• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fumo pelo respiro da tampa das válvulas

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Boas,

Talvez não seja motivo para SOS, mas se alguém souber a razão eu agradeço. Hoje confirmei que um dos Alter II cá de casa está a deitar fumo pelo respiro da tampa das válvulas (aquele tubo que sai da tampa da tampa das válvulas).

O motor trabalha perfeitamente, e na condução não se nota nada, mas faz-me confusão que seja mesmo assim. Alguém me pode explicar o que está a acontecer? Já agora informo que o carro nem sequer deita mais do que uma pinga ou outra de óleo por aí.

Obrigado,

Luis
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
boas camarada.... sem duvida nenhuma é fuga de compressão.... tens problemas nas valvulas....

UMM= Uma Maquina de Monte...
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Luis

Isso já foi falado aqui no Forumm, e não será preocupante (será até natural:p) se o tal "fumo" for de pequena monta (leia-se de muito pequena quantidade!).

Gases que se produzem nas câmaras de combustão acabam SEMPRE:disappointed_relieved: por escapar para o cárter e deste para o topo da cabeça (tampa das válvulas) aparecendo nesse tubo da tampa do óleo(n).

Eles escapam-se fundamentalmente pelos segmentos e em menor quantidade (ou menor probabilidade) pelas guias das válvulas. Esta maior probabilidade baseia-se nos factos de os segmentos estarem sujeitos a uma diversidade de funções, como por exemplo: vedação de diverso tipo, limpeza, transmissão de calor do topo do pistão para a camisa etc, tudo isto multiplicado por 12, trabalhando sobre grandes pressões e calor infernal:devilish:, enquanto as 4 guias apenas apoiam as hastes das válvulas:kissing:.

Portanto se o fumo for muito é indicação de que os segmentos ou as camisas "ovalizaram", que existem segmentos partidos/gastos, ou que as guias e/ou vedantes das válvulas têm algum tipo de folga.

Este tipo de avaria nada tem a haver com a estanquidade, que tem de haver, entre as válvulas e as suas respectivas sedes. Problemas nessas zonas específicas fazem com que os gases se escapem para a admissão ou para o escape e afectam notoriamente a "força" do motor e o seu funcionamento regular.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Desde já obrigado aos dois.

João,

O fumo é o suficiente para ser visivel, mas acho que não se pode dizer que é muito. Mas uma vez que o motor "puxa" bem, acha que posso ligar o tubo do respiro ao colector de admissão, como alguns já aqui mencionaram no forumm, e por enquanto esquecer-me disso?

Isto só porque me irrita de vez enquando ver aquele fuminho ali a sair... por outro lado, em todas as outras antiguidades cá da casa (leia-se 127 e humber hawk), o respiro da tampa de válvulas está sempre ligado à admissão.

Obrigado,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Luis

Pode certamente.

Se o fumo/vapor fosse muito, apenas num carro a gasolina poderia vir a ter problemas a nível das velas (isolamento das mesmas) e um notável incremento de carvão nos pistons/válvulas/e topo da câmara.

Num motor a gasóleo o problema das velas não tem (porque o sistema é diferente:D) e o carvão será negligenciável(y), se, como diz, o vapor/fumo é pouco.

(um FIAT 127:astonished: ! ! ! GRANDE CARRO:p)

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Obrigado João!

O 127 é um espectáculo... ajuda a matar saudades da infância... agora grande... grande é o Hawk:

. Comprimento: 4,70m
. Largura: 1,80m

Conto os dias para o meter a andar em estrada aberta...

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas Luis

Já agora acho que pode fazer um pequeno teste na vareta do oleo.
Pode ligar o motor tirar a vareta, não deverá sair oleo em lugar da vareta coloque um dedo e veja se sente alguma pressão.
Se este teste tiver errado por favor alguém que corrija e me ensine a mim também.


Abraço
Bruno
 
Top Inferior