• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fuga no tubo da água

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Mensagens
104
Localização
Portugal
Boas companheiros. Tenho uma fuga de agua no tubo pequeno. o tubo tem cerca de 10 a 15 cm. fica ao fundo do motor em cima e sai numa chapa de ferro e tem uma tampa branca a fechar o tubo. gostaria de saber como retiro o tubo para trocar visto que entra para dentro da chapa.


cmpts miguel
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
985
Localização
Portugal
Olá
Penso que o tubo que te referes é o que liga ao radiador da solfagem se assim for tens de retirar a dolfagem para chegares ao tubo.


UMM abraço
Samuel Sousa
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
349
Localização
Portugal
olá miguel
só tens q tirar o tablier
depois a armação da sofagem
entachegas ao radiador da dita q é onde aperta o tubo
e é só desaperta lo
UMM abraço
nuno
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
549
Localização
Portugal
isso é a purga do radiador. se o furo for mesmo perto dessa tampinha de plastico brnaca, basta cortar no sitio do furo, por a braçadeira e a tampinha e já está. Isso já me aconteceu e resolvi isso assim.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
 

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Mensagens
104
Localização
Portugal
Boas. por acaso até é no fim do tubo. tem 1cm de rasgo. Vou cortar
tanks miguel
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.269
Localização
Portugal
Amigo Miguel

Não corte o tubo, substitua por outro de igual tamanho e forma.
Esse tubo serve para sangrar (retirar o ar) do sistema de arrefecimento. Como reparou, a tampa de plástico, fica mais alta que todo o sistema de arrefecimento e de chaufagem e assim terá que ficar!

Não será o seu caso, mas aqui fica para quem não está habituado a "sangrar" esse sistema. Depois de fazer a substituição do tubo (irá perder liquido) pôe-se o motor a trabalhar, deixa-se aquecer um pouco e liga-se a chaufagem, para todo o circuito entrar em função. Então, essa peça de plástico que não é mais do que uma torneira, abre-se (rodando) e deixa-se sair o ar existente. Enquanto se vai enchendo sempre o vaso expansor, fica-se atento até sair apenas água dessa torneira. Quando isso sucede, fecha-se bem a torneira, o procedimento está terminado.

Como está visto a existência desse tubo prende-se com a necessidade de ter a certeza de que todo o sistema está "em carga" com água e que não tem ar.

Já agora... Se tiverem que abrir com rapidez o vaso expansor (ou qualquer radiador directo) que esteja muito quente e sobre pressão, antes peguem numa mangueira (balde, garrafa etc. etc.) com água fria e molhem abundantemente o topo exterior do radiador/vaso expansor. Podem de seguida abrir a tampa com um pano sem perigo de queimaduras (graves/muito graves), motivadas pelo vapor.

A água fria fez condensar o vapor!

UMM abraço

João
 
Top Inferior