Boas
Nuno essa e a versao dos franceses
mas ha ai pormenores ke nao foram bem assim
vou tentar emendar akeles ke conheço doutra forma
posso já deixar o que tenho até ao momento...
Historial e cronologia da linhagem do
COURNILS/AUVERLAND/UMM
Após a Guerra Bernard Cournil monta uma garagem em Aurillac, é o início da aventura Cournil (ao início, do Jeep Willys MB com um tecto)
Nos anos 50, Cournil inicia a construção de uma viatura chamada Cournil, Chassis monobloco com as primeiras motorizações a diesel e carroceria de Jeep Willys . Foi franco sucesso local
Esta primeira versão utiliza grande parte das peças de um Jeep Willis, incluindo o quadro
1960
Nova carroceria monobloco, de formas angulosas características: o Tracteur Cournil tipo JA1, equipado do diesel Hotchkiss dos tractores Fergusson
1964
Novo motor diesel (Leyland) - aumento de potência.
Montagem de um eixo autoblocante (uma estreia na França)
1968
Criação de British-Leyland, que propõe à Cournil um diesel LAND ROVER. Equipa cinquenta JA2. Os outros recebem uma mecânica RICARDO (Massey Fergusson)
1970
Liquidação judiciária da empresa. O filho de Bernard, Alain COURNIL, retoma o projecto.
1971
Produção de cerca de 80 Cournil até 1977
1976
Associação com a sociedade Stemat (com sede em Decazeville) para tornar-se fornecedor dos exércitos e de bombeiros. Negociações com Gevarm, sucursal do grupo Gevelot, fabricando armas e munições, e UMM, Uniao Metalo Mecanica, sociedade portuguesa.
Partição da marca Cournil, dando origem à UMM e à Auverland
1977
UMM -UMM compra a licença e os direitos de comercialização do Cournil longo para o resto do mundo. Cournils carimbados UMM vêem o dia em Portugal, sob a denominação "Empresário". Gevarm guarda o monopólio de fabrico do Cournil para a França.
Os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando deste modo com a designação UMM 4x4 Cournil disponíveis em três versões, o Tracteur, o Randonneur e o Entrepreneur.
1978
UMM -Gevarm parece querer vender jipes no Reino Unido. UMM instaura processos e quebra o contrato, mas autoriza a venda de Umm-Cournil na França.
pork terá sido?
Auverland -Gevarm guarda o monopólio de fabricação do Cournil para a França
mas kerem os chassis portugueses ke a UMM forneçeu durantes anos...mais um egnima?
1979
UMM -As portas do veículo passam a ser embutidas e de tecnologia quinada. Em termos de modelos, passa a ser simplesmente UMM 4x4 com uma única versão Entrepeneur.
desde 1977 ke todos os modelos..incluindo os randoneurs..ja levavam a sigla UMM4x4
1980
UMM -Comercialização do UMM ALTER I.
o primeiro alter 1 foi testado em 1983
Autoland -Gévarm revende a actividade Cournil à sociedade SIMI.
Produção de 560 Cournils de todas as espécies, essencialmente vendidos às administrações
1982
UMM -introdução do novo motor indenor XD2 2.3D.
Estreia da UMM no rali Paris-Argel-Dakar. 3 UMM começam e 3 chegam ao final
os motores eram 2500 cc indenoor no PARIS DAKAR e os 2.3 eram pra os entrepeneur que estavam na linha de montagem
Auverland - apresentação do TROPIC, orientado para o lazer, da sociedade AUTOLAND, criada por François SERVANIN (concessionário BMW), que retoma a actividade.
Portas de maior dimensão e uma carroçaria optimizada ao nível da estrutura.
