• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

INSA DAKAR - Opiniões

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Boas. Alguém têm opiniões que me possa dar acerca destes pneus? Especialmente comparando comportamento em estrada e fora desta pois eu tenciono fazer alguns quilómetros em estrada e estou com dificuldade em arranjar o modelo 50/50 (Ranger) :disappointed_relieved:.. No entanto também quero levar o bixumm a fazer uns passeios com a malta e divertir-me um pouco no monte! Assim começo a ponderar outros modelos mais presentes no mercado ;).

Digam de vossa justiça pf, pois a nível de segurança no inverno não queria arriscar muito :angry: e como tenho o jipe a pouco tempo não tenho noção do comportamento deste com outros pneus(n)..

Já agora o meu bixumm é um Alter II Turbo de 93 :D.

UMM Abraço

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Caro amigo,

Eu não posso dizer que tenha muita experiência com estes pneus pois só os coloquei no UMMvee à cerca de um mês mas que notei uma diferença enorme para os Fedima Extreme notei sobretudo em TT. Estou muito contente com o comportamento dele mesmo em chuva e parece-me um bom compromisso para quem quer fazer uma brincadeiras e ao mesmo tempo rolar em alcatrão. Até vêr recomendo.

Um abraço,
Carlos Valente

O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Olá amigo.
Pois é, como não quero comprometer nem segurança nem desempenho estou um bocado às aranhas por falta de experiência. Já agora passas por estradas de paralelo? É que no meu percurso faço algumas vezes alguns Km em paralelo e tenho de ter uns pneus que adiram bem mesmo em tempo de chuva pois o caminho envolve uma grande descida que termina de frente para o Douro :dizzy_face:... Não quero acabar a fazer do Bálu submarinumm :disappointed_relieved::p! E como o meu bixumm é um turbo (agora com as relações de um atmosférico) também viajo a 100/110 em autoestrada pelo que tenho de ter em atenção se os pneus também se portam bem nessa situação.

Obrigado pela opinião, apesar de tudo sempre tens termo de comparação o que já é uma grande ajuda para mim ;).

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Têm fama de ser um pneu com um bom compromisso. Nunca ouvi nenhuma queixa, antes pelo contrário. É um dos pneus que está na minha lista de possibilidades e parece-me uma boa compra.

UMM abraçUMM

j.aldeia

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Eu tenho desses pneus montados no meu UMM, recomendo, apesar do meu termo de comparação ser o camac terra. :D
Já fiz vários Km's em auto estrada a essas velocidades e portaram-se muito bem. É um pneu silencioso com bom compromisso fora e na estrada, nós cá em Ponte de Lima usamos quase todos desses pneus ( fedima f-mud, que é idêntico(2) ou insa turbo dakar (2) ) um usa recip trial e outro ainda os velhinhos sat.

Abraço, josé luis!

"Se as vacas passam nós também passamos"!

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Aldeia - Olá Aldeia. Eu também tenho ouvido falar muito bem destes pneus, dai estar interessado na marca. A única coisa que me aflige é a segurança em condução com o piso molhado :dizzy_face:... Dai querer algumas opiniões antes de optar entre os Ranger 50/50 (muito mais difíceis de apanhar!) ou os Dakar 80/20 (que encontro com mais facilidade).

jjtd - Olá Luís pelos vistos por ai ainda são mais aficionados pelos insa turbo do que eu eheheh:D... O que me podes dizer acerca da condução destes em tempo de chuva?? Especialmente em paralelo onde normalmente o piso mais agressivo do pneu pode comprometer a aderência. É que o meu receio é exactamente ter de fazer alguns Kms em paralelo, já para não falar que com os meus pneus (que creio serem 50/50) já atravessei o UMM uma vez e ia em alcatrão! Mas creio que isso também teve muito haver com a inexperiência do condutor :p:p!

Registo
16 Out 2006
Boas Vitor
O meu Turbo tem uns Insa Turbo Dakar e neste momento não trocava por outros.
Coloquei-os há quase 2 anos e fiz logo 300 km em auto-estrada com eles na boa no primeiro fim de semana.
Continuam com excelente piso, apesar de ter feito pouco monte.
Quanto à questão da segurança...antes de tudo, convence-te que tens nas mãos um todo terreno. Anda devagarinho!!!

Paulo Leite
A União (Metalo
Mecânica) faz a força!

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Viva nós por cá há bastante paralelo para testar o carro, mas não noto nada de anormal, sinto o carro seguro, também o meu carro tem uma boa travagem e não bloqueia muito fácil, fui a rates nele e fomos no IC a velocidades aceitáveis 100/110, chuvia e teve sempre boa aderência e fora da estrada tem bom compromisso!!
O preço 55€ cada um é muito competitivo, e a loja ainda me ficou com dois camac terra que tinha mais ou menos por 50€ os dois.
abraço e se passares por cá podes fazer um teste drive!!!

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Olá Paulo, tudo bem? Ainda bem que tens uma boa experiência para partilhar. Apesar de poder não parecer eu sei que o UMM por ser um TT tem limitações e eu respeito-as acredita :p um susto já me chegou LOL :D. Só queria saber se em autoestrada poderia manter o mesmo rendimento sem ter de comprometer a segurança com esses pneus. E ao mesmo tempo manter a segurança em estradas citadinas de paralelo. É que o percurso que faço regularmente com o bixumm envolve ambos os caminhos (autoestrada e estradas citadinas alcatroadas e de paralelo).

José, é bom saber que posso manter a velocidade de cruzeiro em autoestrada (sim porque acima dos 100/110 a aerodinamica de um tijolo que os nossos bixuums têm faz-se sentir em demasia nos consumos :p:devilish:). Também é bom saber da tua experiência em paralelo pelo que já descrevi antes.
Já agora... Tens travões de disco atrás ou apenas afinaste o sistema todo? Eu actualmente tenho discos à frente e os tambores de origem atrás e ele bloqueia um pouco :disappointed_relieved:... Será que necessita de afinação? Que aconselhas para ficar a travar bem como o teu?

UMM Abraço e obrigado pelas opiniões e conselhos

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Eu no meu UMM tenho travões de disco nas quatro rodas, trava muito bem, para bloquear tenho de fazer uma pressão enorme no pedal, mas trava logo com um cheirinho, parece efeito ABS, o bem é que trava sempre pode passar na água e continua a travar com tambores é sempre a afinar especialmente na altura das inspecções e levando água até secar é esquecer!!
Os pneus é como lhe digo, eu tenho 235/75/15 e estou satisfeito, os próximos serão novamente estes, tem boa aderência em qualquer terreno, tem um rolar selencioso e não exigem muito da mecanica!!
Abraço e qualquer duvida que possa eslarecer apite!

Top Inferior