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Limpeza a óleo

Aldeia

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31 Jul 2006
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Ao fazer as mudanças de óleo do motor, reparei na enorme quantidade de carvão (?) que fica no seu interior, ao ponto de por o óleo novo completamente negro!

Pergunta: o que acham de colocar um óleo "de limpeza" (dos baratos) durante 5 ou 10 minutos com o motor a trabalhar e depois voltar a colocar outro oleo novo (em condiçoes)?

O objectivo é limpar um pouco o carvão do interior do motor, podendo até repetir o processo de limpeza mais uma vez se necessário.

Acham que é boa ideia ou não vale a pena?:)

UMM abraçUMM

j.aldeia
 
Registo
30 Mar 2006
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Tuvalu
O problema é que nos turbo mesmo depois de drenado o oleo pelo carter fica sempre um pouco de oleo no radiador do oleo que acaba por contaminar o resto do oleo novo.
Eu acho a tua ideia bastante valida pois com essa muda antes de meteres o aleo definitivo acabas por diluir esse oleo velho que fica no motor.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Aldeia:

Esse "carvão" não será mais do que aquilo a que vulgarmente se chama "jorra". E é resultante dos resíduos da combustão, partículas ínfimas de metal (proveniente do desgaste natural do motor) e carbonização do próprio óleo.

Eu, haverá quem possa não concordar, não utilizaria um óleo de limpeza, porque os lubrificantes que tem utilizado no seu carro (se forem de qualidade) têm aditivos especiais que têm por missão, entre outras, criar capas de protecção que aderem a todas as peças no interior dos motores, incluindo as paredes do bloco. Ao introduzir um óleo de limpeza haverá a hipótese de ele libertar essas "gomas" e ir entupir as canalizações internas de óleo :dizzy_face::angry::devilish:.

No meu caso e se esses resíduos forem significativos, faria o seguinte: Tiraria o óleo com o motor bem quente, deixando-o escorrer. Seguidamente poria óleo novo (igual) e andaria com o carro um dia. No dia seguinte repetia a operação com mais óleo novo e desta vez de forma definitiva. Se passadas essas horas, o segundo óleo tivesse ainda muita “jorra”, tirava o cárter para limpeza do seu interior!

Ainda voltando “àquilo” :astonished: que encontrou dentro do motor, teria sido conveniente observar esse “carvão” na ponta dos dedos (pouco cientifico, mas muito útil), ou até diluir com gasolina ou diluente e ver o que contem. Por princípio, as partículas (o pó) de aspecto metálico, virão maioritariamente dos bronzes de apoio da cambota/bielas e dos pistões o resto serão carbonizações dos diversos componentes dos lubrificantes e de alterações químicas dos mesmos, principalmente se houver vários óleos diferentes misturados :dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.

Se encontrou (?) bocados mais ou menos compactos , opte por tirar o cárter :blush::astonished:. Nenhuma mudança de óleo vai remover o depósito de sedimentos que eventualmente terá agarrado no seu (do cárter;)) fundo. Esse tipo de resíduos NÃO devem habitar :dizzy_face: dentro de um motor.

UMM abraço

João
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Aldeia:

Provávelmente não li o seu post com a devida atenção e apenas vi dragões para lá do horizonte de um mar calmo.

Se apenas encontrou o óleo negro e não detectou as tais particulas, tudo bem, é normal.

Os óleos modernos, ainda por cima empregues em motores diesel, depressa ficam negros, embora todas as caracteristicas de proteção que fornecem estejam intactas.

De novo UMM abraço

João
 

joaquim santana

UMMzão
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4 Jan 2007
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boas meus amigos
peço desulpa ao aldeia por estar a meter-me na conversa mas é que eu queria mandar uma pm ao verdes radios mas não consigo!!
então queria saber se os meus amigos não vão a belas???
abraços e desculpem por o assunto não ter nada a haver com o topico
joaquim santana
 
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