• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Limpa para-brisas

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Alguém me sabe indicar onde encontrar as astes das escovas para um Cournil? Só de origem ou existe de outra marca?

Já agora, quanto ao motor, alguma ideia para o substituir? Estou farto do meu que só funciona quando não é preciso... talvez trocar pelo sistema de 3 escovas do alter... o que acham?

UMM Cournil

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O motor das escovas provem da citroen diane, aí encontras pecas para ele. O meu tambem só funcionava quando nao queria e o problema era uma mola fraca. As astes nao vou jurar, mas penso que quer de citroen 2cv, diane ou renault 4l serao compativeis

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Ok, obrigado, vou tentar encontrar. Por acaso o meu irmão tem um 2cv e assim dá para confirmar.

UMM Cournil

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Hoje espreitei para o 2cv do meu irmão e o motor do limpa para-brisas não é igual. O meu é aquele mais pequeno com a tampa de alumínio.
Quanto às astes das escovas, não deu para ver porque o carro está tapado e eu passei por lá numa visita relâmpago.

UMM Cournil

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Epa as escovas salvo erro vai buscar as mesmas da 4l que te fazem isso barato.

Alter II Longo Lona

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Penso que deves ver especificamente o motor da diane...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

As hastes do Cournil são efectivamente iguais às da Dyane e 2CV.

Em relação ao motor limpa vidros, nem todas as Dyane têm o mesmo motor do Cournil, há modelos diferentes.
O motor limpa vidros do 2CV é diferente do SEV-MARCHAL do Cournil.

As hastes da 4L não são iguais às do Cournil, mas sim iguais às do Alter, embora também sirvam no Cournil com algum engenho e arte..

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Bem amigos, resolvi o problema do limpa pára-brisas do UMM... fartinho de ter problemas sempre que precisava que funcionassem resolvi cortar o mal pela raiz: troquei o motor e todo o sistema pelo de um Range Rover!
Claro que para quem quer ter tudo de origem será um sacrilégio, mas no meu caso entendo que é uma grande melhoria.

Aliás, do Range Rover já lá tinha o filtro de ar, o intercooler e os mija-mija. Agora fiquei também com os limpa pára-brisas.

A adaptação ainda não está completamente concluída mas já está no sítio. Tive de cortar as astes das escovas e adaptá-las. Também tive de cortar o próprio mecanismo e solda-lo mais curto porque a distância entre escovas é menor no UMM.

Agora vou ficar com duas velocidades de escovas e, espero, com o problema resolvido definitivamente já que este sistema é muito, mas muito mais robusto :):cool:

Depois eu meto aqui uma fotos do DIY

UMM Cournil

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Primeiro a parte de desfazer :p
Manualmente porque a rebarbadora iria lançar faiscas para tudo quanto é lado obrigando a proteger todo o interior

Aqui pode-se ver que tive de adaptar os "braços" do sistema, cortando-os e soldando-os na medida certa

Pode-se ver que este sistema acaba por ser melhor já que por um lado é mais robusto, e por outro porque todo o sistema está ligado e assim não tem afinação possível na medida entre escovas (por vezes aquilo tudo emperrava bastando para isso serem apertadas as peças que seguram as escovas 1mm para a esquerda ou para a direita

Quando tirar mais fotos coloco aqui.

UMM Cournil

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Bom, não trago mais fotos, mas trago os resultados: depois de muito penar lá consegui meter tudo a funcionar :p

Neste momento o meu cournil ficou com mais uma manete (fica assim com 3: piscas, luzes e escovas), tendo na parte das escovas o mija-mija, 2 velocidades + intermitente variável... ganda pinta (y)

UMM Cournil

Top Inferior