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Fuga de fluido na roda de traz

Registo
15 Fev 2009
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Certo dia coloquei o carro nas mãos de um amigo que me fez o favor de transportar uns materiais.

Quando me entregou o carro disse-me que o UMM "até andou de lado". E claro que esbocei um largo sorriso, pela satisfação com que ele executou as voltinhas que lhe pedi.

Passado um par de dias chego a casa e reparo que tenho uma jante traseira raiada de oleo.

Em conversa com o tal colega que por acaso até é mecanico (e tem a bondade de me acolher quando quero fazer alguma operação mais complexa na sua oficina onde vou fazendo as coisas devidamente supervisionado) comentou que a certa altura urinou para a referida roda, que esse lubrificante estava a fazer uma fumarada diabolica nos tambores...

Tendo em conta que por uma azelhice virei o copo do oleo dos travões(falta-lhe aquele feio na base que o fixa ao suporte),fiquei sem saber se era fluido dos travões ou valvolina.

Não voltei a ver mais oleo na jante, mas se saiu... também entra...

Portanto toca a tirar o semieixo fora e verificar tudo:

depois de tirar o tambor, é só retirar as 6 porcas rodando o eixo




rodar o disco interior que segura o semieixo

BTW: se alguém tiver uma destas bolachas que cobrem o orificio de extracção das porcas do tambor que dispense eu agradeço já que o meu não tem.



Chegado aqui não estava muito claro como é que ia sair o semieixo, portanto uma ligadela rápida a um dos experts do forumm(Obrigado Pedro Santos - Espanhol5) a tirar duvidas...
depois com um bocadinho de carinho acertar um par de pancadas com um maço de madeira de modo a extrair o eixo



e voilá ei-lo!





Agora ao diferencial:

retirar as porcas



EISH... e que tal esvaziar o diferencial *antes* de tirar a tampa...



aqui está o miolo à vista





Andei a estudar a operação no forumm, e até nos manuais DANA http://www2.dana.com/pdf/5313-3.pdf http://www2.dana.com/pdf/5323.pdf de tal modo que tirei algumas conclusões que quero partilhar convosco e agradeço os comentários, correcções e dicas.

Para trocar o retentor no extremo do semieixo junto ao tambor é necessário extrair a anilha e o rolamento, colocar retentor novo, e anilha nova, recomendado rolamento novo também.

Para trocar o retentor do semieixo no diferencial julgo que é necessário remover as capas dos rolamentos de ambos os semieixos de modo a libertar o miolo do diferencial (remover aqueles dois parafusos de cada lado) e depois será simples trocar o retentor, já agora os dois. Será possivel remover o retentor sem retirar o miolo fora? Aproveitar para verificar os rolamentos.

Alguém tem a referencia daquela junta da tampa do diferencial?

Agradeço as vossas recomendações, comentários, erros detectados, etc...

cumps,

JC
 
Registo
15 Fev 2009
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e para trocar o retentor do lado do diferencial, tenho de sacar o miolo fora? Ou basta remover a capa dos rolamentos?

cumps,

JC
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Suponho que ao que chamas a capa seja a pista do rolamento. Basta sacar isso para teres acesso ao retentor.

Se o retentor do semi-eixo tiver a parte da borracha boa, podes cortar um bocadinho à mola e aproveitar o mesmo.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

bossinho

UMMzito
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10 Set 2010
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Agradeço toda a reportagem aqui demonstrada , pois pessoalmente axo muito benefico para todos os UMMistas que nao têm grandes sabedorias na mecanica , tal como eu , hehehehehhe!

Joao Carneiro , já tens os rolamentos rolamentos e os retentores para essa tua operaçao ?
Se necessitares posso-te dar preços para rolamentos marca TIMKEN , basta para isso que me facultes as referencias que estao gravadas nos rolamentos , ou entao as medidas .

Um abraço ,
Paulo Jorge






Eu estou em vias de extinsao....
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Olá João, só alertar-te para duas coisas!

Uma, é avisar-te para caso optes por seguir a dica do Aldeia, não cortares mais do que 3 ou 4 mm ao comprimento da mola do retentor!... e mesmo para cortares a mola do retentor tens que procurar a zona onde ela fica unida, depois tens que desaperta-la, corta-la e voltar a uni-la.(Atenção) que a mola tem uma extremidade mais fina que não pode ser cortada, caso contrário estragas a mola (“Do retentor”)! :D:D

A outra coisa é que se quiseres colocar retentores novos, só o poderás fazer se comprares um kit onde vem aquela anilha de aço enorme, o retentor e o rolamento, atenção que fazer a substituição do rolamento não é pêra doce, e tem que ser feito sem recurso ao uso de calor!
Espero que tenhas percebido o que tentei explicar!
Cumprimentos.
 
