Boas!
Continuo a dizer que : nunca meter na zona do motor materiais inflamaveis e adesivos que não resistam a temperaturas a 90/100 graus Celsius.
Há que garantir que os materiais não descolem e caiam para cima do motor e/ou cano de escape.
Como já me disseram houve alguém que colocou Felcot e quando tocou no cano de escape vushhhh!
Apaga-se fácilmente com um extintor ou água mas não descurar isso.
A ideia de colocar um cobertor de lâ de rocha e cobrir com a tela alcatroada apenas na zona por debaixo do UMM é uma solução duradoura desde que: a chapa esteja bem limpa de ferrugem ou podres e a "soldadura! por meio de calor da tela à chapa fique bem aderente.
Para tirar quaisquer ideias de invenções de materiais : é usar o material que metiam de origem que é sempre parecido com o felcot mas com adesivo numa face e na outra face material deflector de calor.
Neste caso arranjando felcot com adesivo de um lado pode-se fazer com uma fita bi-adesiva de colar alcatifas uma de cor laranja da Scotch TESA, adesivar película de aluminio que se usa na cozinha. É barata a película e um rolo tem à volta de 10 m. Aí podemos dizer que temos cromados nos UMMs. O material que o Bones usou no motor é excelente porque tem uma superfície que me parece ir aguentar as condições a que vai estar sujeito.
O felcot existe em muitas variedades desde simples até com diversos revestimentos.
Se quizerem podem consultar aqui :
http://www.orvmanufacturing.it/prodotti_eng.htm
e irão ver a variedade imensa de materiais usados nos carros. Este fabricante é o lider do fabrico destes materiais ultrapassando a enorme Rieter Automotive nestes materiais.
Outra coisa: também é possível dar calor na tela betuminosa em toda uma face de forma a derreter um pouco a massa alcatroada e depois colar ou felcot ou lã de rocha ou qualquer outro.
O que quero dizaer é aproveitar a oportunidade que o material nos dá para "grudar" outro.
Só não quero que um dia alguém me venha dizer que o bichUMM pegou fogo por uma ideia sugerida por mim porque já vos disse o que é o ideal em usar. Eu tb no meu UD sei que tenho lá material que não devia estar mas ....! é a lei do desenrasca na pressa do restauro!
Vejam tb aqui a variedade de telas asfálticas:
http://www.fariasrosafarias.web.pt/DanosaTab.htm
Chega por agora! Vamos falando!
UMM abraço
P Reis