1983
UMM - UMM no rali Paris-Argel-Dakar. 4 UMM começam e 4 chegam ao final
aki dois deles eram com motor PRV V6 2500cc e outros dois com os motores 2500 cc indenoor
Todos portugueses ..ouve mais 1 ou 2 de origem francesa..mas ficaram pelo caminho
1984
UMM - UMM no rali Paris-Argel-Dakar. 5 UMM começam e 5 chegam ao final, apesar de 3 serem desclassificados por excederem o tempo máximo para finalizar uma etapa.
os ke acabaram eram os 2 portugueses e os ke nao franceses
1985
UMM -Saída do Alter em Portugal (2.5D apenas).aki esta uma contradiçao a esse "historiasl..atráz diz ke o alter 1 sai em 1980
Designação final, UMM Alter 4x4.desde 1977
Dezembro: criação da sucursal francesa UMM França. Forte compromisso junta os profissionais e a administração.
Última prestação dos UMM no rali Paris-Argel-Dakar. 4 UMM começam e nenhum chega ao final. Todos vão por iniciativa e preparação francesa, embora uma das equipas a conduzir seja portuguesa.
unicos portugueses a participar nesse ano eram mecanicos assistentes
Auverland - Autoland torna-se AUVERLAND devido ao nome ser ultrapassadocerto so ke ate a feira de geneve desse ano o autoland nao era conhecido por auverland..so a partir dessa feira se passou a conheçer com esse nome e outra carroçaria muito diferente das nossas
1986
UMM -Abril de 1986: 1as entregas do Alter 2.5D no mercado francês. Unicamente disponíveis em caixa de 4 velocidades, com motor XD3P (76 CV) e 4 travões de tambor.
Nova Caixa de 4 Velocidades da Peugeot, nova Caixa de Transferência UMM, nova Suspensão, daí a nova designação UMM Alter II.
certo dai os primeiros alteres 2 terem só 4 velocidades
Auverland - Aparecimento Auverland A3
1987
Introdução do motor 2.5 L Turbo Intercooler, caixa de 5 velocidades, travões de disco ventilados à frente e direcção assistida.
1988
Apresentação do UMM ALter II TurboD (motor XD3-TE intercooler), com caixa de 5. Nova carroceria
1989
Novas carrocerias: chassis longo em soft-top e pick-up
1990
Novas carrocerias: em chassis longo, com cabina e cabina dupla.
1991
A sede da UMM em França deixa a Avenida do Grande Exército em Paris para Santo Ouen (93)
1992
Novo painel de instrumentos, novos painéis de portas. Novos amortecedores, novos retrovisores, faróis H4 reguláveis e aumento do CA de 30.9% nos 8 primeiros meses
1993
As vendas caiem para alguns modelos apenas, por ano.
mas a UMM esteve a laborar kuase um ano pra acabar as imensas encomendas que tinha em carteira....um dos grandes misterios ate hoje???
1994
Início da reestruturação da empresa e final da produção em série dos veículos.
1996
Último exemplar conhecido vendido antes do acordo da comercialização de veículos novos na França (UMM camping-car de um membro do clube)
1997
Aparecimento de adaptações do UMM atmosférico com caixa automática de 3 velocidades, realizadas por Robert Hernandez com o objectivo de propôr outras alternativas.
2000
Regresso de UMMs novos em França. Homologação de veículos equipados do 2,1L TurboD do Peugeot 406. Os ensaios da imprensa são muito positivos. Mas são realmente apenas veículos pré-série de 3 protótipos, e um entre eles pertence a um membro do clube.
Produção do UMM Alter II, com nova mecânica. Motor 2.1 L da Peugeot (maior binário, menor consumo e menor ruído), novos eixos, novos travões e suspensão remodelada.
É adoptada uma filosofia de fabrico por encomenda, inclusive para clientes particulares.
aki falta a Historia dos heuliez?
Nuno nao leves a mal..mas esta versao dos Franceses nao está completamente certa e dai eu colocar estes apontamentos ke me foram facultados por pessoas FidgnigaS e livros e revistas da epoca que o afirmam
Cumps UMMistas
Nuno
Semilha..esse UMM Curto é mesmo um Randoneur (conheço-0)´nao sabia é ke tinha já um motor 2,5 turbo?
UMM abraço
madeira