• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Junta do Cárter (Problema)

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Boa tarde,

Hoje mudei a junta do cárter que estava a babar um pouco de óleo, mas a coisa correu mal.
Comprei a junta do cárter numa casa auto, a mesma custou cerca de 8€ e dei como referencia o motor 2.5D da peugeot 505. Comprei também selicone de juntas preto.
Até aqui tudo bem.
Tirei o cárter, removi a antiga junta, limpei tudo na tampa do carter e no bloco.
Coloquei um pouco de selicone no carter e coloquei a junta de seguida para esta ficar agarrada ao carter.
Depois coloquei mais um pouco sobre a junta e depois coloquei o carter no bloco.
Apertei os parafusos do meio para fora como mandam os procedimentos.
Aqui aconteceu o problema, reparei que alguns parafusos ao apertar, fez com que a junta partisse.
Isto é normal, a junta partir? Reparei que em boa parte dos parafusos, a junta à volta dos parafusos estalou.
Será a junta que não valia coisa nenhuma ou fiz algo de errado?
Conclui-se na mesma o Servico, continuou a babar óleo, mas desta feita ainda ficou a babar mais.
Onde se compram juntas de qualidade para o carter?
Dicas?
Será que fiz alguma coisa de errado?

Obrigado desde já aosmpossiveis comentários.

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Carlos
eu tambem fiz essa operação no JB e utilizei apenas selicone, eu no teu caso voltava a retirar o carter fazer uma boa limpeza e colocava apenas selicone, dar um aperto ligeiro e passado algum tempo dar um aperto final.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Carlos, é como o amigo Dias diz, tira a junta de cartão, aplica silicone (um cordão grosso), mas não se esqueça de contornar todos os orifícios dos parafusos com o silicone, depois aplicar o carter e apertar uniformente até expandir um pouco o silicone. Deixar secar cerca de 24 horas e depois apertar finalmente os parafusos.
Reajustar os parafusos passadas algumas horas de trabalho do motor.
Abraço

Paulo Pinhao
[email protected] - 919193771

Registo
29 Abr 2012
Boa noite , tal como foi dito.Acresecento apenas que ao levar junta e se o carter não estiver todo empenado não é necessário silicone .Além disso parece-me que o aperto foi exagerado, os apertos para esse tipo de componente são reduzidos, extrudiste a junta.

Alcobaça

[email protected]

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Boa noite, sempre que faço tal tarefa apenas uso silicone, deixo secar umas horas, e passados uns dias dou mais um aperto, ao fim de uns meses volto a reapetar, assim como assim, se não for do carter há de ser de outro lado qualquer que vai pingar oleo:D

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
A partida vou limpar novamente e usar apenas selicone.
Duvida? Não tem problema de ficar excessos de selicone pelo interior do carter e estes caso se soltem entupirem algum respiro?
Se optar por comprar uma junta nova, tal como disse o rubenfaustino, vou optar por apenas colocar junta sem selicone.
Onde comprar uma boa junta? A que comprei pelo fato de ter partido parece sinal de ser de fraca qualidade? Marcas de juntas de qualidade?
Onde comprar pelo Porto?

Carlos Cardoso

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Então tenho novidades,

Já retirei o cárter mais 3 vezes no intuito de vedar a fuga com silicone e nada, ficou ainda pior.
O problema é num ponto específico (deixo abaixo imagem).
Ou seja, coloco silicone, ajusto só o cárter, deixo passar 24h depois faço o aperto do cárter de dentro para fora em cruz e nada, sempre a babar óleo no tal ponto. como disse, já fiz o procedimento 3 vezes e agora ainda está pior, depois do óleo bem quente até escorre =).
Também fiz o procedimento de na zona dos parafusos que regra geral ficam um pouco côncavos, retifiquei com umas pancadinhas para ficar direito.
Aparentemente tudo conforme li aqui no fórum para se fazer e como digo, nada, ainda está pior.

Vou tentar novamente a junta, da outra vez não usei cola para colar a junta ao cárter, e a junta que comprei a 8€ parecia fraquita.
Também li sobre uns espaçadores que se colocam na zona dos parafusos, não vinha nada disso com a junta e talvez por isso tenha partido a junta.

Agora vou comprar cola de juntas e uma junta em condições, talvez de origem da Peugeot 505 e tentar.

