• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ligadores instalação eléctrica

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Estou a rever a instalação electrica do meu UMM.
Tenho algumas ligações manhosas que gostava de melhorar.

Esta é a actual (os fios estão cravados entre si mas com fita adesiva a proteger)

Estava com ideias de colocar um ligador (usado na instalação electricas) e depois proteger com tubo termo-retráctil)

Será que ao usar estes ligadores, os parafusos não irão desapertar com a vibração do carro? eu estou em crer que sim :rolleyes::rolleyes:

Qual é a vossa opinião?
Que tipo de ligadores poderei usar para fazer estas ligações entre fios?

O objectivo é acabar o restauro antes do eunema passar a clássico

Cumprimentos
Hernani

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Os electricistas auto têm unioes ou junçoes como lhes queiras chamar muito boas.

Sao diferentes dessas, nao levam parafusos e nao precisas descarnar o fio.

Apertas uma uniao com os dois fios la dentro e fica cravada.

Experimentar uma casa como deve de ser que vais ficar surpreendido como eu heheh

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter II 2000
16-06-2000

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Olá, concordo com show time, essas ligações são muito boas podes encontralas num hipermercado na parte auto são até baratas e podem ter várias cores ja encontrei vermelho e azul.

cUMMps Miguel

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas! Uma ajuda :
Vê este link e já ficas com uma ideia : http://media.photobucket.com/image/ligadores de fios/HZolio/SANY00121hs.jpg
O fio principal passa pelo orificio de lado a lado, o ou os fios suplentes ficam no furo que de um lado é fechado.
É só levantar a tampinha que tem o contacto em chapa, meter os fios, fechar a parte com a chapa e apertar com um alicate, Depois é colocar a protecção que é a tampa.
Com estes ligadores não se cortam os fios e fica um boa ligação.
Podes sempre por optares por ligadores tubulares revestidos mas esta é uma solução boa.
Usa os vermelhos para a corrente e os azuis p/ o neutro.

Abraço
Pedro Reis

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Valeu a todos pelas dicas:)

Já comprei uniões de fios numa casa da especialidade (mas estas servem apenas para unir 1 fio).
Também tenho os conectores para e protecções para substituir. Levei o material antigo e trouxe igual para substituir.

Os fios da imagem são os que fazem a ligação para os farois de travão traseiro + ficha de reboque.

Tenho algums situações destas no UMM:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.

Vou voltar à casa de material electrico e ver o que me conseguem arranjar lá.

O objectivo é acabar o restauro antes do eunema passar a clássico

Cumprimentos
Hernani

Pedy679

UMMzito
Registo
10 Jul 2010
Eu vou deixar a minha opinião, todas as ligações devem ser feitas com soldadura e manga retratil ou se não for possivel com fita isoladora ( boa não aquela dos chineses que nao têm cola) principalmente se as ligações forem no exterior ou em sitios com humidade, passado algum tempo aquelas uniões vermelhas ou azuis começam a fazer mal contacto e vão dar grandes dores de cabeça, eu sei pois reparo a parte electrica no meu corpo de bombeiros e ja passei por muito com essas uniões.
espero ter ajudado.

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Sem duvida,
Porque acham que nos aparelhos electronicos não há uniões?
è tudo soldado!!! Querem algo que não origine maus contactos? Façam as uniões/derivações com estanho.
Para a solda aderir bem, usem massa anti-oxidante, ou para quem tiver facilidade, o fio molhado num pouco de acido moriático enfraquecido, e vão ver como é fácil soldar.
A manga termoretrátil é o ideal para isolar, se a soldadura tiver arestas, ponham 2 camadas de manga termoretráctil (duas medidas diferentes).
Caso não consigam meter a manga, usem fita isoladora.
Um dos segredos da aplicação da fita, é esticá-la bem, assim, quando cola, por estar esticadissima, fica a fazer força para dentro, de encontro á cola. Assim, é mais dificil descolar, o que não invalida que escolham uma fita boa.
Se tiverem duvidas, já sabem, PM.
Os fios são 80% da minha vida profissional, com o UMM, passo mais tempo de volta dos fios do que sei lá... ;)

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Mauro

Iniciado
Registo
18 Mar 2010
Concordo a 500% com o taranto, é o metodo mais fiável de manter as ligações fiáveis... e até acupa um espaço minimo.

Abraço

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Bom tópico a dica do Taranto está excelente. Fiquei com uma duvida, ácido murmuriático enfraquecido é por exemplo diluído em água destilada 50/50?

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)

Top Inferior