Boas João, olha não é assim tão linear como o Paulo escreve, acho que fizeste mal comprar esse conta rotações, porque deve ser indicado para motores a gasolina digo isto por ter essa escala até 7000rpm, se for para motores a gasolina é ligado à bobine de ignição, ao modulo de ignição, ou ainda à centralina do carro se for dos mais modernos, para o teu UMM tens que comprar um específico para motores diesel, com um escala mais reduzida, o indicado são os dos barcos, diesel claro, a escala vai até 4000 ou 5ooo rotações e chega bem para os nossos motores, esses são ligados ao W dos alternadores com um terminal, mas mais uma vez os nossos alternadores não têm esse terminal, tens que mandar o alternador ao electricista para o abrir e ligar um fio na placa de diodos, antes da rectificação, depois de tudo ligado tens que acertar o conta-rotações para que ele trabalhe certo e marque as rotações correctas, para que isso aconteça tens de ligar uma pistola de por o motor a ponto e aí sim fica bem calibrado. A outra forma é montares um sensor na cambota do motor, no volante do motor ou na polie da frente, mas para esse sensor trabalhar tem que ter um conta-rotações dedicado a ele.
Espero ter ajudado
Qualquer duvida diz.
cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt