente até vou a uma oficina auto porque tem melhores condições para o fazer e acaba por ser mais rápida a lubrificação e verificação das caixas.


cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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bossinho

UMMzito
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10 Set 2010
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Olhem , o que vou dizer nao serve de exemplo para ninguem , apenas queria deixar aqui algumas dicas .

As massas para rolamentos , existem varias , umas mais normais , outras mais especificas , para rolamentos que poderao estar sujeitos á agua ou humidades aconselho massas que repelem a humidade , sendo que irao proteger melhor as partes lubricadas , isto no caso dos rolamentos .
No caso das rotulas , aconselho massas com PTFE , pois sao massas que suportam mais carga e faz com que os materiais nao tenham tanto desgaste .
No caso das cruzetas , existem massas mais especificas para esta aplicaçao , normalmente sao massas que sao mais aconselhadas para gargas mais pesadas e para rolamentos de rolos , sendo que eu utilizo a mesma massa que lubrifico as rotulas .

Devo aínda alertar para o facto de que , por norma , temos a tendencia para lubrificarmos até a massa sair para fora , mas deixo um aviso , porque ao lubrificarmos com excesso de massa , diminui o espaço para os rolos ou esferas poderem passar sem haver espaço para que a massa possa sair das pistas por onde vai passar os corpos rolantes , nas rotulas já nao é tanto assim , provocando a gripagem dos rolamentos .
É aconselhado apenas lubrificar 1/3 do espaço da area a lufricar .

Espero nao ter provocado nenhuma confusao entre os foristas , hehehehehhe!

Um abraço ,
Paulo Jorge






Eu estou em vias de extinsao....
 

jpjonas

UMM
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12 Jan 2010
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desde ja obrigado pelas respostas, mas agora surgiu outra duvida , para lubrificar os rolamentos dos cubos de frente temos de desmontar a roda, tambor e penso que a manga de eixo ou ha alguma forma de lubrificar essa zona sem desmontar.


Quando se tem classe a velocidade não importa
 
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