• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Instalar turbo em motor 2.5 atm

Registo
25 Nov 2010
Mensagens
182
Localização
Portugal
Viva!!
É possivel instalar um turbo num motor 2.5 atm??Que alteraçoes são necessarias???
Abraço

Manel Peixoto:8ball:




 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

É possivel instalar e facil de for um alter 2.
O turbo pode bater ligeiramente na zona dos pés do pendura, nada e corte e cose nao resolva....ou então umas pequenas pancadas:D.

De resto, deves alterar o radiador, meter radiador do turbo e meter um radiador de óleo.

Se for para meter num alter 1, então deves tb trocar o volante de motor, o carter e chupador de óleo.

 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Mas anda com pressoes do turbo no maximo 0,4bar senao rebentas com isso rapido

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
 

TiagoAraujo

Iniciado
Registo
29 Jan 2010
Mensagens
18
Localização
Portugal
Eu apliquei turbo no meu alter 2 atmosferico e
simplesmente alterei o escape uma nova bomba injectora uma ventoinha
auxiliar para nao aquecer demasiado (no verao)pois no inverno nao faz falta nenhuma
se aplicar so o turbo e nao meter uma bomba injectora com outros debitos
o resultado da transformaçao e praticamente nulo e nao justifica o dinheiro gasto.
Mas claro nao vale a pena estar a pensar em fazer estas alteraçoes se a saude do motor ja for pouca
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
é pá, convençam-se de que os motores atmosfericos foram desenvolvidos para serem atmosfericos! se queres ter um motor para uma utilização a curto/médio prazo, força! se quiseres prolongar a vida desse bloco, mexe apenas na bomba, fala com o bruno do terrax4 que ele arranja-te uma bomba porreira para o teu motor.

se avançares com a turbinação desse motor, vais anadar com uma bomba relogio debaixo do capot pronta a explodir a qualquer instante

abraço

Cumprimentos,

Passarinho

(o primeiro "postador" do ano!)


 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
Um turbo num motor atmosférico é possível mas tem limitações.

Necessitas de colectores de escape do motor turbo ou entao no colector do atmosferico adaptar o bocal do turbo, já vi casos de pessoal que solda o bocal do turbo ao colector. Convém ser um turbo pequeno, faz pressões baixas, responde melhor em baixa rotação e poupa um pouco mais na durabilidade.

Necessitas abrir um furo de descarga no bloco para o óleo que vem do turbo.

Devido ao efeito de blow-by (gases que passam para o carter), necessitas melhorar a evacuação desses gases do carter, caso contrário os mesmos vão subir pela descarga do turbo reduzindo a lubrificação no mesmo e provocando a sua gripagem. Os motores turbo têm uma saída de respiro do carter para a tampa das válvulas, tens que encontrar uma solução semelhante. Podes abir nova furação ou aproveitar um dos furos que existem e estão tamponados.

Depois vais necessitar de uma bomba injectora de um motor turbo.

Para esta operação o teu motor necessita estar em bom estado, caso não esteja deves reparar. Se fizeres bem as contas... quase que vale a pena encontrar um motor turbo usado em bom estado.

cUMMprimentos;
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
Eu fiz essa alteração à puco tempo, o que tive de alterar foi:

os coletores de amição e escape;
radiador devia ser o do turbo, mas tenho lá o meu e vou aplicar um de oleo;
abrir o buraco para descarga de oleo do turbo;
meti uma bomba boshe porque dizem que com turbo e com os debitos das bombas dos atmosfericos pode furar algum pistão.

acho que não me esqueci de nada...

até agora estou a gostar bastante da diferença.

qualquer coisa que precises apita ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

ummacedo

Iniciado
Registo
28 Mai 2006
Mensagens
19
Localização
Azores
boas ja fiz a dois dos meus UMM, E ACHO QUE DEVEM FAZER MAIS , DUAS COISAS foi facil para mim por tinha motores turbo avariados, que sao o volante do motor para embraiagem maior, e principalmente a bomba de oleo, e depois e saber dosear acelarador.
cUMMprimentos:D

UMM um estado de espirito!!!!!
 

cournilll

Iniciado
Registo
30 Dez 2008
Mensagens
27
Localização
Portugal
estou a tentar negociar com um umm alter turbo , mas o motor está partido e está parado já há mais de 10 anos , passando os acessórios para o meu motor , ele aguenta se bem ou será melhor tentar reconstruir o outro motor ?
o meu motor na pior das hipóteses terá 40 mil kms depois de ter sido retificado pelo antigo dono .

