Olhem , o que vou dizer nao serve de exemplo para ninguem , apenas queria deixar aqui algumas dicas .
As massas para rolamentos , existem varias , umas mais normais , outras mais especificas , para rolamentos que poderao estar sujeitos á agua ou humidades aconselho massas que repelem a humidade , sendo que irao proteger melhor as partes lubricadas , isto no caso dos rolamentos .
No caso das rotulas , aconselho massas com PTFE , pois sao massas que suportam mais carga e faz com que os materiais nao tenham tanto desgaste .
No caso das cruzetas , existem massas mais especificas para esta aplicaçao , normalmente sao massas que sao mais aconselhadas para gargas mais pesadas e para rolamentos de rolos , sendo que eu utilizo a mesma massa que lubrifico as rotulas .
Devo aínda alertar para o facto de que , por norma , temos a tendencia para lubrificarmos até a massa sair para fora , mas deixo um aviso , porque ao lubrificarmos com excesso de massa , diminui o espaço para os rolos ou esferas poderem passar sem haver espaço para que a massa possa sair das pistas por onde vai passar os corpos rolantes , nas rotulas já nao é tanto assim , provocando a gripagem dos rolamentos .
É aconselhado apenas lubrificar 1/3 do espaço da area a lufricar .
Espero nao ter provocado nenhuma confusao entre os foristas , hehehehehhe!
Um abraço ,
Paulo Jorge
Eu estou em vias de extinsao....