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Limpa para-brisas

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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Alguém me sabe indicar onde encontrar as astes das escovas para um Cournil? Só de origem ou existe de outra marca?

Já agora, quanto ao motor, alguma ideia para o substituir? Estou farto do meu que só funciona quando não é preciso... talvez trocar pelo sistema de 3 escovas do alter... o que acham?

UMM Cournil
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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O motor das escovas provem da citroen diane, aí encontras pecas para ele. O meu tambem só funcionava quando nao queria e o problema era uma mola fraca. As astes nao vou jurar, mas penso que quer de citroen 2cv, diane ou renault 4l serao compativeis

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

rrosa

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20 Set 2010
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Ok, obrigado, vou tentar encontrar. Por acaso o meu irmão tem um 2cv e assim dá para confirmar.

UMM Cournil
 

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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Hoje espreitei para o 2cv do meu irmão e o motor do limpa para-brisas não é igual. O meu é aquele mais pequeno com a tampa de alumínio.
Quanto às astes das escovas, não deu para ver porque o carro está tapado e eu passei por lá numa visita relâmpago.

UMM Cournil
 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Epa as escovas salvo erro vai buscar as mesmas da 4l que te fazem isso barato.

Alter II Longo Lona
 

alex

UMMzão
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Penso que deves ver especificamente o motor da diane...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro

As hastes do Cournil são efectivamente iguais às da Dyane e 2CV.

Em relação ao motor limpa vidros, nem todas as Dyane têm o mesmo motor do Cournil, há modelos diferentes.
O motor limpa vidros do 2CV é diferente do SEV-MARCHAL do Cournil.

As hastes da 4L não são iguais às do Cournil, mas sim iguais às do Alter, embora também sirvam no Cournil com algum engenho e arte..

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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Bem amigos, resolvi o problema do limpa pára-brisas do UMM... fartinho de ter problemas sempre que precisava que funcionassem resolvi cortar o mal pela raiz: troquei o motor e todo o sistema pelo de um Range Rover!
Claro que para quem quer ter tudo de origem será um sacrilégio, mas no meu caso entendo que é uma grande melhoria.

Aliás, do Range Rover já lá tinha o filtro de ar, o intercooler e os mija-mija. Agora fiquei também com os limpa pára-brisas.

A adaptação ainda não está completamente concluída mas já está no sítio. Tive de cortar as astes das escovas e adaptá-las. Também tive de cortar o próprio mecanismo e solda-lo mais curto porque a distância entre escovas é menor no UMM.

Agora vou ficar com duas velocidades de escovas e, espero, com o problema resolvido definitivamente já que este sistema é muito, mas muito mais robusto :):cool:

Depois eu meto aqui uma fotos do DIY

UMM Cournil
 

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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Primeiro a parte de desfazer :p
Manualmente porque a rebarbadora iria lançar faiscas para tudo quanto é lado obrigando a proteger todo o interior



Aqui pode-se ver que tive de adaptar os "braços" do sistema, cortando-os e soldando-os na medida certa



Pode-se ver que este sistema acaba por ser melhor já que por um lado é mais robusto, e por outro porque todo o sistema está ligado e assim não tem afinação possível na medida entre escovas (por vezes aquilo tudo emperrava bastando para isso serem apertadas as peças que seguram as escovas 1mm para a esquerda ou para a direita


Quando tirar mais fotos coloco aqui.

UMM Cournil
 

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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Bom, não trago mais fotos, mas trago os resultados: depois de muito penar lá consegui meter tudo a funcionar :p

Neste momento o meu cournil ficou com mais uma manete (fica assim com 3: piscas, luzes e escovas), tendo na parte das escovas o mija-mija, 2 velocidades + intermitente variável... ganda pinta (y)

UMM Cournil
 
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