joaocarneiro
UMM
Certo dia coloquei o carro nas mãos de um amigo que me fez o favor de transportar uns materiais.
Quando me entregou o carro disse-me que o UMM "até andou de lado". E claro que esbocei um largo sorriso, pela satisfação com que ele executou as voltinhas que lhe pedi.
Passado um par de dias chego a casa e reparo que tenho uma jante traseira raiada de oleo.
Em conversa com o tal colega que por acaso até é mecanico (e tem a bondade de me acolher quando quero fazer alguma operação mais complexa na sua oficina onde vou fazendo as coisas devidamente supervisionado) comentou que a certa altura urinou para a referida roda, que esse lubrificante estava a fazer uma fumarada diabolica nos tambores...
Tendo em conta que por uma azelhice virei o copo do oleo dos travões(falta-lhe aquele feio na base que o fixa ao suporte),fiquei sem saber se era fluido dos travões ou valvolina.
Não voltei a ver mais oleo na jante, mas se saiu... também entra...
Portanto toca a tirar o semieixo fora e verificar tudo:
depois de tirar o tambor, é só retirar as 6 porcas rodando o eixo
rodar o disco interior que segura o semieixo
BTW: se alguém tiver uma destas bolachas que cobrem o orificio de extracção das porcas do tambor que dispense eu agradeço já que o meu não tem.
Chegado aqui não estava muito claro como é que ia sair o semieixo, portanto uma ligadela rápida a um dos experts do forumm(Obrigado Pedro Santos - Espanhol5) a tirar duvidas...
depois com um bocadinho de carinho acertar um par de pancadas com um maço de madeira de modo a extrair o eixo
e voilá ei-lo!
Agora ao diferencial:
retirar as porcas
EISH... e que tal esvaziar o diferencial *antes* de tirar a tampa...
aqui está o miolo à vista
Andei a estudar a operação no forumm, e até nos manuais DANA http://www2.dana.com/pdf/5313-3.pdf http://www2.dana.com/pdf/5323.pdf de tal modo que tirei algumas conclusões que quero partilhar convosco e agradeço os comentários, correcções e dicas.
Para trocar o retentor no extremo do semieixo junto ao tambor é necessário extrair a anilha e o rolamento, colocar retentor novo, e anilha nova, recomendado rolamento novo também.
Para trocar o retentor do semieixo no diferencial julgo que é necessário remover as capas dos rolamentos de ambos os semieixos de modo a libertar o miolo do diferencial (remover aqueles dois parafusos de cada lado) e depois será simples trocar o retentor, já agora os dois. Será possivel remover o retentor sem retirar o miolo fora? Aproveitar para verificar os rolamentos.
Alguém tem a referencia daquela junta da tampa do diferencial?
Agradeço as vossas recomendações, comentários, erros detectados, etc...
cumps,
JC
Quando me entregou o carro disse-me que o UMM "até andou de lado". E claro que esbocei um largo sorriso, pela satisfação com que ele executou as voltinhas que lhe pedi.
Passado um par de dias chego a casa e reparo que tenho uma jante traseira raiada de oleo.
Em conversa com o tal colega que por acaso até é mecanico (e tem a bondade de me acolher quando quero fazer alguma operação mais complexa na sua oficina onde vou fazendo as coisas devidamente supervisionado) comentou que a certa altura urinou para a referida roda, que esse lubrificante estava a fazer uma fumarada diabolica nos tambores...
Tendo em conta que por uma azelhice virei o copo do oleo dos travões(falta-lhe aquele feio na base que o fixa ao suporte),fiquei sem saber se era fluido dos travões ou valvolina.
Não voltei a ver mais oleo na jante, mas se saiu... também entra...
Portanto toca a tirar o semieixo fora e verificar tudo:
depois de tirar o tambor, é só retirar as 6 porcas rodando o eixo
rodar o disco interior que segura o semieixo
BTW: se alguém tiver uma destas bolachas que cobrem o orificio de extracção das porcas do tambor que dispense eu agradeço já que o meu não tem.
Chegado aqui não estava muito claro como é que ia sair o semieixo, portanto uma ligadela rápida a um dos experts do forumm(Obrigado Pedro Santos - Espanhol5) a tirar duvidas...
depois com um bocadinho de carinho acertar um par de pancadas com um maço de madeira de modo a extrair o eixo
e voilá ei-lo!
Agora ao diferencial:
retirar as porcas
EISH... e que tal esvaziar o diferencial *antes* de tirar a tampa...
aqui está o miolo à vista
Andei a estudar a operação no forumm, e até nos manuais DANA http://www2.dana.com/pdf/5313-3.pdf http://www2.dana.com/pdf/5323.pdf de tal modo que tirei algumas conclusões que quero partilhar convosco e agradeço os comentários, correcções e dicas.
Para trocar o retentor no extremo do semieixo junto ao tambor é necessário extrair a anilha e o rolamento, colocar retentor novo, e anilha nova, recomendado rolamento novo também.
Para trocar o retentor do semieixo no diferencial julgo que é necessário remover as capas dos rolamentos de ambos os semieixos de modo a libertar o miolo do diferencial (remover aqueles dois parafusos de cada lado) e depois será simples trocar o retentor, já agora os dois. Será possivel remover o retentor sem retirar o miolo fora? Aproveitar para verificar os rolamentos.
Alguém tem a referencia daquela junta da tampa do diferencial?
Agradeço as vossas recomendações, comentários, erros detectados, etc...
cumps,
JC