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Junta do Cárter (Problema)

Carlos Cardoso

Iniciado
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4 Nov 2012
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Boa tarde,

Hoje mudei a junta do cárter que estava a babar um pouco de óleo, mas a coisa correu mal.
Comprei a junta do cárter numa casa auto, a mesma custou cerca de 8€ e dei como referencia o motor 2.5D da peugeot 505. Comprei também selicone de juntas preto.
Até aqui tudo bem.
Tirei o cárter, removi a antiga junta, limpei tudo na tampa do carter e no bloco.
Coloquei um pouco de selicone no carter e coloquei a junta de seguida para esta ficar agarrada ao carter.
Depois coloquei mais um pouco sobre a junta e depois coloquei o carter no bloco.
Apertei os parafusos do meio para fora como mandam os procedimentos.
Aqui aconteceu o problema, reparei que alguns parafusos ao apertar, fez com que a junta partisse.
Isto é normal, a junta partir? Reparei que em boa parte dos parafusos, a junta à volta dos parafusos estalou.
Será a junta que não valia coisa nenhuma ou fiz algo de errado?
Conclui-se na mesma o Servico, continuou a babar óleo, mas desta feita ainda ficou a babar mais.
Onde se compram juntas de qualidade para o carter?
Dicas?
Será que fiz alguma coisa de errado?

Obrigado desde já aosmpossiveis comentários.

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989
 

Dias

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16 Mai 2007
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Boas Carlos
eu tambem fiz essa operação no JB e utilizei apenas selicone, eu no teu caso voltava a retirar o carter fazer uma boa limpeza e colocava apenas selicone, dar um aperto ligeiro e passado algum tempo dar um aperto final.

cUMMprimentos

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pinhas

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16 Set 2010
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Carlos, é como o amigo Dias diz, tira a junta de cartão, aplica silicone (um cordão grosso), mas não se esqueça de contornar todos os orifícios dos parafusos com o silicone, depois aplicar o carter e apertar uniformente até expandir um pouco o silicone. Deixar secar cerca de 24 horas e depois apertar finalmente os parafusos.
Reajustar os parafusos passadas algumas horas de trabalho do motor.
Abraço


Paulo Pinhao
[email protected] - 919193771

 
Registo
29 Abr 2012
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Boa noite , tal como foi dito.Acresecento apenas que ao levar junta e se o carter não estiver todo empenado não é necessário silicone .Além disso parece-me que o aperto foi exagerado, os apertos para esse tipo de componente são reduzidos, extrudiste a junta.

Alcobaça

[email protected]
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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Boa noite, sempre que faço tal tarefa apenas uso silicone, deixo secar umas horas, e passados uns dias dou mais um aperto, ao fim de uns meses volto a reapetar, assim como assim, se não for do carter há de ser de outro lado qualquer que vai pingar oleo:D

André Santos
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Carlos Cardoso

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4 Nov 2012
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A partida vou limpar novamente e usar apenas selicone.
Duvida? Não tem problema de ficar excessos de selicone pelo interior do carter e estes caso se soltem entupirem algum respiro?
Se optar por comprar uma junta nova, tal como disse o rubenfaustino, vou optar por apenas colocar junta sem selicone.
Onde comprar uma boa junta? A que comprei pelo fato de ter partido parece sinal de ser de fraca qualidade? Marcas de juntas de qualidade?
Onde comprar pelo Porto?

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989
 

Carlos Cardoso

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4 Nov 2012
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Então tenho novidades,

Já retirei o cárter mais 3 vezes no intuito de vedar a fuga com silicone e nada, ficou ainda pior.
O problema é num ponto específico (deixo abaixo imagem).
Ou seja, coloco silicone, ajusto só o cárter, deixo passar 24h depois faço o aperto do cárter de dentro para fora em cruz e nada, sempre a babar óleo no tal ponto. como disse, já fiz o procedimento 3 vezes e agora ainda está pior, depois do óleo bem quente até escorre =).
Também fiz o procedimento de na zona dos parafusos que regra geral ficam um pouco côncavos, retifiquei com umas pancadinhas para ficar direito.
Aparentemente tudo conforme li aqui no fórum para se fazer e como digo, nada, ainda está pior.

Vou tentar novamente a junta, da outra vez não usei cola para colar a junta ao cárter, e a junta que comprei a 8€ parecia fraquita.
Também li sobre uns espaçadores que se colocam na zona dos parafusos, não vinha nada disso com a junta e talvez por isso tenha partido a junta.

Agora vou comprar cola de juntas e uma junta em condições, talvez de origem da Peugeot 505 e tentar.

