• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Iluminação do quadrante

Manuel Almeida

UMMzito
Registo
16 Set 2008
Como todos sabem, a iluminação dos nossos quadrantes é muito má.
Estava resolvido a melhorar este problema e consegui, passo a explicar como:
Depois de retirar o quadrante e as pequenas lampadas que fazem a iluninação geral, apecebi-me que estas são de 1,2 V, fui a uma casa de peças auto em Aveiro e comprei lampadas exactamente iguais mas com 2,3 v, fiz a substituição montei tudo e fui experimentar, EXCELENTE.
Custo da alteração: 1,20€
Falei com um electrecista auto sobre a possibilidade de estas novas lampadas poderem provocar um aquecimento excessivo, mas este sossegou-me.

Cumprimentos
Manuel Almeida

Olá a todos.
Estou muito feliz, comprei o carro carro dos meus sonhos umm UMM TD Intercooler.
dentro de alguns dias colocarei fotos para vossa apreciação assim como perguntas de caracter técnico.
Um forte abraço
Manuel Almeida

Registo
11 Jun 2008
eu fiz parecido!
retirei umas capinhas laranjas que vem por cima das lampadas originalmente, e troquei as velhas lampadas consumidoras, aquecedoras e de luz amarela por led´s branquinhos! (os led´s n teem nem metade do consumo das lampadas, nao aquecem, e dao muito boa luz)
e é muito simples, pois agora até nem precisam de aplicaçoes, no continente ou no modelo, e muito provavelmente noutras lojas, já se encontram led´s com casquilhos de formato exactamente igual aos das lampadas, e é só tirar umas e meter outros! apenas se tem de respeitar a polaridade dos ditos, pois se esta nao for correcta, nao se estraga nada, mas eles nao acendem! (facil, se n der de uma forma, invertam a posiçao)!
eu gosto do resultado, e aconselho a experimentarem!:)(y)

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Já pensei colocar uma lanterna direccional presa ao tejadilho apontada ao quadrante... Será que resulta :p:D:D:D EHEHEHEH!!!

Agora a sério, esse é um dos pontos fracos dos nossos meninos e vocês arranjaram maneiras criativas, engenhosas e ESPECIALMENTE baratas de resolver a situação! os meus PARABÉNS!!

UMM Abraço.

Registo
11 Jun 2008
fita de led´s, tambem ja tive, um pedaço com mais ou menos 50 centimetros (ia de uma ponta a outra, por tras dos mostradores, senao encandeava um pouco), agora tenho 2 led´s só! dao muito menos trabalho, e n faz falta andar com "lavoura de fios" (coisa simples, mas sao sempre fios a mais), com os 2, fica igual ao original sem ter de se alterar nada, e nao encandeia!
tenho a referir que os led´s que tenho, teem uma especie de furo conico no topo, e é isso mesmo que faz com que o seu brilho se espalhe, visto que os ditos "normais" dao uma luz concentrada pra frente e nao fica grande coisa. os meus custaram-me 1.99€ e a fita de led´s o mais barato que encontrei foi a 120€ o rolo de 5 metros, apesar de que o meio metro que tinha foi-me oferecido!

www.UMMistas.com

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Caro André, tens possibilidade de colocar aqui uma foto ou algum site onde se possa visualizar os led's que falas?

Eu já vi led's com o casquilho normal das lampadas, agora com o casquilho das lampadas do quadrante nunca vi.
O casquilho dos led's que falas tem aquelas patilhas laterais que vão fazer o contacto com as pistas de cobre do circuito impresso?

Estou interessado nesta tua sugestão ;)

Obrigado!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Registo
11 Jun 2008
eh pa... site com fotos, n sei, vou ver se tiro aos meus, e coloco aqui! e foram 2 aérios pelo "blister"(ou la como chamam ao "coiso":D com 2 led´s)

www.UMMistas.com

Registo
11 Jun 2008
a pedido de muitas familias e para matar a curiosidade a quem nao conhece bem estas "luzinhas" ca vao fotos da fita de led´s e sua aplicaçao

podem ser cortadas series de 3, como mostro na foto abaixo, e o minimo é 3 porque aquela "coisinha pequenininha" preta la no meio é a resistência que possibilita serem ligados a 12V

na foto abaixo ainda nao tava tudo encaixado, foi so pra ver como ia ficar...(ainda tive que tapar os led´s posicionados acima do velocimetro, pois davam reflexo a mais pra fora e "encandeavam" um pouco)

www.UMMistas.com

Registo
11 Jun 2008
agora os led´s que recomendo

agora comparados com as lampadas originais do quadrante

afinal sao apenas axatados nos topos, os furados sao outros que tenho, fiz confusao, por isso disse que tinham o furo...:clown:

é bem provavel que se encontrem no mercado outros tipos, outras marcas, outras cores, mas foram as primeiras que me vieram á mao, e como era branco que eu queria, e pelo preço... ;)
experimentem e digam algo, mas tenham cuidado para nao danificar a fita das pistas do quadrante!

