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Kalikeira saiu à rua mas.......JÁ ANDA

PedroUMM

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31 Mar 2006
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Hoje a Kalikeira já saiu da garagem. Agora conta com uma instalação elécrtica nova que deu algum trabalho a montar devido a ter uma deficiencia enorme, mas depois do trabalho feito fui dar uma volta na qual encontrei alguns defeitos e agora preciso de ajuda:

1-Não consigo colocar o UMM a trabalhar sem encosto de bateria. Isto acontece com duas baterias, uma nova e a outra com um ano. A bateria esteve à carga a noite e mais metade do dia de hoje e quando dou à chave não tem carga. Que poderá ser? Ambas as baterias danificadas, ou o motor de arranque com problemas? O carregador é novo. Assim que lhe dou um cheirinho de encosto com o Clio ligeiramente acelarado, o UMM pega logo à primeira.
NOTA: O motor de arranque foi reparado à três anos e meio, excepto a bobine de chamada, e até agora só trabalhou uma duzia de vezes.

2-Os travões estão rijos, mas não tão rijos como com o UMM parado o que significa que o servofreio está a funcionar. Além disso coloquei o servofreio à pressão e ele não a perde por lado nenhum, o que significa que não entra ar quando está em vacuo, certo? A bomba de vacuo está a fazer depressão, mas poderá não ser suficiente essa depressão? Será que há algum problema com a bomba central de travões?

3-A direcção assistida perde a assistência, temporáriamente, quando viro para o lado esquerdo depois recupera-a e fica normal e para o lado direito vira bem. Que poderá ser? Antes de montar a D.A., purguei o sistema, mas será que ficou mal purgado? Será que a caixa de direcção está a dar o "peido mestre"?

Bom, por agora o testamento de perguntas fica por aqui, depois logo se vê se aparece mais qualquer coisa.


Abraço

P.S.1-A volta que dei não foi suficiente para carregar a bateria.


Pedro
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filipeumm

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29 Mar 2006
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Boas Pedro é bom saber que a maquina esta a querer sair á rua:p
Quanto a nao pegar é estranho,ja experimentaste a colocar o clio a funcionar so com uma dessas baterias?Tiras logo a duvida se sra das baterias ou nao,ou entao leva a um electricista a bateria para ele a testar.Se o problema nao for bateria pode ser o motor de arranque, a parte do induzido ou o indutor mas se dizes que pega bem com encosto duvido que seja daí...
Os travões estão bem sangrados?E vê lá se os tobos flexiveis não estão entupidos ou em mau estado como o carro teve muito tempo parado...
A direcção assistida nao tem fugas?Deixa o carro a trabalhar um bocado com o sangrador aberto para ficar purgado,nao é preciso virar a direcção.Podes ter tambem a correia da direcção assistida larga,ja para nao falar que pode ser problemas na caixa de direcção...



Filipe Pinheiro
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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Ainda não experimentei as baterias do UMM no Clio, aliás queria tentar testa-las num UMM, ainda vou cravar ao Raimundo, como ele mora aqui perto...:D

Os travões foram sangrados depois de ter montado os discos, mas como foi a primeira vez que fiz esse trabalho não sei se ficou bem feito. Quanto aos tubos flexiveis ainda os vou substituir.

A única fuga da D.A. é no depósito de oleo, na tampa, pelo o-ring's. Quanto à correia é nova e está bem tensada. Amanhã vou tentar purgar o sistema como me disseste, mas primeiro tenho de ir comprar o ATF 220.

Qual é depressão(em mmW ou mBar) que a bomba de vacuo deve fazer?


Pedro
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filipeumm

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29 Mar 2006
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Se ja puseste os discos atrás vai-te habituando a teres o pedal a travar cá em cima:p,substitui os tubos e sangra bem,mesmo assim pode ser normal ás vezes ele estar duro e não travar bem pois tambem precisa de "acamar".
Boa sorte...


