• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Grelha saída de ar junto às pernas (Tablier Alter 93)

nelsongomes80

Iniciado
Registo
27 Jun 2020
Mensagens
25
Boa noite!
Hoje lembrei-me que tenho uma grelha de saída de ar junto às pernas, partida num canto onde aperta o parafuso...
Estas grelhas são usadas nas versões com Tablier de 93.
Pensei logo que seria algo fácil de imprimir na impressora 3D se eu tivesse o desenho... Como não há em lado nenhum o desenho 3D, decidi pegar na grelha original, fazer rascunho em papel e tirar todas as medidas necessárias.
Feito isso, decidi meter mãos à obra e experimentar fazer o desenho 3D de maneira a criar uma réplica em 3D.
Foi primeira vez que fiz um desenho em 3D... até pensava que iria ter mais dificuldades, apesar das horas que levei a fazer isto.
Deixo aqui as fotos do resultado!
Agora só falta meter a impressora 3D a imprimir! ;)
FINAL1.jpg

FINAL2.jpg

FINAL3.jpg

FINAL4.jpg

FINAL5.jpg
 

nelsongomes80

Iniciado
Registo
27 Jun 2020
Mensagens
25
Resultado final.
Impressão em ABS.
Até não ficou mal para uma impressora sem estufa...
Só faltam os acabamentos. E fazer outra para o outro lado 🤣
IMG_20200726_172808_2.jpg
IMG_20200726_172846_7.jpg
IMG_20200726_181232_9.jpg
IMG_20200726_182726_2.jpg
 

nelsongomes80

Iniciado
Registo
27 Jun 2020
Mensagens
25
Boas Nelson, é uma grande ideia!! Parabéns pela execução!! O fabrico de uma entrada de ar para o capot também era fixe!

Boa continuação

Cumprimentos Ruben C.
Obrigado!
Sim, dá para ser feito.
É preciso ter a peça fora para ser feito o desenho. Com um scanner 3d isso era canja... Senão tem que ser desenhado do zero "à mão".
Também era porreiro desenhar as pegas interiores das portas...
 

RC UMM

UMM
Registo
4 Nov 2010
Mensagens
214
Localização
Estremoz
Boa tarde markilhas! As saídas exteriores de ar da capota de chapa são semelhantes mas tem diferenças. Mas sem dúvida é uma excelente ideia para reproduzir essas peças!
Já agora, em termos de resistência às peças feitas na impressora aguentam torção e resistência ao calor?
Sem dúvida uma grande ideia.

Cumprimentos Ruben C.
 
Última edição:

nelsongomes80

Iniciado
Registo
27 Jun 2020
Mensagens
25
Boa tarde markilhas! As saídas exteriores de ar da capota de chapa são semelhantes mas tem diferenças. Mas sem dúvida é uma excelente ideia para reproduzir essas peças!
Já agora, em termos de resistência às peças feitas na impressora aguentam torção e resistência ao calor?
Sem dúvida uma grande ideia.

Cumprimentos Ruben C.
A que eu imprimi foi em ABS (o material usado na original), aguenta calor e é rija tal como a original.
O PLA é um material mais flexível, mas menos resistente ao calor.
Existem mais materiais que podem ser usados na impressão 3d, uns mais resistentes que outros, até há filamentos com metais/madeira/carbono.
 

RC UMM

UMM
Registo
4 Nov 2010
Mensagens
214
Localização
Estremoz
Muito fixe Nelson!! Assim com boa resistência é uma boa forma de se dar continuidade a peças que vão sendo difíceis de arranjar. Parabéns pela iniciativa!

Cumprimentos Ruben C.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
É isso mesmo, para exterior / aguentar temperatura ABS ou PETG.

A vantagem do ABS vs PETG é os UV, a nível de temperaturas é igual.
A vantagem do PETG vs ABS é ser mais fácil de imprimir, o ABS é necessário uma estufa para certas impressões.

Muito idêntico ao ABS há o ASA, é mais caro um bocado mas eu prefiro e é o que tenho usado.

O PLA basta estar um bocado ao sol que já fica deformado.

Depois há outro filamento chamado NylonX (é caro... 🤣) que é muito top.
 
Top Inferior