www.UMMistas.com

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro André

Muito obrigado pela partilha de informação e pela excelente reportagem fotográfica.
Desconhecia a existência deste tipo de led's.
Veio mesmo na hora certa porque ando de volta do meu quadrante.
Já tinha comprado lâmpadas novas, mas não vou resistir em experimentar os Led's ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Que bela ideia a dos companheiros Manuel e André!
Desde já deixo aqui o meu agradecimento pela partilha!
Fazem cá falta membros como voces...
CUMMprimentos

ummendes

UMM
Registo
27 Ago 2007
boas
isso mesmo ligeiro:D
o meu "tenico":D de serviço em electronica
amanha vou colocar fotos dos up grades do meu cournilão(y)
que andamos a inventar hoje;)

cUMMprimentos
Carlos Mendes

www.UMMistas.com

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Não querendo criar nenhum desalento mas posso adiantar que os leds mesmo sem as cápsulas não vão fazer grande alteração a não ser espalhar mais luz para o mostrador de temperatura e do combustivel.
A minha opção foi mesmo para uma tira de leds que a liguei à luz do isqueiro.
Podem fazer com os leds aquilo que fiz e resultou melhor mas como um led se foi à vida (são muito sensiveis em cima) não prossegui com a invenção.
Pequem num tubinho de borracha verde ou na còr que quizerem e encaixem no led para cima de forma que encoste sem esforço no mostrador do km.
A luz propaga-se pelo tubo de plastico e por si para o mostrador.
O diametro do tubinho é igual ao usado nos compressores de aquários.
Uma caneta de cristal também dá! Os leds tem essa particularidade de emitirem luz através do plástico transparente.
Depois posto fotos do resultado no meu UD.
Para ajudar : aqui vai um link onde se vende leds destes de várias côres : http://www.leiloes.net/LEDS-T5-PARA...AZUL,name,10080062,auction_id,auction_details

UMM abraço
Pedro R

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
quote:Originally posted by andre ligeiro

agora os led´s que recomendo

agora comparados com as lampadas originais do quadrante

afinal sao apenas axatados nos topos, os furados sao outros que tenho, fiz confusao, por isso disse que tinham o furo...:clown:

é bem provavel que se encontrem no mercado outros tipos, outras marcas, outras cores, mas foram as primeiras que me vieram á mao, e como era branco que eu queria, e pelo preço... ;)
experimentem e digam algo, mas tenham cuidado para nao danificar a fita das pistas do quadrante!

www.UMMistas.com

boas ja comprei estas luzes e meti no meu umm , mas ha um problema , que por vezes em leds os tons de cor sao difrentes, logo podemos ter o azar de ter varias tonalidades de branco, eu por acaso como comprei varios deu para escolher as de cores iguais e assim ficar tudo impec.

abraçumm...
BRUNO XAVIER

Registo
11 Jun 2008
os que comprei vêm aos pares, e penso nao haver esse problema das cores divergirem, sim, ha imensas tonalidades de brancos em led´s, umas mais a fugir pro azulado, outros mais pro branquinho, mas quando comprados aos pares, penso nao haver esse problema..

quanto as varias alternativas ás que mostrei, todas elas sao bem vindas desde que sejam pra melhorar as nossas reliquias;)

quanto á fragilidade dos led´s, discordo, sao muito mais resistentes que as lampadas, podem mete-los submersos em agua acesos, que continuam a dar luz, podem andar com eles aos tombos (sem os partir) que nao têm filamentos a partir, claro, nao sao vitalicios, nem impossiveis de se estragarem, mas eu considero-os muitissimo resistentes! desde que nao lhes apliquem tensoes superiores as que eles precisam nunca mais acabam... (normalmente os que andam no mercado prontos pra serem ligados a 12V ja trazem a resistencia necessaria pra que nao queimem)

outra sugestao, a iluminaçao interior, tenho coladas no tejadilho 2 barrinhas de led´s branquinhos, que dao muita boa luz!!
originalmente o meu UMM so tinha luz interior no tablier ao lado do porta luvas:angry: por isso optei por esta soluçao que me satisfaz quando a luz solar falta e preciso de iluminaçao no habitaculo!
sugestoes e criticas sobre isso tambem sao bem vindas!

www.UMMistas.com

Hellblazzer

Iniciado
Registo
17 Out 2009
Belas soluções que vi por aqui!
Não sabia que até já no Continente se compravam leds assim, muito bom.
De qualquer modo dou-vos o site duma loja que é basicamente o paraíso de electricidade e electrónica e tem preços muito bons, conheci-a porque o transformador de um router aqui de casa pifou e fui lá buscar outro "genérico" e saiu mesmo barato.
Existe no Porto e aqui em Lisboa:

http://www.dimofel.pt/

É o tipo de casa que eu ficaria muito admirado se lá chegasse com qualquer tipo de luz e dissesse "Dê-me 20 destas em led" e me respondessem que não tinha lol.

Fazendo UMMa vaquinha...

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Parece-me que vou fazer um deslocaçao ao continente para adquirir esses led´s.
Muito bom mesmo.

cUMMps
Miguel Mogo

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas, Miguel, procura tambem nos modelos pois tambem têm.
Só te digo que aqui na zona de Sintra andou esgotado... agora não sei...
Se te vires enrrascado diz... como viajo com alguma frequência, posso procurar noutras cidades...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Tanranto, amanha vou passar no Modelo de Lourel, se nao tiverem dir-te-ei qualquer coisa.

cUMMps
Miguel Mogo

Top Inferior