Filipe Pinheiro
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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O estranho é que ele trava até bastante bem e realmente o pedal ficou mais em cima, mas é preciso fazer um pouco mais de força e o problema é que eu tenho joelhos à Mantorras e custa-me travar a fazer força. Também ainda vou tentar colocar um depósito de vacuo para ver se melhora.


Pedro
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raimummdo

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1 Out 2007
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ja devias ter dito era algo fiquei a espera do teu pm para montar-mos os fios é so dares uma apitadela (pppppppppppiiiiinnnnnnnnnnnn) que eu apareco ai
abraco
 

PedroUMM

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quote:Originally posted by raimummdo

ja devias ter dito era algo fiquei a espera do teu pm para montar-mos os fios é so dares uma apitadela (pppppppppppiiiiinnnnnnnnnnnn) que eu apareco ai
abraco




Afinal não fiz nada naqueles dois dias que estive de folga porque passei o tempo com a "maria" a fazer compras.

Mas tens de cá vir para ir-mos fazer um picanso e beber umas jolas.:D


Pedro
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pumm

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28 Nov 2006
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Quanto aos travões e se ainda estão os tambores atras é desafinar um pouco os travões (aumentar a folga)

Pedro Serpa - BXumm
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by pumm

Quanto aos travões e se ainda estão os tambores atras é desafinar um pouco os travões (aumentar a folga)

Pedro Serpa - BXumm

Boas Pedro

Já tenho os discos a funcionar.


Pedro
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Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Bom dia,
Quanto á bateria, carregas fora do UMM ou no sitio e com os cabos ligados ?
Se fazes a carga com bateria no sitio o que pode estar a acontecer é haver um ponto de descarga (e grande:p) e com essas tentativas podes já ter mandado a bateria nova desta para melhor.

Se for este o caso carrega fora do UMM e liga apenas após a carga ser efectuada, dá á chave e confirma.
No entanto se calhar era preferivel pedir a quem verifique se não há percas (grandes/curto circuito) algures, porque podes estar a estragar material (bateria e eventualmente centralina do clio ) sem te aperceberes.

CUMMps
Adérito
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by AMC

Bom dia,
Quanto á bateria, carregas fora do UMM ou no sitio e com os cabos ligados ?
Se fazes a carga com bateria no sitio o que pode estar a acontecer é haver um ponto de descarga (e grande:p) e com essas tentativas podes já ter mandado a bateria nova desta para melhor.

Se for este o caso carrega fora do UMM e liga apenas após a carga ser efectuada, dá á chave e confirma.
No entanto se calhar era preferivel pedir a quem verifique se não há percas (grandes/curto circuito) algures, porque podes estar a estragar material (bateria e eventualmente centralina do clio ) sem te aperceberes.

CUMMps
Adérito


Carrego-as com os bornes desligados.

Penso que ambas as baterias foram para a sucata. A velha porque já a pus à carga umas 20 vezes e puxei por ela com a instalação eléctrica toda marada. Além disso foi comprada no Jumbo e era o mais barato que lá havia. A nova bateria já foi carregada algumas vezes e também puxei por ela com a instalação eléctrica e o alternador marados e pior que isso uma vez deixei-a uma semana ligada e foi o que a descarregou completamente.


Pedro
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PedroUMM

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Lembrei-me hoje que à uns tempos atrás fiz uma asneira bem grossa. Na altura ainda tinha uma bateria de 74Ah que já estava muito fraca e estava constantemente a precisar de encosto, então certo dia apanhei, lá no estaleiro, uma Mazda T3000 que, na altura, achei que fosse o ideal para dar encosto no UMM, mal sabia eu o que estava para vir. A Mazda funciona a 24V, mas eu não sabia e dei o encosto, até fez desaparecer um bocado do alicate. Escusado será dizer o que aconteceu à bateria de 12V. Agora a minha questão é que resultado terá tido o motor de arranque?


