Amigo André:
Se for de Lisboa, junto ao Jumbo de Alfragide, existe uma grande casa de acess. para automóveis (Nortauto???)que tem uns jeitosos, mas se não quiser gastar muito dinheiro, pode sempre fazer o inclinómetro dos pobres:clown:, que é o seguinte: Um simples arame suspenso num gancho, tendo por debaixo uma indicação (traço a tinta ou um circulo) da inclinação que não se deve ultrapassar:astonished:.
Pode parecer infantil, mas resulta. Primeiro, o sistema pode ser desmontado e não serve de tentação aos amigos do alheio. Segundo, a sua apresentação depende da habilidade e imaginação de cada UMM, Terceiro, basta que o arame que fica pendurado tenha uns 10cm.
Para calibrar este instrumentUMM de cientifica precisão, basta ir inclinando a viatura :angry
com as devidas precauções) para determinar o seu ponto querena (altura em que a vertical do seu (do jipe) centro de gravidade ultrapassa a linha imaginária que passa pelo exterior dos dois pneus de um mesmo lado, altura essa em que se perde estabilidade e se faz da quilha, portaló... e pUMM. Rodas ao alto, oremos ao Senhor:dizzy_face:.
Pode-me dizer que em TT o arame não está quieto
, certo, mas quando está numa situação de aperto, geralmente parou ou está a andar a 2mt/h, aí será fácil ter uma leitura daquilo que o aramómetro lhe indica
. Se a ponta livre do arame tiver um peso, o sistema ficará mais estável
A referida calibração convém ser feita, marcando de menos, queremos dizer com isto, dar uma margem de segurança. Pois apesar do ponto de equilíbrio não ter sido atingido, basta um solavanco para o ultrapassar e ficar de patas (da viatura) ao ar.
UMM abraço
João