Mogo, é o mal de todos os UMMs com astes de encaixe.
A mola vai perdento força e os frisos rompem-se é aí esyá o resultado.
A mim já me foram 2 à vida e só resolvi de uma maneira para evitar de gastar dinheiro comprando um conjunto completo de astes+veios e demais componentes para montar astes com porca de aperto.
O que fiz foi assim : na concavidade de cada aste existe uma mola lateral, mola essa que quando a aste fecha aperta a mesma na ranhura à volta do eixo no UMM.
Primeiro ter a certeza de que a mola está a entrar no eixo, depois forçar a mesma com uma chave de fenda para fora no sentido aste centro da concavidade de forma à mesma sair mais para fora da zona de encaixe.
Depois disso feito, enche com cola Araldite o buraco onde a mola está presa. A mola entra numa cavidade à pressão do lado da aste.
Enchendo isso com cola Araldite ela nunca mais sai para fora pois é por aí que a maior parte das astes saltam.
Depois de devidamente seca a cola, é só montar nos veios as astes abertas, empurrar para dentro com força e fechar a mesma contra o vidro. DCepois é dar umas pancadinhas de amor em cima para ter a certeza de que encaixaram bem.
Repito : o mais importante é evitar que a mola salte da aste e faZer com que ela encaixe na renhura à volta do eixo. Fiz isso no ano passado e até hoje não saiu nenhuma mas estou sempre à espera. Não esquecer claro de montar as astes com o ciclo fechado (astes em posição de descanso).
Já agora, pra solução final que é sempre as astes de furo e porca de aperto, eis os preços da Europeças e tb preço das ditas saltitonas:
1640802 HASTE PORTA ESCOVAS ENCAIXE U032 3 14,76 10,0% 39,85 1 Dia
1640307 CONJ.TIRANTES AR-M2 1 129,87 10,0% 116,88 1 Dia
1640803 HASTE PORTA ESCOVA PORCA U032 3 15,42 10,0% 41,63 1 Dia
Espero ter ajudado.
UMM abraço
Pedro R