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isolar chassi (Cortiça????)

pinhas

UMM
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16 Set 2010
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Estou a fazer o restauro do "oleoso" (https://for-umm.pt/oldthreads/18520) e neste momento pretendo isolar a parte do chassi onde fica o motor.
Já procurei por todo lado isolamentos que pudesse adaptar no UMM, mas como não encontro nada adequado lembrei-me da cortiça
Neste caso seria colocada uma placa de 3mm ou 5mm na chapa e depois a cortiça levaria uma folha de alúminio por cima.
Gostaria da vossa opinião em relação à cortiça, pois pelo que sei esta pode fazer isolamento acústico e colorifico, e como não apodreçe com as humidades, poderia ser uma boa ideia.
Obrigado

Abraço


Paulo Pinhao
FJ-59-26

 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Pinhas já foi aqui discutido a situação do isolamento com corticite.
O que retenho é o seguinte:
1-Se a chapa não ficar muito bem tratada o que pode acontecer é que ao a cortiça ser impermeável a água que ficar entre a chapa e a cortiça poderá fazer com que a chapa apodreça e a coriça começe a desintegrar-se.
2-Para ficar bem tratada a cortiçite deverá ser depois tratada com uma camada de boa tinta ou verniz resitente a temperaturas e óleos para esta não se desintegrar.
3-a espessura tem de ser minimamente aceitável além da gramagem m2 afim de poder isolar acústicamente.
4-Procurar a melhor conjugação de materiais para fazer 2 camadas para isolar perfeitamente por expelo foi dada a hipótese de a 1ª camada ser "tela" de alcatrão e depois cortiçite. Sem esquecer todpos os foles e até meter 2 foles que é o que tenho por exemplo nas manetes mudanças e caixas e nota-se grande diferença.
Quem disser que é mau meter cortiça só acreditarei dando uma explicação quase que científica senão quando fizer o restauro do chassis será essa a matéria que vou utilizar por 7 razões:
Nacional
Biológica
Acústico
Térmico
Duradouro
Muito bom
Bonito

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

Necas.umm

UMM
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3 Ago 2009
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Boas,

Falo por experiência própria.

Em tempos retirei o interior todo, bancos, alcatifas .. tudo. Depois de tratar da chapa (visto não ter podres)nomeadamente raspar, lixar e pintar, isolei todo o interior com cortiça, seguidamente apliquei uma alcatifa e posso vos garantir que a máquina em termos de ruido e calor melhorou significativamente. Principalmente aquele calor que vinha da tampa da frente que se encontra entre os dois bancos e que tanto aquecia as pernas, desapareceu completamente.

É só uma opnião.

abraços




Luis Santos

 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas Paulo
O meu Cournil está todo forrado com cortiça dependendo da zona coloquei camadas desde 5 a 15mm, a zona que levou mais cortiça foram as caixas e tampa do motor, por fim forrei com alcatifa, só no tecto é que não apliquei cortiça, 1º fiz um tecto falso com madeira de folho depois fiz varios furos na madeira e injetei espuma, por fim foi só forrar com alcatifa.
O meu cournil inicialmente era muito barulhente, com a aplicação da cortiça consegui reduzir muito o ruido no habitaculo.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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Made in Portugal





www.ummnelodias.blogspot.com

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Fante

UMM
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5 Out 2008
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No meu caso, utilizei debaixo dos tapetes da consola central os resguardos que se utilizam nas mesas da cozinha, que para alem de serem termicos tem um bom isolamnete acustico. para testar, com muito cuidado, coloquei o motor a trabalhar e depois estendi um bocado grande de resguardo por cima do motor e ai vi a diferença. Até hoje, o problema do calor vindo do motor está resolvido, alias, nestas alturas até dava jeito, o problema era no verão.


Carripana on the way ...
 
Registo
26 Out 2007
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-
e assim sai uma cortiça la para os lados de TOMAR ehehehhehehe

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
 
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