não sei o que é que ele tinha partido , pois está metade no jipe e o resto em caixote algures que nem o dono sabe , mas pelo menos turbo , bomba de óleo e volante d motor e radiadores sei que tem, falta lá a tampa do comando mas julgo ser igual aos atmosféricos, e as carnagens em fibra para a indução do ar , mas também já as vi na net a venda , por isso também era um mal menor .

madeira competições
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Boas!
Como diz o Passarinho e di-lo bem: atmosféricos e turbos nunca se deram muito bem.
Esse upgrade não vai ter o comportamento de um motor turbo, vai estourar com o motor mais cedo ou mais tarde.
Depois dizem que consome, oleo, faz muito fumo, etc, etc, etc !!
Tenho assistido a muita malta do forum que ao fim de um ano de restauros e afins, vende a máquina,
Não falo casos de falta de dinheiro, que graças a Deus nos dias de hoje é uma constante, mas casos que vendem por ficarem desiludidos com o carro na perfomance, nos problemas que vão surgindo, etc.
Se viram pelas caracteristicas definidas pela marca, um UMM atmosférico tinha como velocidade máxima em 120 km/h e o turbo a 140.
Eu tenho um atmosférico e não penso em mudar enquanto não tiver problemas de cansaço.
Não gasta oleo, puxa bem, bebe o que lhe é de direito, faz 100/110 à hora puxadinho mas tá quieto anda para trás que além do conhecido problema de travagem nos UMMs o gajo emborasca-se depressa demais e o ponteiro do combustível fica cansado e começa a descer.
Para mais, o meu UMM é para andar devagar ! Quantos mais anos estiver comigo, melhor, e é bem tratado.
Estou fazendo um esforço financeiro grande porque 4 carros no dia de hoje não dá mas se tiver que ir que seja o último.

UMM abraço
Pedro R
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
amigo Cournilll se tens um motor turbo o melhor é recupera-lo, pois é muito mais fiavel que o atmosferico com turbo...
que fique bem claro nunca disse que o atmosferico deve receber um turbo... agora que fica outra máquina isso ninguem pode negar, e para quem não tem 1000€ para dar por um motor que compramos e ainda temos que o abrir pois nunca sabemos como vem, é uma opção muito mais em conta...

palavras chave dessa alteração: refrigeração e acelarador controlado.



Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

cournilll

Iniciado
Registo
30 Dez 2008
Mensagens
27
Localização
Portugal
pois é uma das duvidas que tinha , vou ver se dá para ficar com o jipe e fico com material suplente em casa e logo vejo se vale a pena recuperar o motor turbo ou não, que o meu motor sei que está bom, esteve 5 meses parado foi montar a bateria , aquecer e dar 1 toque no arranque e ele está a funcionar como se estive se acabadinho de trabalhar.

não me gasta óleo ,nem água , diesel é o que se sabe , mas ele também não é carro para o meu dia a dia , é mesmo para fim de semana e o laser; umas idas há praia , passeios e levar os nossos cães , o turbo era mesmo numa de se aquilo se termina se melhor qualquer coisa não se perdia nada , mas antes lento e fiável que rápido e incerto.

obrigado pelas vossas dicas.

madeira competições
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
quote:Originally posted by cournilll
mas antes lento e fiável que rápido e incerto.


então deixa estar o motor atmosférico ;)

mas quando tiveres t€€mpo recupera o motor turbo e quando estiver um brinco mete-lo no Jipe aí ficas com uma máquina à maneira e fiavel.

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
olha camarada, só agora voi isto, eu tenho a 2 anos e digo-te que fica melhor que qualquer 2.5 turbo que ja tenha andado... tirei os coletrores de escape e admição e turbo, bi bossh e a base do filtro do oleo de um 2.3 t como a base ja tem a falange para fazer a lubrificação para o turbo e tem as saidas para o radiador de oleo poupas trabalho, pus um radiador de oleo de um mercedes bem grande por sinal, depois foi fazer um tubo em malha de aço para levar o oleo ao turbo e soldar um tubinho no carter o maximo a cima junto a parte da junta possivel a passar rente a parte de traz do apoio do motor, para o retorno, montas tudo e poe isso a dar lume... fica um bixo..

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Top Inferior