Registo
15 Fev 2009
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Boas, creio que interpretaste mal o que o MarioMachado disse, ele referiu que não se deve usar calor.

De qualquer modo tenho lido muitos comentários de outros ummistas que usam calor para inserir a dita anilha, e também me foi recomendado por algumas pessoas que fazem essas operações com frequencia.

O que achas dessa pratica *******? por um lado vai destemperar a anilha, por outro vai provocar aquecimento exagerado da pista onde a mesma se aloja. Tenho algum medo que enfraqueça a região ou pista, como lhe queiram chamar.

Por outro lado não disponho de prensa, portanto está aqui um dilema que gostaria de colocar à vossa apreciação.

ou faço em casa com calor, ou terei de mandar à prensa...

cumps,

JC
 

bossinho

UMMzito
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10 Set 2010
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Caros foristas ,

Uma das possiveis montagens de rolamentos é aqueçe-los , eu explico :

No caso de montagens ou desmontagens de rolamntos atraves de aquecimento deve dizer o seguinte :
Aquecer os rolamentos entre 80ºC e 90ºC , existem varias formas de os aquecer , o mais usado em casos de pessoal nao ter grandes condiçoes , é coloca-los num recepiente com oleo e dexa-los aquecer até chegar á temperatura indicada , será necessario ter um termometro para controlar a temperatura , após alguns minutos retirar o rolamento ( com uma luvas para temperaturas elevadas ) e colocar o rolamento no sitio onde ele ira trabalhar .
O aço com a temperatura dilata e entra folgado , os rolamentos totalmente em aço podem suportar até 120ºC por breves instantes .
O outro metodo é com um aquecedor especifico ( electrico ) para esse fim .

Existem varios metodos , este é um deles , mas aconselhado apenas a pessoas que o saibam fazer , porque se se descuidam destemperam mesmo o rolamento .

M/cumpts.,
Paulo Jorge








Eu estou em vias de extinsao....
 

bossinho

UMMzito
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10 Set 2010
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Mario , nao posso falar daquilo que nao sei , ou seja , nunca retirei nenhuma anilha de prisao , de facto voçes saberao do que falam , eu apenas falei de uma das possiveis montagem de rolamentos , nao sei de que tipo aço é essa anilha de prisao tao pouco .
Destemperar é bem mais facil que temperar , depois é como tu dizes , o portugues normalmente é bom de maçarico .

Um abraço ,
Paulo Jorge






Eu estou em vias de extinsao....
 

José Baleiras

UMMzito
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26 Jul 2010
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Amigo João Carneiro,
na apresentação do meu UMM com o nick Baleiras que é o meu filho mais velho, está lá essa operação documentada.


José Baleiras
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!

"BTW: se alguém tiver uma destas bolachas que cobrem o orificio de extracção das porcas do tambor que dispense eu agradeço já que o meu não tem." Uma tampa de uma garrafa de 1,5Lt plastica pintadinha de preto... fica um mimo!! Encaixa na perfeição!

Abraço. Boa sorte.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Realmente a tampa de uma garrafa cai lá que nem "jinja", mas se preferirem algo igual ao que é usado de origem, procuram numa casa de peças auto e compram uma rela com o mesmo diâmetro! à quantidade de relas que há no mercado, de certesa que uma serve para lá!

Normalmente as relas são usadas nos blocos dos motores, mas servem na perfeição para tapar esse orifício, não só fica melhor do que uma tampa de plástico como também fica um trabalho mais perfeito!;)
 
Registo
15 Fev 2009
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Será então uma rela!, mas creio que pela disponibilidade uma rolhita vai lá cair primeiro e na passagem por uma dessas casas...


abraço,

JC
 
Registo
15 Fev 2009
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Depois de uma inspecção cuidada pude descobrir que um dos dentes da engrenagem que acopla o semieixo direito está parcialmente danificado, na zona do heel(calcanhar? -> ver manual DANA). Alguém faz ideia se é possivel adquirir essa peça em separado ou terei de procurar algum diferencial marado para sacar a dita cuja?



Não se vê bem, mas está lá...

Isto aconteceu porque certo dia fiz uns estradões com um pouco de lama com várias passagens de redutoras a normal e esqueci-me de engrenar os cubos...
 
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