Samuka, normalmente a frio faz sempre um pouco de fumo e até pode soluçar um bocado e é quando
soluça que faz o fumo.
Tive uma situação dessa há tempos e o que fiz foi pedir ao mec que adiantasse um bocadinho de nada a BI e ficou impecável. É de salientar tb que tinha um cilindro com uma vela de aquecimento meio gripada por isso tb tinha influência.
Experimenta fazer o aquecimento 2 ou 3x antes de ligares a chave isto é, aqueces a resistència, desligas a chave e voltas a ligar até ao click. Se não fizer tanto fumo é natural que tenhas velas de aquecimento que não estejam a aquecer.
Em último recurso e só depois de diagnosticares que não é agua que entra devido à junta da colaça então é que podes adiantar um cheirinho a BI.
Para veres a água, pôe trabalhar o bicho e deixa aquecer uns 2 minutos, puxa o cabo do acelerador na bomba e vè se a água borbulha e deita fora.
Quando se acelera a água do vaso expansor é puxada e não empurrada para fora.
Analisa tb o óleo do motor a ver se tem sinais de água .
Podem ser várias coisas mas apenas uma ou mais fácil ou mais dificil de consertar.
UMM abraço