Onde comprar uma boa junta, alguém aqui no fórum tem deste material, ou até mesmo de origem?

Carlos Cardoso

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Eu faço assim.
Não uso junta nenhuma, meto silicone de juntas com fartura, aperto os parafusos e todos, e só coloco oleo no outro dia.
Já reparaste se tens essa zona da tampa do carter amolgada? se sim, martelo:D

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Com uma imagem da zona da fuga era mais fácil ver se há para aí mais qualquer coisa.

Evita de todo a junta, será sempre um foco de problemas. Utiliza o dito silicone de juntas que é resistente a temperatura e solventes.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Será que a fuga é mesmo pelo carter ?
Eu tambem tinha uma fuga e julgava que era do carter, mais tarde vim a descobrir que afinal era o vedante da cambota (dianteiro) , quando tinha a dita fuga também aparecia apenas num ponto especifico (canto esquerdo na parte da frente do motor), vim a descobrir que afinal era do vedante da cambota depois de ter reparado a quebra da corrente de distribuição, começou a pingar mais e a projetar oleo em todos os sentidos da rotação do motor.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Da cambota não deve ser pois não mexi e após mexer no cárter piorou bastante, logo só pode ser do cárter que ainda ficou pior.
O cárter na zona específica não estava empenado, apenas nos orifícios dos parafusos, mas por todo o cárter, e esta situação ficou resolvida com um martelo =).
Aparentemente olho para o cárter e está ok, o bloco também parece ok, só se for do selicone que estou a usar que não preste.
Mas se fosse do silicone, vertia em mais sítios, e não sempre pelo mesmo =(

Acho que vou tentar uma junta de origem da Peugeot, ou mesmo uma da Victor Reinz ou Goetze.

Que dizem?

Carlos Cardoso

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
... Há aqui alguma coisa que te está a escapar!
Depois de tudo o que já dizes ter feito essa fuga já deveria estar mais que resolvida!
Não acredito na má qualidade da junta nem do silicone, ou estás a fazer alguma coisa mal ou tens ai outro problema!
... A fuga por acaso é na zona de algum parafuso do cárter?
Se for pega numa lupa e numa lanterna e verifica se não há alguma fissura no cárter!
Abraço...

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
O problema persiste.
Vou desmontar a caixa de velocidades, embraiagem, tirar o carter e o empalme da cambota.
Nunca fiz isto.
Tem alguma coisas em especial que deva saber?
Ou com a caixa e embraiagem fora, com o carter fora, basta retirar o empalme e trocar o retentor da cambota.?

Carlos Cardoso

Registo
26 Mar 2012
boas. eu quando tenho uma fuga de óleo, e não o sei ao certo de onde vem, lavo e desengorduro as zonas prováveis da fuga e aplico spray de po talco e fico a espera. ou seja onde o po talco começar a ficar humido e onde existe fuga. existe sprays indicados para as oficinas, mas se fores a um super mercado e comprares um spray tira gorduras da roupa o efeito e o mesmo. espero ter ajudado

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Carlos Cardoso

O problema persiste.
Vou desmontar a caixa de velocidades, embraiagem, tirar o carter e o empalme da cambota.
Nunca fiz isto.
Tem alguma coisas em especial que deva saber?
Ou com a caixa e embraiagem fora, com o carter fora, basta retirar o empalme e trocar o retentor da cambota.?

Carlos Cardoso

Segue o conselho do João, acho demasiado arriscado mexer no vedante da cambota que fica na zona da caixa de velocidades sem ter a certeza que a fuga seja de lá!
Nunca mexi nesse vedante, mas tanto quanto sei esse maldito vedante é um chouriço de problemas!
Na verdade não se trata de um vedante convencional, estamos a falar de um retentor feito de uma espécie de cordão encebado que é colocado no local seguindo regras e procedimentos muito próprios!
Já li algo sobre o assunto aqui no fórum e parece que quando é chegada a hora de mexer no tal chouriço o pessoal transpira e stressa mesmo antes de começar!
Esse parece ser um trabalho onde não se pode contar com a sorte, ou se sabe o que se está a fazer, ou mais vale estar quieto!
De toda a maneira, imagino que venha ao tópico o testemunho de quem já por lá passou, pois o que falo é baseado apenas em teoria e uma ou outra coisa que li por aqui e por ali mas sem grandes certezas...
Boa sorte com isso.
Cumps

Top Inferior