Amigo Miguel
Não corte o tubo, substitua por outro de igual tamanho e forma.
Esse tubo serve para sangrar (retirar o ar) do sistema de arrefecimento. Como reparou, a tampa de plástico, fica mais alta que todo o sistema de arrefecimento e de chaufagem e assim terá que ficar!
Não será o seu caso, mas aqui fica para quem não está habituado a "sangrar" esse sistema. Depois de fazer a substituição do tubo (irá perder liquido) pôe-se o motor a trabalhar, deixa-se aquecer um pouco e liga-se a chaufagem, para todo o circuito entrar em função. Então, essa peça de plástico que não é mais do que uma torneira, abre-se (rodando) e deixa-se sair o ar existente. Enquanto se vai enchendo sempre o vaso expansor, fica-se atento até sair apenas água dessa torneira. Quando isso sucede, fecha-se bem a torneira, o procedimento está terminado.
Como está visto a existência desse tubo prende-se com a necessidade de ter a certeza de que todo o sistema está "em carga" com água e que não tem ar.
Já agora... Se tiverem que abrir com rapidez o vaso expansor (ou qualquer radiador directo) que esteja muito quente e sobre pressão, antes peguem numa mangueira (balde, garrafa etc. etc.) com água fria e molhem abundantemente o topo exterior do radiador/vaso expansor. Podem de seguida abrir a tampa com um pano sem perigo de queimaduras (graves/muito graves), motivadas pelo vapor.
A água fria fez condensar o vapor!
UMM abraço
João