• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Liquido Refrigeração

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
boas pessoal ummista.

acordei com uma dúvida existencial, gostaria de saber se nos vossos radiadores usam algum tipo especifico de liquido refrigerante e se caso o comprem em hipermercardos qual o que aconselham.


cumprimentos

UMM - Uma Máquina Maravilhosa - Keep Them Alive
 
N

NA-22-83

Guest
Os Motores Atmosféricos levam 10 Lts.

Então, vou a um Supermercado e compro 5 lts de Anti-congelante do mais barato + 5 lts de água destilada.

Água da torneira é que não deve ser usada, pois como tem oxigénio Oxida todo o circuito. E Bomba de água também.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

 

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Mensagens
381
Localização
-
Originally posted by NA-22-83

Água da torneira é que não deve ser usada, pois como tem oxigénio Oxida todo o circuito. E Bomba de água também.
Sou eu que estou a ver mal, ou isso aí foi uma daquelas calinadas fenemonais?

A água da torneira o problema é que tem impurezas minerais, que a água destilada não tem.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
A água enferruja o radiador por dentro... o José tem razão.
Nunca vos aconteceu a água depois ficar castanha? é da ferrugem que se vai criando no interior e que se vai soltando.
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros :)
Concordo com o que já aqui foi dito. :)
O problema da água da torneira é justamente o calcário que não se dá bem com o favo do radiador dos nossos meninos provocando a não desejada ferrugem no circuito e na respectiva bomba de água. :disappointed_relieved:
O ideal mesmo é a utilização de liquido de refrigeração de aplicação directa para circuito fechado sem juntar água.
Eu compro no hipermercado o mais baratinho de cor verde e aplico directamente no radiador sem misturar água.
Leva à volta de 10L.
É de todo conveniente fazer bem a purga do circuito para que não fique ar no seu interior depois de mudarmos o liquido de refrigeração! ;)
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 
N

NA-22-83

Guest
Olá Dr. Lion,

Não me digas que a água da tua Torneira não é compsta por 2 Moléculas de Hidrogénio + 1 de Oxigénio.

Da minha Torneira sai H2O.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas relativamente à agua da torneira não se deve usar pois tem minerais e estes provocam estragos na colaça e bloco.
Quanto a tempos de substituição é quando me parece em mau estado mas devia-se mudar todos os anos. Acrescentar é que não, isso é muito mau sinal mais vale tentar ver por onde ela foge do que "tapar o sol com a peneira".


AbraçUMM, André Pires

 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Estive a dias a falar com um torneiro da "velha escola", utilizava no carro oleo soluvel no circuito de refrigeraçao. Que dizem disto?

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
o oleo soluvel utilizado nos tempos idos ainda era o melhor visto q alem de refrigerar ainda lubrificava e para os torneiros é mt facil de arranjar ja q é usado nas fresas e demais maquinas de corte
agora convem saber a proporção da mistura
UMM abraço
Nuno

Ps: já agora se os vossos radiadores são de cobre como é q enferrujam???
eheheheh apanhei esta calinada e ng deu por ela
o q enferruja é o bloco do motor
atenção jamais utilizar liquido de radiador q não seja de aplicação directa (concentrado) sem diluição pq esse sim roi o aluminio
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
"Estive a dias a falar com um torneiro da "velha escola", utilizava no carro oleo soluvel no circuito de refrigeraçao. Que dizem disto?"


Este óleo não se dá muito bem com as mangueiras de borracha, que acabam rachando....

Aproveitando o tópico qual seria a pressão do sistema de refrigeração, que é regulada pela tampa/mola do reservatório?? Eu adaptei um outro modelo,mas estou com dúvida se a tampa é para motores a gasolina.........
 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Alguem conhece algum liquido para limpar o radiador e todo o sistema?! quero limpar aquilo primeiro...

O meu bichUMM anda a aquecer como um fogão de lenha, digo eu porque o ponteiro da temperatura morreu.

Be a UMMista,
www.ummistas.com
 
Top Inferior