Onde comprar uma boa junta, alguém aqui no fórum tem deste material, ou até mesmo de origem?

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989
 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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Eu faço assim.
Não uso junta nenhuma, meto silicone de juntas com fartura, aperto os parafusos e todos, e só coloco oleo no outro dia.
Já reparaste se tens essa zona da tampa do carter amolgada? se sim, martelo:D

André Santos
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PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
Com uma imagem da zona da fuga era mais fácil ver se há para aí mais qualquer coisa.

Evita de todo a junta, será sempre um foco de problemas. Utiliza o dito silicone de juntas que é resistente a temperatura e solventes.









De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Será que a fuga é mesmo pelo carter ?
Eu tambem tinha uma fuga e julgava que era do carter, mais tarde vim a descobrir que afinal era o vedante da cambota (dianteiro) , quando tinha a dita fuga também aparecia apenas num ponto especifico (canto esquerdo na parte da frente do motor), vim a descobrir que afinal era do vedante da cambota depois de ter reparado a quebra da corrente de distribuição, começou a pingar mais e a projetar oleo em todos os sentidos da rotação do motor.

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Carlos Cardoso

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4 Nov 2012
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Da cambota não deve ser pois não mexi e após mexer no cárter piorou bastante, logo só pode ser do cárter que ainda ficou pior.
O cárter na zona específica não estava empenado, apenas nos orifícios dos parafusos, mas por todo o cárter, e esta situação ficou resolvida com um martelo =).
Aparentemente olho para o cárter e está ok, o bloco também parece ok, só se for do selicone que estou a usar que não preste.
Mas se fosse do silicone, vertia em mais sítios, e não sempre pelo mesmo =(

Acho que vou tentar uma junta de origem da Peugeot, ou mesmo uma da Victor Reinz ou Goetze.

Que dizem?

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Cortegaça
... Há aqui alguma coisa que te está a escapar!
Depois de tudo o que já dizes ter feito essa fuga já deveria estar mais que resolvida!
Não acredito na má qualidade da junta nem do silicone, ou estás a fazer alguma coisa mal ou tens ai outro problema!
... A fuga por acaso é na zona de algum parafuso do cárter?
Se for pega numa lupa e numa lanterna e verifica se não há alguma fissura no cárter!
Abraço...
 

Carlos Cardoso

Iniciado
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4 Nov 2012
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O problema persiste.
Vou desmontar a caixa de velocidades, embraiagem, tirar o carter e o empalme da cambota.
Nunca fiz isto.
Tem alguma coisas em especial que deva saber?
Ou com a caixa e embraiagem fora, com o carter fora, basta retirar o empalme e trocar o retentor da cambota.?

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989
 
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26 Mar 2012
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boas. eu quando tenho uma fuga de óleo, e não o sei ao certo de onde vem, lavo e desengorduro as zonas prováveis da fuga e aplico spray de po talco e fico a espera. ou seja onde o po talco começar a ficar humido e onde existe fuga. existe sprays indicados para as oficinas, mas se fores a um super mercado e comprares um spray tira gorduras da roupa o efeito e o mesmo. espero ter ajudado
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
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Cortegaça
quote:Originally posted by Carlos Cardoso

O problema persiste.
Vou desmontar a caixa de velocidades, embraiagem, tirar o carter e o empalme da cambota.
Nunca fiz isto.
Tem alguma coisas em especial que deva saber?
Ou com a caixa e embraiagem fora, com o carter fora, basta retirar o empalme e trocar o retentor da cambota.?

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989

Segue o conselho do João, acho demasiado arriscado mexer no vedante da cambota que fica na zona da caixa de velocidades sem ter a certeza que a fuga seja de lá!
Nunca mexi nesse vedante, mas tanto quanto sei esse maldito vedante é um chouriço de problemas!
Na verdade não se trata de um vedante convencional, estamos a falar de um retentor feito de uma espécie de cordão encebado que é colocado no local seguindo regras e procedimentos muito próprios!
Já li algo sobre o assunto aqui no fórum e parece que quando é chegada a hora de mexer no tal chouriço o pessoal transpira e stressa mesmo antes de começar!
Esse parece ser um trabalho onde não se pode contar com a sorte, ou se sabe o que se está a fazer, ou mais vale estar quieto!
De toda a maneira, imagino que venha ao tópico o testemunho de quem já por lá passou, pois o que falo é baseado apenas em teoria e uma ou outra coisa que li por aqui e por ali mas sem grandes certezas...
Boa sorte com isso.
Cumps
 
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