• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fumo pelo respiro da tampa das válvulas

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Boas,

Talvez não seja motivo para SOS, mas se alguém souber a razão eu agradeço. Hoje confirmei que um dos Alter II cá de casa está a deitar fumo pelo respiro da tampa das válvulas (aquele tubo que sai da tampa da tampa das válvulas).

O motor trabalha perfeitamente, e na condução não se nota nada, mas faz-me confusão que seja mesmo assim. Alguém me pode explicar o que está a acontecer? Já agora informo que o carro nem sequer deita mais do que uma pinga ou outra de óleo por aí.

Obrigado,

Luis

Registo
21 Set 2009
boas camarada.... sem duvida nenhuma é fuga de compressão.... tens problemas nas valvulas....

UMM= Uma Maquina de Monte...

Registo
8 Jun 2006
Amigo Luis

Isso já foi falado aqui no Forumm, e não será preocupante (será até natural:p) se o tal "fumo" for de pequena monta (leia-se de muito pequena quantidade!).

Gases que se produzem nas câmaras de combustão acabam SEMPRE:disappointed_relieved: por escapar para o cárter e deste para o topo da cabeça (tampa das válvulas) aparecendo nesse tubo da tampa do óleo(n).

Eles escapam-se fundamentalmente pelos segmentos e em menor quantidade (ou menor probabilidade) pelas guias das válvulas. Esta maior probabilidade baseia-se nos factos de os segmentos estarem sujeitos a uma diversidade de funções, como por exemplo: vedação de diverso tipo, limpeza, transmissão de calor do topo do pistão para a camisa etc, tudo isto multiplicado por 12, trabalhando sobre grandes pressões e calor infernal:devilish:, enquanto as 4 guias apenas apoiam as hastes das válvulas:kissing:.

Portanto se o fumo for muito é indicação de que os segmentos ou as camisas "ovalizaram", que existem segmentos partidos/gastos, ou que as guias e/ou vedantes das válvulas têm algum tipo de folga.

Este tipo de avaria nada tem a haver com a estanquidade, que tem de haver, entre as válvulas e as suas respectivas sedes. Problemas nessas zonas específicas fazem com que os gases se escapem para a admissão ou para o escape e afectam notoriamente a "força" do motor e o seu funcionamento regular.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Desde já obrigado aos dois.

João,

O fumo é o suficiente para ser visivel, mas acho que não se pode dizer que é muito. Mas uma vez que o motor "puxa" bem, acha que posso ligar o tubo do respiro ao colector de admissão, como alguns já aqui mencionaram no forumm, e por enquanto esquecer-me disso?

Isto só porque me irrita de vez enquando ver aquele fuminho ali a sair... por outro lado, em todas as outras antiguidades cá da casa (leia-se 127 e humber hawk), o respiro da tampa de válvulas está sempre ligado à admissão.

Obrigado,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Registo
8 Jun 2006
Amigo Luis

Pode certamente.

Se o fumo/vapor fosse muito, apenas num carro a gasolina poderia vir a ter problemas a nível das velas (isolamento das mesmas) e um notável incremento de carvão nos pistons/válvulas/e topo da câmara.

Num motor a gasóleo o problema das velas não tem (porque o sistema é diferente:D) e o carvão será negligenciável(y), se, como diz, o vapor/fumo é pouco.

(um FIAT 127:astonished: ! ! ! GRANDE CARRO:p)

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Obrigado João!

O 127 é um espectáculo... ajuda a matar saudades da infância... agora grande... grande é o Hawk:

. Comprimento: 4,70m
. Largura: 1,80m

Conto os dias para o meter a andar em estrada aberta...

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas Luis

Já agora acho que pode fazer um pequeno teste na vareta do oleo.
Pode ligar o motor tirar a vareta, não deverá sair oleo em lugar da vareta coloque um dedo e veja se sente alguma pressão.
Se este teste tiver errado por favor alguém que corrija e me ensine a mim também.

Abraço
Bruno

Top Inferior