Pedro
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17 Nov 2007
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Se pega bem com o encosto é porque o motor de arranque está bom.
O melhor é colocar a bateria do clio ou outra que tenhas a certe que está boa será a unica maneira de teres a certeza.
Podes ter uma descarga grande e uma só bateria não chegar para pegar.
Vê tambem os bornes , limpando pode fazer toda a diferença.
Quanto ao servo-freio, expermenta com o motor ligado e carrega no pedal
depois desliga o motor e vai carregando várias vezes, o pedal deve ficar mais e mais duro, se fica sempre duro é porque não tens vácuo

Espero que ajude
 

PedroUMM

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Já experimentamos as baterias no UMM do Raimundo e ambas estão boas. A instalação electrica é toda nova assim como o cabo de massa e o alternador foi reparado. Isto está-me a deixar maluco.

Os travões têm vacuo, por isso deve ser o circuito mal sangrado.


Pedro
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17 Nov 2007
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Quando dizes que não pega é tipo descarga total ?
Ou é tipo roda e não atinge velocidade para arrancar?
Se encostas outra bateria ele pega logo?
Se arranca um outro motor , e colocar logo nesse tem de pegar.
poderá ser o circuito de aquecimento(velas) a descarregar?
Se o motor estiver quente já pega sozinho ? sem aquecer as velas?
Expermenta desligar o cicuito de pré-aquecimento e faz uma ligação direta ás velas com um cabo de arranque durante uns segundos e de seguida dá ao arranque.
Se os travoes tiverm ar , fica esponjoso e mole , não duro

abraço
 

PedroUMM

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É do tipo roda e só dá uma volta, mas às vezes nem chega a rodar, mas aí penso que seja o bendix que não esteja muito bom.

Ele nem sempre pega de encosto, umas vezes dá logo, outras vezes nem dá. Por exemplo da última vez que o coloquei a trabalhar estive cerca de 30 min. a dar encosto.

As velas e o circuito de aquecimento são novos, excepto a caixa azul. Já experimentei fazer "by-pass" à caixa azul e o resultado é o mesmo. Mas hoje vou tentar novamente.

O umm até pode ficar a trabalhar 1 hora, se o parar já não pega novamente.

Até ao momento já recolhi duas opiniões. Um diz que é o bendix que não está a trabalhar a passo com o volante do motor, outro diz que é a bobine de chamada que foi "p'ró galheiro". Eu já pensei no bloco a agarrar ou no motor descomandado, mas ele depois de ficar a trabalhar parece um relógio. Também já pensei na caixa azul, mas será que só esse componente é suficiente para desviar a corrente do motor de arranque? Eu estou mais virado para a bobine de chamada, aquece muito e por vezes cheira a queimado.

Os travões estão um pouco mais duros e a travar em cima, isto desde que montei os discos atrás. Na minha ideia é falta de vacuo e já estou a tratar de um deposito artesanal para lá colocar.


Pedro
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filipeumm

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29 Mar 2006
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Pedro se dizes que esse motor de arranque já levou com 24v:dizzy_face: vai mas é á procura de outro...e se cheira a queimado quase de certeza que esta o induzido ou o indutor queimado...


Filipe Pinheiro
 
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17 Nov 2007
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Motor de arranque.
Não me parece que seja outra coisa
Possivelmente tá a descarregar
é perfeitamente possível um motor de arranque descarregar uma bateria
nova em segundos.
De qualquer maneira uma vez quente tem de pegar logo mesmo sem caixa azul e sem as velas. portanto não deve ser disso.
O facto de encostares outra bateria apenas remedeia
pois está a colocar mais energia do que normalmente é necessário e
aí ele acaba por pegar.
O que acontece muitas vezes é os contactos internos de massa do motor de arranque (são só cravados) deixam de fazer contacto
Também a bobine de chamada acontece que se for mal desmontada o parafuso roda parte o suporte interno (é plástico) nesse caso deixa de fazer bem contacto e só substituindo por uma bobine nova
De qualquer maneira se dizes (embora não tenha um bendix)
que tens que arranjar o motor de arranque é melhor tirá-lo e começar por aí. Quase de certeza que fica resolvido.
30 min a dar ao arranque !!! chiça ! Com esse tratamento dás cabo do motor de arranque.
Em 30 min desmontavas o motor de arranque e já tinhas a coisa resolvida :)
Um abraço.





(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
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