brunoantunes
UMM
Boa noite caríssimos, na últimas vezes que tenho pegado no meu bicho, para ir trabalhar, já andava a sentir sintomas de mau funcionamento e hoje de manhã, depois de uma noite de trabalho, dirijo-me para o meu PL a fim de regressar a casa. Mas eis que ao rodar a chave e depois de ter esperado que a luz da resistência se apagasse, o coração não quis trabalhar. Pensei para mim, tou Fd!Dº. O motor de arranque deve ter dado as últimas. Para minha sorte, o estacionamento da empresa é num plano um pouco inclinado e vai daí a empurrar um bocadinho. Lá começou a deitar fumo e pé na chapa até casa. Já em casa e não fosse ficar outra vez enrascado, deixei a máquina numa rua inclinada.
Fui retemperar forças e acordei disposto a tentar perceber qual o problema. Após investigar todos os tópicos aqui no forumm sobre motor de arranque e afins, meti mãos à obra. Nisto aparece um vizinho a oferecer ajuda,pergunta se não será a bateria nas couves, experimentamos ligar uns cabos de bateria e voilá, o carro pega sem custo nenhum. 1- Motor de arranque a funcionar em condições certo?
Outro vizinho lá diz: Será que o alternador está a bom? Com a máquina a trabalhar, retirei um borne na bateria e calou-se completamente :dizzy_face: (Só mais tarde é que vi aqui tópicos a explicar que este teste do borne da bateria nem é um teste e que pode-nos ir ao bolso)
Será que o alternador precisa de arranjo? Digo isto porque desde o aniversário do clube, que ainda não tive tempo para lavar a máquina, e hoje quando abri o capot é que vi a sujeira em que se encontra. :anger:
Logo irei fazer a medição com o multímetro, porque se não for do motor de arranque, nem da bateria, só pode ser do alternador, penso eu de que.
Dúvida: Caso seja o alternador, compensa mais trocar por outro ou mandar arranjar?
ps: desculpem a novela :blush:
Cummps
Bruno Antunes
PL-82-45
Fui retemperar forças e acordei disposto a tentar perceber qual o problema. Após investigar todos os tópicos aqui no forumm sobre motor de arranque e afins, meti mãos à obra. Nisto aparece um vizinho a oferecer ajuda,pergunta se não será a bateria nas couves, experimentamos ligar uns cabos de bateria e voilá, o carro pega sem custo nenhum. 1- Motor de arranque a funcionar em condições certo?
Outro vizinho lá diz: Será que o alternador está a bom? Com a máquina a trabalhar, retirei um borne na bateria e calou-se completamente :dizzy_face: (Só mais tarde é que vi aqui tópicos a explicar que este teste do borne da bateria nem é um teste e que pode-nos ir ao bolso)
Será que o alternador precisa de arranjo? Digo isto porque desde o aniversário do clube, que ainda não tive tempo para lavar a máquina, e hoje quando abri o capot é que vi a sujeira em que se encontra. :anger:
Logo irei fazer a medição com o multímetro, porque se não for do motor de arranque, nem da bateria, só pode ser do alternador, penso eu de que.
Dúvida: Caso seja o alternador, compensa mais trocar por outro ou mandar arranjar?
ps: desculpem a novela :blush:
Cummps

Bruno Antunes
PL-82-45