Finalmente hoje pude reparar o Verdocas!
Vou tentar descrever a reparação:
DESMONTAGEM:
-Marcar a posição do veio e do tirante de comando do acelerador, e em seguida despertá-lo.(chave 10mm)
-Retirar a porca e a anilha, e em seguida retirar o tirante, a mola de recuperação e o anel metálico.
-Desapertar o suporte dos cabos,(chave 10mm), retirar os dois parafusos com anilha de mola e separar o suporte.
-Colocar um recipiente por baixo da BI para reter o gasóleo extravazante.
-Desapertar os dois parafusos que apertam a tampa superior da BI.(chave 10mm, se tiver selado com arame , retirá-lo)
-"Descolar" a tampa com uma pequena pancada e depois empurrar o veio do tirante de comando do acelerador e tirar a tampa com cuidado.
-Retirar o veio do tirante de comando do acelerador, separando-o cuidadosamente da mola.
-Substituir os 2 o-rings (medida P7).
MONTAGEM:
-Básicamente executar as acções descritas em ordem inversa.
-Ter em atenção o encaixe perfeito da tampa de modo que o comando de corte manual do combustivel fique bem colocado.
TRUQUE:
-Para introduzir o veio do tirante de comando do acelerador na tampa com facilidade e sem o separar da mola, encaixar na parte superior deste um pequeno bocado de mangueira bem justa.Em seguida enfiar esta pela abertura da tampa e puxar a mangueira para cima até o veio ficar encaixado correctamente na tampa da BI.
Rodar o veio de modo a este permitir que o tirante de comando do acelerador fique na posição que tinha antes da desmontagem, para que o ralenti fique correcto ou necessite apenas de um pequeno ajuste.
-Assegurar-se de que a mola de recuperação do acelerador fica bem encostada á parte superior do tirante de modo a não reduzir o curso deste, o que limitaria o débito máximo de gasóleo.
cUMMprimentos,
Rui A A Martins - Clube UMM Sócio nº161