• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ligação da Bóia

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
Boas,

Necessito de mais uma preciosa ajuda.
Após ter retirado o depósito de gasóleo, verifiquei que a bóia tem 2 terminais (macho), mas só encontrei 1 fio com terminal (fêmea) que irá ligar ao tablier, alguém me saberá dizer o que se possa ter passado?

Aproveito também, se alguém tiver o esquema eléctrico agradecia que me enviasse para [email protected] ou algum link, penso já ter visto aqui no fórum, mas pesquisei e não encontrei.

cUMMprimentos,

Carlos Martins

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
É só um fio que vai à boia, não te preocupes.

Pedro
http://www.travian.pt/?uc=pt6_54143

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Essas 2 "patilhas" no deposito o meu tambem tem(y),uma "patilha" dá sinal para o ponteiro do gasoleo e é só um fio como o Mario diz.A outra "patilha" é para ligar á luz de reserva mas como os nossos quandrantes não a têm a instalação electrica tambem não foi feita.

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
Boas,

Desde já obrigado pelas informações, neste caso ou a massa é feita através dos parafusos de fixação da bóia ao depósito ou então está por lá um fio que fará essa ligação. Tenho fotos da situação mas a máquina fotográfica ficou junto ao UMM (bem acompanhada) na Guarda, para a semana vou coloca-las.

UMMabraço,

Carlos Martins

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tal como o filipe disse... a outra patilha é da luz de reserva... no meu Cournil, já tenho luz quando tenho pouco gasóleo.
Foi mais um "upgrade".

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
Boas Nuno,

Será que a cabelagem já contempla um fio para esse efeito ou é necessário adiciona-lo?

Abraço,

Carlos Martins

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tens que acrescentar. No original os Cournil não tem essa luz, nem os fios para tal.
No meu caso precisei de trocar a bóia e a nova vinha com os dois terminais.

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
No seguimento de posts anteriores, alguem me saber dizer em qual dos terminais devo ligar o fio? e será que o outro é para uma possíbel luz de reserva?

UMMabraço,

Carlos Martins

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se tiveres um multimetro á mão é facil.Medes a resistencia entre uma patilha e a "massa" da boia,se a resistencia variar consoante alteres a posição da boia em varios pontos é esse que ten sque ligar ao fio que está no UMM.Se no multimetro te der uma leitura de infinito em quase toda a variação da boia e passar a ter continuidade só quando chegar a um ponto inferior é essa patilha que ligas uma possivel luz de reserva.
Mas nada como experimentares directamente no UMM,encostas o corpo da boia ao UMM (para fazer massa) e ligas o fio num terminal,aquele que fizer o ponteiro mexer conforme a posição da boia é o terminal certo.

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
Boas Filipe,

Desde já grato pelo esclarecimento, tenho que procurar ou comprar um multimetro para testar, ligar no UMM neste momento é mais dificil por tenho o tablier desmontado.

UMMabraço,

Carlos Martins

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Viva,

Arranjei uma boia usada, ao ligar cá fora ao fio o ponteiro não mexia quando variava a resistência.

Mas quando encostava o arame que sustenta a boia à tampa do depósito o ponteiro já se mexia.

Quando a substituí ele não mexia na mesma:angry:

Será que o problema é falta de massa?? è que a boia aperta sobre uma pequena junta de borracha. Ficará isolada?

Não sei ao certo quantos litros tenho no depósito, mas não são muitos. Vou tentar puxar para cima a boia através do gargal do depósito para ver se mexe. É que se monto tudo no sitio e depois fica na mesma...:dizzy_face:

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá Carlos,
O terminal branco indica a quantidade o vermelho a reserva.
Ou seja ligas ao branco

UMM abraço
Samuel Sousa

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
ora eu no meu umm no quadrante tenho lá lampadas a mais que não têm uso!
A minha pergunta é: Será que dá para ligar uma luz de reserva de combustivel uma vez que a boia está preparada para isso?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Sei que o tópico já vai há muito mas tinha uma questão como é que acede á boia?

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
Se for só para ligar/desligar o fio talvez consigas pela "janela" de abastecimento de combustivel, se for para retirar a bóia penso que é necessário desmontar o depósito (eu desmontei o depósito).

Registo
15 Fev 2009
A boia tem dois contactos? Portanto será um deles um reostato e o outro um interruptor? Se assim for, o reostato está ligado ao 'ponteiro' no quadrante, tens de fazer chegar o outro contacto a uma das lampadas do mesmo, e creio que terás de a ligar na outra ponta a +12V.

mas verifica isso fora, antes de andares a passar fios...

Top Inferior