Boas
A inspecção B é uma inspecção extraordinária, que não está enquadrada no que chamamos de IPO (Inspecções Perídicas Obrigatórias) e caractrizam-se por ser inspecções teoricamente mais especificas.
As razões de termos de ir a uma Inspecção tipo B são várias e vão desde o simples cancelamento de matrícula até veículos apreendidos pelas autoridades devido a alterações (Tunning e outras) passando por procedimentos necessários para averbar alguns tipos de alterações permitidas (Aplicação de películas por ex.).
Pelo que eu tenho conhecimento, tendo em conta o motivo da realização da Inspecção B esta pode ser mais ou menos minuciosa. Assim se o veículo for submetido a uma alteração das suas caractristicas não permitida, por ex. montagem de backets, a inspecção incidirá quase só nesse aspecto; Se por outro lado a inspecção for por cancelamento de matrícula basicamente é uma inspecção normal pois irão verificar tudo o que fazem numa normal, se o critério é mais apertado ou não isso não sei dizer.
Quanto à questão dos jipes completamente alterados que vês a grande maioria deles socorre-se de inspecções manhosas, nisso não há muito a dizer.
Depois haverão uns jipes parcialmente alterados mas que lhes é possivel reverter as alterações para efeitos de inspecção.
Existem LTA's, (Laboratórios Técnicos Automóveis) os quais possibilitam averbamentos que geralmente não são concedidas pelas marcas ou por outros mecanismos legais.
Tenho conhecimento de um em Braga mas pelo que sei apenas fazem averbamentos de pneumáticos, caso o veículo passe nos testes deles, e cumprindo determinadas condições.
Não é um processo barato e as reinspecções para aperfeiçoar algum aspectos não têm qualquer desconto.
Abraço
Bruno