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Ligações dos tubos no compensador traseiro

Fante

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5 Out 2008
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Agradecia que me confirmassem se estes cabos estão correctamente ligados, pois neste momento estou a montar de novo e mesmo tendo a foto abaixo acho que os tubos de entrada deveriam ser as duas ligações de cima, e a saida em baixo.
Em todo o caso, peço a uma alma caridosa que se deite debaixo do carro e confirma, obrigado.

Ha é verdade, Alter II de 1992.

aqui fica uma foto antes da desmontagem:

[/URL]



Carripana on the way ...
 

tteventos

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13 Jul 2007
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Boas,
Olha, o meu umm de 1992 está com os tubos de travão aparentemente ligados da mesma maneira, é possível que seja essa a posição correcta.

Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
 

Fante

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5 Out 2008
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Obrigado Fernando, estive a ver no manual tecnico mas não esta muito claro. Agora fico mais descansado.


Carripana on the way ...
 

Fante

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5 Out 2008
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Lá vou eu desenterrar este tópico. Tinha o compensador antigo a pingar e comprei um novo. Hoje na inspecção veio para casa um selo vermelho por falta de pressão nos travões atrás. Como tenho discos atrás, sei que a recomendação é de os eliminar, mas como tenho na folha de reprovação que é defeito do compensador, não o posso eliminar para já. Abri o compensador antigo para ver como funciona.

Pelo que percebi, vem dois tubos do repartidor no compartimento do motor para o compensador de travagem atrás. Se a ligação estiver correcta:

20200612_211744.jpg


Como a válvula só abre de cima para baixo, se estiver fechada, apenas funciona com um tubo(o de cima da direita). Se a válvula estiver aberta, funciona com os dois tubos, o de cima da direita e o de baixo. Estou certo?
Outra questão que queria colocar, o parafuso que existe no fundo do compensador, mesmo na alavanca do compensador serve para quê, para afinação? Parece que é ele que pressiona a válvula para abrir ....

prós e contras em colocar as duas entradas acima, e a saída em baixo, no fundo ter sempre a pressão toda (forçando sempre a válvula a abrir pois a válvula abre com pressão de cima para baixo.

20200612_223026.jpg


20200612_223040.jpg
 

Fante

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5 Out 2008
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Hoje foi à experiência. Apertei o parafuso que está por baixo do compensador de travagem. Quando travo o pedal vai mais ao fundo. Se desapertar o pedal fica mais duro, não desce tanto. Agora qual das duas situações aumenta o poder de travagem atrás? Alguma maneira de saber?
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Se vai mais fundo, provavelmente injecta mais óleo. Talvez seja por aí.
 

Fante

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Pois, também pensei nisso mas a peça no compensador desce, aumenta espaço no interior do compensador, o que me leva a querer que a pressão não aumenta, ou então aumenta o espaço dentro do compensador para não ultrapassar a pressão nas rodas de trás.
 

val

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5 Abr 2016
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Viva,
Tive que instalar esta valvula redutora de pressão no meu, pois tinha sido retirada e as rodas de trás com travões de tambor, estavam a bloquear I.e. a travar de mais.
Para entender como as valvulas redutoras funcionam ver as paginas 2 é 6 do seguinte documento:


O tubo 40 no esquema acima é o que vai ao T é daí aos bombitos dos tambores.

Com discos atrás esta valvula será redundante.

Cummps
Paulo
 

Fante

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Agora a luz 9 do tablier agora acende por vezes.

1592433509164.png


segundo a legenda é falha no sistema de travões ou água no filtro do combustível. orá, para testar desliguei o fio que está no filtro de combustível e continua a acender. Não é sempre mas lá de vez em quando liga .....

Pelo que me lembro, só começou a acender depois de substituir o compensador de travagem. Já estive a substituir as borrachas do antigo para voltar ao lugar. Alguém pode confirmar se quando travamos a peça que está por dentro do compensador desce? Obrigado.
 

val

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Tive um problema idêntico.
Segundo o esquema electrico esse aviso acende por tres motivos: agua no filtro, vacuo insuficiente ou pressão nos dois circuitos de travagem fora dos parametros operationais normal, I.e. pressão a frente superior a de trás ou pressão insufficiente num dos circuitos.
Para testar a hipotese de pressão de travagem, desligar a vez o cabo azul/verde nos sensores no servofreio:
79B069CB-6C33-49CB-80CE-94BD841E6159.jpeg

O meu problema foi resolvido quando instalei a valvula redutora de pressão para o circuito de travagem traseiro de tambores. No meu caso, creio que o sensor detectava pressão identica nos dois circuitos de travagem. Ora, travões de tambor requerem pressão inferior aos de disco, caso contrario as rodas traseiras bloqueiam.
 

val

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Esqueci de referir que o mesmo cabo azul/verde está ligado ao sensor de pressão, no meu localizado do lado direito no compartimento do motor perto do servofreio
 

Fante

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Pois, penso ser isso mesmo, diferença de pressão entre os dois sistemas, mais do que o normal. Por isso é que chumbou na inspecção com menos de 155 de travagem atrás. Mas mais curioso ainda é que acende sem mesmo utilizar o travão de pé. Mas vou ter mesmo que ver e ir desligando os fios dos sensores. O fio que liga ao servofreio e o fio que liga ao repartidor de travagem junto à cava da roda, logo à saída da bomba central de travões pois deve ser onde o sistema compara as diferenças de pressão entre os dois sistema de travagem. Outra questão, se tiver que substituir o compensador de travagem, uma vez que existem dois sistemas de travagem independentes, apenas temos que sangrar as rodas de trás correcto?
 

Fante

UMM
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Estou a falar da figura 10:

1592516175778.png


da imagem acima. A ver vamos, isto aqui vai uma novela .... vou fazer como o Eduardo, vou dormir sobre o assunto ....
 

val

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5 Abr 2016
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É dificil diagnosticar problems destes á distância. No meu caso tive de substituir tambem o sensor 10 (delta pressão) pois estava danificado.
Neste caso, parece que a valvula redutora de pressão esta a funcionar pois a eficacia de travagem nas rodas traseiras é diminuida, como era de esperar.
Avaliar os sensores de vacuo e pressão faz sentido antes de concluir que é a valvula redutora de pressão a causa do problema.
So é necessario sangrar atras pois os sistemas originais sāo independentes.
Já agora, como foi determinada a falta de pressão atras? Manometro ou a "olho" Pelo inspector?
 

Fante

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Pois, faz sentido só sangrar atrás. Vou desligar os fios um a um e ver o resultado.
Na inspeção, na parte final onde estamos ao volante e o inspetor vai ao poço mandar travar e mexer no volante, ele estava a insistir para travar varias vezes quando as rodas de trás estavam em cima de uns quadrados de metal?!?!!? ai percebi que algo não estava bem, parece ter sido mesmo pela maquina ?manómetro? trabalho para o fim de semana!
 

val

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C6F8ED5D-3D25-4CAB-82D6-4354A15B32E0.jpeg

O motivo da minha pergunta é a placa que se vê acima da servofreio que especifica a pressão operational em vazio e carregado.
Acho curioso os valores do braço da valvula e da folga. Primeiro, o braço da minha valvula não é 126mm e segundo, afinar a mola para ter uma folga de 3mm, parece-me ser impossível sem um manometro para medir a pressão.
Talvez a minha valvula redutora de pressão não é idêntica á original...
 

Fante

UMM
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Visualizar anexo 7031
O motivo da minha pergunta é a placa que se vê acima da servofreio que especifica a pressão operational em vazio e carregado.
Acho curioso os valores do braço da valvula e da folga. Primeiro, o braço da minha valvula não é 126mm e segundo, afinar a mola para ter uma folga de 3mm, parece-me ser impossível sem um manometro para medir a pressão.
Talvez a minha valvula redutora de pressão não é idêntica á original...

Curioso essa informação, desconhecia por completo.

Não sei se vai resolver, mas como isto tudo começou com a substituição do compensador de travagem por um novo, acabei por reparar o antigo. Pelo menos vai ficar como se estivesse directo. A válvula vai ficar sempre aberta. A prova dos 9 só para a semana.
Se não resultar vai o cinzeiro ....
 
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